Rádio Os Informantes

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Política

Dilma é honrada e não está envolvida em corrupção, diz FHC
Em entrevista à revista alemã de economia Capital, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras.
"Não, não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia", afirma FHC em entrevista publicada – em alemão – na edição deste sábado (01/08) da revista. "Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT."
FHC atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras. "Os escândalos começaram no governo dele", argumenta. "Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão."

© Fornecido por Deutsche Welle
Questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: "Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele".
O ex-presidente, uma das principais lideranças do PSDB, afirma que era impossível que Lula não soubesse do mensalão. "Para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante", comenta.
Mas FHC afirma que seria ir longe demais colocar Lula na cadeia: "Isso dividiria o país. Lula é um líder popular. Não se deve quebrar esse símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país."
Em outro ponto da entrevista, FHC elogia Lula. "Ele certamente tem muitos méritos e uma história pessoal emocionante. Um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente da sétima maior economia do mundo."
Mais adiante, FHC afirma que Lula era como um Cristo. "Eles fizeram dele um deus, mas ele apenas levou adiante a minha política."
FHC diz ainda que há um lado bom na atual crise. "Os cidadãos veem: as instituições funcionam – Ministério Público, Polícia Federal, toda essa Operação Lava Jato."
Fonte: 

IFCE EM GREVE

Manifestação - IFCE em Greve Crateús 


Os servidores e estudantes do Campus Crateús do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), em greve e em adesão às mobilizações nacionais pela melhoria da educação pública, realizaram manifestação de rua, na quarta-feira, 29/7, às 16h, na Praça Gentil Cardoso em Crateús.

Veja o vídeo a  baixo: 



Vídeo de Gabriela Catunda




Imagem cedida pelo Os Informantes



Imagem cedida pelo Sindsifce



Imagem cedida pelo Os Informantes

IFCE EM GREVE

Greve: Servidores e estudantes em greve no IFCE realizaram primeiro ato público em Crateús

Servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE - campus de Crateús) em greve compareceram, na última quarta-feira, 29/7, ao primeiro ato público da categoria na cidade em prol de melhorias na educação pública. Portando faixas e cartazes, os grevistas realizaram uma série de ações focadas no esclarecimento sobre os motivos do movimento, dentre elas a distribuição de panfletos explicativos para a população local.  
 
O evento contou ainda com performances artísticas e apoio de entidades, como o Sindicado dos Professores do Município e o Levante Popular da Juventude, bem como de servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que estão em greve por melhoria das condições de trabalho. A atividade teve ampla cobertura da imprensa local e foi oportuna também para convocar a população ao grande ato público unificado que será realizado na próxima quinta-feira, 6/8, na Praça Gentil Cardoso (Praça dos Pirulitos), em Crateús.
 
Clique aqui e confira a nota distribuída pelos grevistas durante a atividade.
 
Comando de Greve Geral
 
A instalação de comandos locais de servidores nas unidades do IFCE, como acontece na reitoria, tem sido fundamental para o fortalecimento da greve iniciada em 23/7. A próxima reunião ampliada do Comando de Greve acontece sexta-feira, 31/7, às 14h, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno). Participe.
Última atualização: 30/07/2015 às 18:41:39

Fonte: S
indsifce

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Greve do IFCE.

Greve: confira os principais pontos da última rodada de negociação entre governo e entidades de classe


A greve nacional em defesa da educação pública está em curso e, em pauta, está a batalha dos trabalhadores e estudantes contra o projeto político e o pacote de ajustes que vem sendo implementado pelo governo federal. Na última semana, ocorreu a segunda rodada de negociação entre entidades de classe e representantes de secretarias ministeriais. Pontos relativos à carreira de docentes e técnico-administrativos estiveram em debate em duas reuniões específicas. 
Imagem da Internet.
Em síntese, o governo federal, que esteve representado por secretários do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), não firmou novos compromissos, além dos já assumidos anteriormente quanto à pauta docente. Já no que se refere aos técnico-administrativos, alguns pontos já contam com posicionamento favorável, ainda que necessitem de concretude. 
Por isso, segue a necessidade de mobilização dos servidores para pressionar e arrancar vitórias do processo de greve. Confira aqui os principais pontos debatidos.
Docentes
A reunião para tratar da pauta específica dos docentes foi realizada no dia 22/7, e contou com a participação dos comandos de greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES). 
Governo Federal 
Reapresentou proposta de reajuste salarial parcelado em quatro anos com pequenas adições a alguns benefícios e condicionou o debate dos pontos específicos às pautas que implicassem em nenhum ou pouco impacto financeiro.
Comando de Greve 
Rejeitou a proposta e segue reivindicando o debate dos pontos específicos da carreira. Além disso, pressionam para que uma nova reunião seja marcada. 
Técnico-administrativos
A reunião para tratar da pauta específica dos técnico-administrativos foi realizada no dia 23/7, e contou com a participação dos comandos de greve do SINASEFE e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA).
Governo Federal 
Embora não tenha apresentado saídas concretas, posicionou-se favoravelmente a algumas reivindicações da pauta. Os principais pontos apresentados foram os seguintes:
- Sobre os cadastros do Plano de Capacitação dos TAE, o Ministério está aguardando uma posição da Capes;
- Seis mil vagas para qualificação serão ofertadas pelo Pronatec aos servidores públicos;
- O MPOG rejeita os cortes de ponto por motivo de greve e irá avaliar em quais Instituições está ocorrendo esta modalidade de perseguição aos servidores;
- Sobre a flexibilização da jornada de trabalho dos TAE em 30 horas semanais, o MPOG sugeriu elaborar texto equivalente ao da Portaria nº 260/2014 do Ministério da Saúde, em uma comissão formada pelo governo e entidades classistas;
- Sobre a democratização nas Instituições, o governo é favorável que os técnico-administrativos, com nível superior, possam concorrer aos cargos de direção das unidades;
- Aproveitamento de disciplinas cursadas em graduação, especialização, mestrado e doutorado para pleitear progressão por capacitação;
- Elaboração de um projeto de lei que permitirá aos TAE a possibilidade de recebimento de bolsa de pós-graduação.
Para conferir os relatórios completos das duas reuniões, acesso o site do SINASEFE (www.sinasefe.org.br) ou o site do SINDSIFCE (www.sindsifce.com.br
Relatório completo das reuniões:
Faça o download do panfleto contendo essas informações e ajude a divulgá-las na sua unidade.
Última atualização: 27/07/2015 às 12:57:39

Fonte: S
indsifce

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Brasil

A presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria na tarde desta sexta-feira (24) a Irati (PR) em razão das chuvas que atingem a região, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Dilma participaria da 14ª Jornada da Agroecologia.
O compromisso na cidade do interior do Paraná não costava da agenda oficial divulgada pelo Palácio para esta sexta. Porém, nesta quinta (23), a assessoria da Presidência informou, inicialmente, que a presidente iria e, depois, que a agenda poderia não se confirmar em razão do mau tempo em Irati.

Nesta sexta pela manhã, a assessoria de Dilma informou, então, que ela embarcaria às 13h para Irati e participaria do evento, previsto inicialmente para as 15h. Por volta das 13h15, a Secretaria de Imprensa confirmou o cancelamento da viagem em razão das chuvas na região.

Até a última atualização desta reportagem, não havia previsão de compromissos oficiais de Dilma para a tarde desta sexta. A presidente passou parte da manhã no Palácio da Alvorada, residência oficial. Às 10h30, ela se dirigiu ao Palácio do Planalto, onde permaneceu por cerca de uma hora. Dlma, então, retornou ao Alvorada.

Tecnologia.

Com nova atualização, WhatsApp fica mais parecido com e-mail
SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (22), o WhastApp liberou a nova atualização do aplicativo de mensagens instantâneas. A versão 2.12.194, por enquanto, está disponível, através do site do aplicativo, somente para os usuários do Android.
© Divulgação InfoMoney
Na nova versão do aplicativo é possível:
1- Silenciar contatos
Antes, o aplicativo tinha a função de silenciar as notificações geradas pelos envios de um grupo. Com a atualização, passou a permitir silenciar usuários determinados.
2- Marcar mensagens como “não lidas”
Essa nova função deixou o WhatsApp com cara de e-mail: além de poder arquivar, apagar ou enviar as conversas, agora é possível também marcá-las como não lidas. A grande vantagem é que isso pode ajudar os usuários a lembrarem de responder mais tarde.
3- Notificação personalizada
Agora, também é possível personalizar as notificações de acordo com o contato. O usuário consegue configurar o toque, vibração e banner para cada contato.  
4- Economizar o pacote de dados em ligações
O aplicativo agora conta com um recurso que permite reduzir o gasto com internet em ligações feitas pelo WhatsApp. Basta ir em Configurações>Conversas e chamadas e selecionar a opção “Baixo uso de dados”.
Fonte: InfoMoney

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mundo ( Grécia ).

Grécia começa a semana com bancos abertos e imposto 10% mais alto

Os bancos da Grécia reabriram na manhã desta segunda-feira (20) depois de três semanas de portas fechadas para evitar saques massivos. Os gregos também começarão a semana enfrentando uma alta do imposto sobre o consumo, que salta de 13% para 23% em alguns setores.
<p>A reabertura dos bancos não altera as restrições e o controle de capital em vigor há três semanas.</p>
© Fornecido por RFI
O aumento de 10% na tributação incide sobre os alimentos não perecíveis e sobre os restaurantes, além de táxis e produtos industriais como preservativos, e serviços, como os de funerárias. O setor de hotelaria, vital para a economia do país, segue intocado em sua taxa de 13%. Por outro lado, medicamentos, livros e espetáculos tem o imposto reduzido a 6%. Com estas modificações, o governo grego espera arrecadar € 795 milhões a mais neste ano e € 2,4 bilhões em 2016.
A reabertura dos bancos não altera as restrições e o controle de capital em vigor há três semanas. Um limite máximo de saque de € 60 por dia e a restrição de pagamentos no exterior seguem em vigor, mas agora com alguma flexibilidade.
Os gregos poderão recomeçar a utilizar seus cartões de crédito para as compras no exterior. Além disso, algumas exceções foram criadas em relação ao controle de capitais: será possível, por exemplo, fazer transferências de até € 5 mil por trimestre para jovens gregos que estudam no exterior. Já pessoas que realizam tratamento médico no exterior poderão levar € 2 mil para fora do país.
Semana decisiva para Tsipras
Para o resto, o controle continua. Os gregos não podem transferir dinheiro ao exterior, sacar grandes quantias nem abrir novas contas no seu país. As medidas devem impedir o enfraquecimento dos bancos gregos, mas também estrangulam a economia: o controle de capitais já custou cerca de € 3 bilhões à Grécia.
Louka Katseli, presidente da União dos Bancos Gregos, pediu que os clientes mantenham a calma e que depositem suas economias para sustentar a solidez do sistema. Ela lembrou ainda que cerca de € 40 bilhões haviam sido sacados dos bancos gregos desde dezembro, degradando consideravelmente a saúde financeira do país.
A semana também será decisiva no plano político, principalmente para o primeiro-ministro Alexis Tsipras. O acordo fechado com Bruxelas exige que sejam votadas até quarta-feira reformas do judiciário e da legislação bancária. Segundo o jornal Avgi, que apoia o partido Syriza, Tsipras quer transformar a votação em uma moção simbólica de confiança em seu governo. O diário também diz que o chanceler pretende renunciar caso as defecções aumentem dentro do partido.
Fonte: 

Politíca

Contas de 16 offshores indicadas por operador do PMDB receberam US$ 14 mi, entre 2006 e 2007
Investigadores da Polícia Federal têm como um dos pontos de partidas para tentar comprovar o recebimento de US$ 5 milhões pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um total de 35 operações financeiras feitas pelo lobista e delator da Operação Lava Jato Julio Gerin Camargo com o operador de propinas do PMDB Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, entre 2006 e 2007, que totalizaram US$ 14 milhões.
Imagem da Internet
A tabela foi montada com base nas informações e documentos fornecidos desde o ano passado por Julio Camargo, dentro de suas delações premiadas. Ela mostra as contas de 16 empresas offshores que eram indicadas por Fernando Baiano para receber a parte da propina dos US$
40 milhões por dois contratos da Petrobrás para fornecimento de navios-sonda para exploração de petróleo, assinados durante a gestão do ex-diretor de Internacional Nestor Cerveró.
“Por volta de julho de 2006 os denunciados Fernando Soares (Fernando
Baiano) e Nestor Cerveró, este diretor da área Internacional da Petrobrás na época, em conluio e com unidade de desígnios, cientes da ilicitude de suas condutas, em razão da função exercida por este último, solicitaram, aceitaram promessa e receberam, para si e para outrem, direta e indiretamente, vantagem indevida”, registra a denúncia dos nove procuradores da força-tarefa da Lava Jato, em denúncia formal de março, que embasou a abertura da ação penal.
Foram US$ 15 milhões pela contratação do navio-sonda Petrobrás 10000, para perfuração de águas profundas na África. E outros US$ 25 milhões, em 2007, por um segundo contrato para a construção do navio-sonda Vitória 1000, para exploração de petróleo em alto mar no Golfo do México.
Os dois contratos foram assinados com o estaleiro coreano Samsung Heavey Industries Co, pelos valores de US$ 586 milhões e US$ 616 milhões, tendo como lobista Julio Gerin Camargo, que confessou ter pago a propina de US$ 40 milhões, via contas secretas de Fernando Baiano no exterior e também usando a lavanderia de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, para disponibilizar valores em moeda no Brasil.
Na quinta-feira, Julio Camargo revelou pela primeira vez nos autos da Lava Jato que em 2011 uma parcela final de US$ 10 milhões deixou de ser paga pela Samsung, gerando uma cobrança inicialmente feita por Fernando Baiano, em nome de Cunha, e depois pessoalmente pelo presidente da Câmara, em encontro que teria ocorrido em um prédio comercial do Rio.
Segundo Julio Camargo, Cunha exigiu o pagamento imediato do valor atrasado e disse que do montante ele era “merecedor” de US$ 5 milhões.
Tanto o registro das reuniões, em que participaram Cerveró, representantes da Samsung e os lobistas Julio Camargo e Fernando Baiano, como os contratos e registros de pagamentos do estaleiro coreano por esses contratos estão anexados ao processo como prova da propina.
“Conforme expressamente consta do ‘Comission Agreement’, os valores deveriam ser pagos pela Samsung na conta da offshore Piemont Investment Corp no Banco Winterbothan, no Uruguai. De fato, pelos extratos bancários desta conta verifica-se a transferência do crédito referente aos dois primeiros pagamentos”, sustenta a força-tarefa da Lava Jato.
São duas transferências de US$ 6,2 milhões e US$ 7,5 milhões, efetuados em 8 de setembro de 2006 e 31 de março de 2007. “Exatamente nas datas previstas no contrato de intermediação entre as empresas Samsung e Piemont.” O MPF registra que uma última parcela prevista de US$ 6 milhões deixou de ser paga pela Samsung à Piemonte, virando objeto de disputa.
Foi após essa suspensão de pagamentos da empresa coreada que Julio Camargo diz ter suspendido os pagamentos de propina para Fernando Baiano, que relatou estar sendo pressionado por Cunha a receber.
Na ação penal que corre em Curitiba, sob a guarda do juiz federal Sérgio Moro, Cunha não é alvo. Nesse processo, em fase final, o Ministério Público Federal sustenta que “as vantagens indevidas (propinas), no valor total de US$ 40 milhões foram estabelecidas após negociações entre os denunciados, de modo que ao mesmo tempo em que tais vantagens indevidas foram oferecidas e prometidas (e pagas) por Julio Camargo, por meio de Fernando Baiano, foram solicitadas e recebidas por Nestor Cerveró”.
Os agentes públicos, como Cerveró e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, eram um braços do esquema de cartel e corrupção na estatal, acreditam os investigadores da Lava Jato.
Mantidos nos cargos por partidos e políticos para promoverem as fraudes em contratos e desvios na estatal, em conluio com empreiteiras, é através deles que as apurações têm chegado aos beneficiários finais da propina.
Para investigadores da Polícia Federal, em Brasília, da mesma forma que o caminho do dinheiro indicado por Julio Camargo na Suíça para pagar Cerveró, por meio de Fernando Baiano, poderá leva-los até o dinheiro pago ao presidente da Câmara por meio do lobista do PMDB.
Cerveró e Fernando Baiano estão presos desde o início do ano, em Curitiba – sede das investigações da Lava Jato que não envolve políticos com foro especial.
Cunha é investigado em uma por envolvimento no esquema da Petrobrás em inquérito em fase inicial. Seu nome foi citado também por outros delatores, como o doleiro Alberto Youssef que teria operacionalizado outra parte da propina entregue ao presidente da Câmara.
A tabela com 35 operações financeiras em nome de 16 offshores que teriam sido indicadas por Fernando Baiano para Julio Camargo registra pagamentos feitos entre 2006 e 2007, anos em que foram firmados os contratos. Para a Lava Jato, a cobrança feita em 2011 indica que desde o início do esquema fechado por Cerveró e Fernando Baiano com a Samsug, o presidente tinha valores a receber do esquema.
Os procuradores registraram ao denunciar Cerveró, Fernando Baiano, Julio Camargo e o doleiro Alberto Youssef – que também confessou ter participado da lavagem dessa propina – que “no âmbito da Petrobrás, o pagamento de propina em contratos de grande valor, como é o caso destes autos (sobre os 2 navios-sonda), era endêmico nas diretorias de Abastecimento, Serviços e Internacional”.
COM A PALAVRA, AS DEFESAS
Todos os envolvidos no suposto pagamento de propina por contratos de navios-sonda da Petrobrás negam relação com o caso e contestam a versão dos fatos dada pelo lobista Julio Camargo, um dos delatores da Operação Lava Jato.
Desde a divulgação do depoimento de Camargo no qual atribuiu ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a cobrança de US$ 5 milhões em propina, o deputado nega envolvimento com o esquema de corrupção na Petrobrás e alega ser vítima de perseguição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e de integrantes do governo federal.
Nélio Machado, advogado de defesa de Fernando Baiano, sustenta que o cliente desconhece os fatos relatados por Camargo e nega ter contas no exterior. Defensor de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro nega que o cliente tenha recebido propina pelos contratos dos navios-sonda.
Fonte: 

domingo, 19 de julho de 2015

Meio Ambiente

Cientistas dizem que Terra poderá viver ‘mini Era Glacial’ na década de 2030
LLANDUDNO, País de Gales — O planeta Terra pode entrar em uma pequena Era Glacial a partir de 2030, segundo cientistas do Reino Unido. Atualmente, os astrônomos conseguem prever os ciclos do Sol com uma precisão muito maior do que era possível algumas décadas atrás. E agora um novo modelo de previsão da atividade solar, apresentado pela professora Valentina Zharkova na semana passada durante o Encontro Nacional da Real Sociedade de Astronomia em Llandudno, no País de Gales, indica uma forte queda nesta atividade nos anos 2030, provocando um moderado resfriamento da Terra.
Imagem da Internet
As condições previstas pelo novo modelo não são experimentadas pela Terra desde a última “mini Era Glacial”, registrada entre 1645 e 1715 e que ganhou o apelido de de Mínimo de Maunder, um período em que as temperaturas ficaram abaixo da média em toda a Europa. Em 1843, os cientistas descobriram que a atividade do Sol varia ao longo em ciclos de 10 a 12 anos entre seus picos de atividade mínima e máxima. As flutuações no total de radiação solar recebida pela Terra dentro deste período, no entanto, são difíceis de se prever.
Os cientistas acreditam que essas variações sejam causadas pelo efeito de dínamo gerado pelo constante movimento dos fluidos próximos ao núcleo do Sol. A equipe liderada pela professora Valentina percebeu, porém, que, ao adicionar um segundo dínamo alimentado pelo movimentos dos fluidos mais próximos da superfície do astro, aumentando a precisão dos modelos de previsão do comportamento solar.
- Encontramos componentes de ondas magnéticas se originando em duas camadas diferentes no interior do Sol. Ambas tem uma frequência de aproximadamente 11 anos, embora elas sejam sutilmente diferentes, o que faz com que fiquem fora de fase com o tempo - diz Valentina. - Ao longo destes ciclos, estas ondas flutuam entre os hemisférios Sul e Norte do Sol. Combinando estas duas ondas e comparando com dados reais do atual ciclo solar, mostramos que nossas previsões têm uma precisão de 97% .
Assim, as previsões para os próximos ciclos solares indicam que estas duas ondas vão ficar cada vez mais fora de fase, isto é, com o vale de uma “casando” com o pico da outra, se contrabalançando, durante o chamado Ciclo 25, que atingirá seu pico em 2022. Já durante o Ciclo 26, que cobre a década de 2030 a 2040, estas duas ondas estarão exatamente fora de fase, com uma onda geradora de atividade anulando a outra e levando a uma redução significativa da atividade solar.
- No Clico 26, as duas ondas vão se espelhar, atingindo o pico ao mesmo tempo em hemisférios opostos do Sol - explica Valentina. - A sua interação será disruptiva, isto é, elas vão quase cancelar uma a outra. Efetivamente, quando estas ondas estão aproximadamente em fase, elas podem mostrar um grande interação, ou ressonância, e termos uma forte atividade solar. Já quando elas estão fora de fase, temos os mínimos solares. E quando a uma separação total de fases, temos condições vistas pela última vez durante o Mínimo de Maunder, há 370 anos.
Fonte: Agência O Globo

Pan-Americanos de Toronto 2015

Equipe brasileira conquista segundo ouro na ginástica rítmica
Após Angelica Kvieczynski ter conquistado o bronze no arco, o sexteto brasileiro da ginástica rítmica conquistou a segunda medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, agora na fita.
© Fornecido por LanceNet
As brasileiras fizeram duas grandes apresentações e conquistaram 15.000 pontos, que as colocaram bem longe das concorrentes. Com a prata, ficaram as americanas, com 13.283. As canadenses, com o bronze, somaram 12.817 pontos.
A equipe brasileira já havia conquistado o ouro por grupo em diferentes aparelhos. No individual, Angelica Kvieczynski conseguiu o bronze no arco, mas na bola, Angelica acabou na sétima posição.
Fonte: 

Pan-Americanos de Toronto 2015

Brasil está no 3º lugar no Pan-Americanos de Toronto 2015
Os 10 melhores no Pan-Americanos de Toronto 2015 até agora 
G1.com

Corinthians 1 X 0 Atlético-MG

Em meio a polêmicas, Malcom faz, e Corinthians derruba líder Atlético-MG

O Corinthians sofreu, mas venceu o Atlético-MG por 1 a 0, neste sábado, em Itaquera, no horário balada do Brasileiro. Foi o garoto Malcom quem marcou o único gol da partida, ainda no primeiro tempo, deixando fora do gramado as polêmicas com seu nome na última semana. Ele é suspeito de ter comprado sua carteira de motorista. Vagner Love deu a assistência.
Imagem da Internet


Com o resultado, o alvinegro paulista encostou na pontuação do rival desta noite, o líder da competição, com 29 pontos, e chegou ao segundo lugar.
A única forma que tinham para roubar a primeira posição era goleando por mais de cinco gols de diferença, já que o saldo é o critério de desempate no caso - ambos estão com o mesmo número de vitórias.
A colocação na tabela, no entanto, ainda depende do duelo entre Fluminense e Vasco, neste domingo. O tricolor carioca, com 27 pontos, pode ainda assumir a liderança.
Depois de ser eliminado da Copa Libertadores da América, com vexame contra o Guarani (PAR), a equipe de Tite conseguiu embalar de novo: essa foi a sexta partida seguida sem perder, com cinco vitórias e um empate, mesmo após as saídas de Fábio Santos, Paolo Guerrero e Emerson Sheik.
O duelo desta noite colocou frente a frente uma sólida defesa e um ataque frenético. Os mineiros são os líderes de gols marcados, 28 até agora, contra 16 do adversário deste sábado. Os paulistas, por outro lado, são os menos vazados, com apenas 8 tomados.
Foi aos 41 minutos do primeiro tempo que o Corinthians conseguiu furar a zaga atleticana e balanças as redes. Vagner Love avançou pela esquerda e deu um belo passe para o meio da área, onde estava Malcom, que bateu de primeira, sem chances para o goleiro Victor.
O alvinegro de Minas sufocou na maior parte do tempo e teve duas chances muitos perigosas já nos acréscimos do segundo tempo. Valter, substituto de Cássio nessa noite, conseguiu salvar, fazendo uma grande defesa em um lance de Lucas Pratto.
O Corinthians viaja para pegar o Coritiba na próxima rodada, no Couto Pereira, enquanto o Atlético-MG recebe o Figueirense, no Independência. 

O jogo
Dono da melhor defesa do Campeonato Brasileiro, o Corinthians inverteu os papéis contra a equipe do ataque mais efetivo e tomou a iniciativa de acuar o Atlético-MG nos primeiros minutos de partida. Deu resultado.
Embora Rildo (o substituto do suspenso Jadson) tivesse dificuldades para se manter em pé do lado esquerdo do campo, caindo quase sempre que encontrava um marcador, o Corinthians logo criou oportunidades de gol. Aos dez minutos, Elias aproveitou uma hesitação de Leonardo Silva, que havia interceptado tabela com Fagner, e invadiu a área para chutar cruzado. A bola passou perto da meta.
Para sair do campo de defesa, o Atlético-MG apostava nas arrancadas do atleta que marcou o primeiro gol em um jogo oficial realizado em Itaquera, pelo Figueirense. Giovanni Augusto até levantou a torcida visitante ao avançar com dois dribles da vaca em sequência, porém pareceu exageradamente empolgado com o seu retorno ao estádio e isolou a bola na hora da conclusão.
O outro jogador incumbido de dar velocidade ao Atlético-MG permaneceu pouco tempo no gramado. Luan se lesionou e pediu para ser substituído aos 22 minutos, dando lugar a Carlos. Àquela altura, os visitantes já não eram mais aquele time pressionado do princípio da partida.
Aos 24, Giovanni Augusto recebeu de Thiago Ribeiro e encontrou Lucas Pratto dentro da área. O argentino soltou o pé e ofereceu o primeiro teste a Walter, que atuava no lugar do contundido Cássio. O goleiro provou estar com o reflexo apurado e espalmou. A bola até pararia no gol cinco minutos mais tarde, em finalização de Leonardo Silva, mas o lance acabou anulado por impedimento de Jemerson.
O Atlético-MG não se deu por vencido. Assim como Walter. Aos 32 minutos, Thiago Ribeiro cruzou da direita, e Pratto ficou em grandes condições de abrir o placar com uma cabeçada da entrada da pequena área. O goleiro corintiano defendeu - e ainda afastou de soco um levantamento de Carlos logo em seguida.
As intervenções de Walter - e os apelos de um inquieto Tite à beira do campo - fizeram o Corinthians retomar o volume de jogo dos primeiros minutos nos últimos. Desta vez, o gol saiu. Aos 41, Vagner Love (contestado por ter preferido dar um passe a chutar pouco antes) partiu com rapidez pela esquerda e fez grande assistência para dentro da área. Lá, Rildo puxou a marcação, e Malcom bateu de primeira para a rede.
O gol que emocionou Malcom (suspeito, nesta semana, de ter fraudado a sua carteira de motorista) não serviu para o Corinthians se manter aceso no começo do segundo tempo. Atrás no placar, o Atlético-MG se mandou para a frente. Aos nove, Pratto foi acionado por cruzamento rasteiro de Thiago Ribeiro e desperdiçou boa chance, chutando para fora.
Tite resolveu agir para o Corinthians reagir. Rildo saiu cansado e aplaudido do gramado aos 16 minutos, substituído por Stiven Mendoza. O que não evitou um novo susto para os donos da casa. Giovanni Augusto sofreu falta na entrada da área, e ele mesmo cobrou. A bola passou por baixo da barreira e acertou o pé da trave.
Levir Culpi se animou e resolveu reforçar o ataque do Atlético-MG com Cárdenas na vaga de Thiago Ribeiro - depois, trocou também Leandro Donizete por Guilherme. Do outro lado, Vagner Love deixou o campo para a entrada do experiente Danilo, incumbido de atuar como referência ofensiva e esfriar a partida.
Apesar de o Atlético-MG ter continuado quente, aproveitando-se do recuo corintiano, o marcador seguiu inalterado. Ralf ainda substituiu Bruno Henrique aos 38 minutos para dar mais segurança defensiva ao vitorioso Corinthians.
Fonte: 

Jogos

Devil May Cry 4 nos lembra porque gostamos tanto de videogames
Permitam-me começar esse texto fazendo uma relação entre games e cinema. Sim, eu sei, é algo bem manjado, mas que ajuda a entender melhor Devil May Cry 4 Special Edition, remasterização do jogo de 2008 que saiu recentemente para PS4, Xbox One e PC.
Na sétima arte é comum termos vários tipos de obras, desde filmes mais “cabeça” até aqueles que servem para entretenimento puro e simples. Cada vez mais essa diversificação vista no cinema vem acontecendo nos games, que sempre foram vistos como algo que representava somente de desafios mecânicos, mas que nos últimos anos começa a apresentar títulos como Gone HomeSpec Ops: The Line e This War of Mine. Esses jogos trazem reflexões sobre assuntos sobre crescimento pessoal, descoberta da sexualidade, o terror da violência e o impacto das guerras, o que mostra a maturidade (ou uma tentativa de amadurecer) dos videogames enquanto mídia.
DMC4SE_032315_05
© Fornecido por Gizmodo
Porém, enquanto assistir A Montanha Sagrada, de Alexandro Jodorowsky, seja uma experiência que pode mudar sua visão de mundo (ou te deixar bem confuso), por outro é até saudável vez ou outra simplesmente desligarmos o cérebro por algumas horas para vermos um Velosos e Furiosos 7. Esse tipo de filme está ali para entreter, te fazer relaxar e mostrar por que é legal ver explosões e cenas grandiosas em uma tela. É justamente aí que se encaixa Devil May Cry 4, um jogo que existe para mostrar que às vezes mecânicas bem feitas (e fatiar demônios suspensos no ar) é o que precisamos para nos divertir com videogames.
Foi com esse pensamento completamente descompromissado que iniciei Devil May Cry 4 Special Edition. O pouco contato que tive com a série também facilitou isso. Eu não estava ali para saber quem era esse novo personagem Nero, por que ele parece um Dante mais novo ou o que seria aquele poder no braço dele. Não, eu só queria me divertir com um hack and slash cheio de golpes especiais e situações absurdas.
Situações absurdas, aliás, que só ressaltam o quanto Devil May Cry 4 não é pra ser levado a sério e o próprio jogo tem consciência disso. Assim como Velosos e Furiosos sabe o quão ridículo é fazer um carro saltar de um prédio para outro (duas vezes!), mas cria uma catarse de empolgação no cinema, Devil May Cry 4 faz Dante destruir um portal para o inferno com estacas explosivas formando um coração. É sem sentido, exagerado e perfeito para o clima o jogo.
Remasterizações já são mal vistas por muitos jogadores na atual geração (e muitas vezes com razão), mas algo que a Special Edition de Devil May Cry 4 faz bem, muito mais do que só dar um tapa no visual, é chamar a atenção para o ponto forte do jogo: a mecânica hack and slash cheia de combinações e combos.
A nova versão faz isso ao adicionar novos personagens jogáveis. Se no original só podíamos arrebentar os demônios com Nero (e depois com Dante), agora temos a adição de Vergil e Lady (e depois Trish), que estão disponíveis desde o início. O legal é que eles não são simples skins e cada um tem golpes e habilidades distintas, o que amplia as possibilidades do jogo.
Os estilos diferentes entre os personagens, os novos poderes que se pode comprar no decorrer do jogo para dar mais variação ao combate, fora a jogabilidade já bem trabalhada é o que faz Devil May Cry 4 ser tão divertido e até os defeitos na câmera e alguns momentos chatos de desafios de plataforma são diminuídos, não comprometendo (tanto) a experiência.
De uma falha grave, porém, o jogo não pode escapar e o pior é que o problema nem é realmente culpa do jogo em si e sim da existência do remake da série. DmC Devil May Crytambém ganhou recentemente um relançamento para PS4 e Xbox One e basta experimentar rapidamente o jogo da Ninja Theory - que é, em quase todos os aspectos, superior -  para se perder completamente a vontade de voltar ao quarto jogo. Aí sim, as marcas da idade de Devil May Cry 4 ficam mais aparentes.
Voltando às relações com o cinema, é como se DmC fosse o recente Mad Max: A Estrada da Fúria e Devil May Cry 4 fosse, por exemplo, Mad Max 2. A nova versão consegue trazer elementos característicos da série, atualizá-los para uma nova audiência e ainda acrescentar um toque próprio que o deixa melhor. Ele não tira o mérito dos anteriores: Mad Max 2continua um bom filme assim como Devil May Cry 4 continua um bom jogo, mas agora sabemos que há algo melhor por aí.
Falar de DmC, assim, de súbito, pode até parecer estranho em um texto sobre Devil May Cry 4, mas a experiência de jogá-lo causa tanto impacto que é impossível não mencionar. Fora que DmC Devil May Cry: Definitive Edition foi lançado poucos meses antes de Devil May Cry 4 Special Edition e, visto agora, parece que essa foi uma decisão errada da Capcom. Pra completar, a versão remaster de DmC ainda tem legendas em português; jáDevil May Cry 4 vem sem nenhuma localização para a nossa língua.
DmC Devil May Cry™: Definitive Edition_20150710003721
© Fornecido por Gizmodo
Devil May Cry possui dois jogos na atual geração. Um é um jogo de ação muito bom e que tem novidades que justificam uma remasterização, porém é o outro que vai realmente te deixar empolgado para jogar. Pelo o que falei acima, você já sabe qual é.
_______________________________________________________________________________
Devil May Cry 4 Special Edition está disponível para PS4 (versão testada), Xbox One e PC. A Cópia do jogo para análise foi cedida pela Capcom.
© Reprodução
Fonte: 

Meio Ambiente

Ano passado foi o mais quente já registrado, diz estudo
Um estudo publicado nesta quinta-feira (16) determinou o que os cientistas climáticos já suspeitavam: 2014 foi o ano mais quente desde que há registros. O documento foi compilado pelo National Oceanographic Atmospheric Administration (NOAA) e juntou 413 pesquisas de 58 países.
iStock
© Fornecido por Forbes Brasil
A base usada no estudo foi a média de temperatura de todos os anos entre 1981 e 2014. O resultado foi comparado com cada ano desde 1880. Apesar de a variação não ser muito grande, é possível perceber que a temperatura aumentou muito nas últimas décadas.
Nos Estados Unidos, muitos se recusam a acreditar no fenômeno do aquecimento global. Ironicamente, a primavera demorou a chegar ao país e este teve a média abaixo do resto do mundo. No entanto, o oeste norte-americano tem os mesmos números globais.
Espera-se que 2015 seja tão quente quanto ou até mais. As ondas de calor, queimada e secas causaram sérias consequências, especialmente para as regiões tropicais.
Fonte: 

Mundo

Sauditas prendem 431 acusados de ligação com "Estado Islâmico"
A Arábia Saudita prendeu ao menos 431 pessoas acusadas de terem ligação com o "Estado Islâmico" (EI), afirmou neste sábado (18/07) o ministério do Interior do país. Os detidos pertencem a uma rede que planejava uma série de ataques contra mesquitas, forças de segurança e diplomatas.
© Fornecido por Deutsche Welle
"Planos terroristas para atingir missões diplomáticas, de segurança e do governo na província de Sharurah e o assassinato de agentes de segurança foram interrompidos", afirmou o governo saudita por meio de nota. "Seis ataques suicidas que tinham como objetivo mesquitas na província, junto com a morte de responsáveis pela segurança do país, foram frustrados."
A maioria dos detidos é de nacionalidade saudita, mas também há egípcios, iemenitas, sírios e jordanianos. Entre os presos, estão supostos responsáveis por atentados, entre os quais contra duas mesquistas xiitas que mataram 25 pessoas em maio. Em outro ataque reivindicado pelo EI, um homem-bomba saudita matou 27 pessoas em uma mesquita xiita em junho.
Extremistas do EI pediram aos seus apoiadores que realizem ataques no país, de maioria sunita, mas que também é o lar de uma grande minoria xiita. Os jihadistas planejam afastar os xiitas dos locais sagrados do islã que estão localizados na Arábia Saudita.
As prisões ocorrem dias após um carro-bomba ferir dois agentes de segurança próximo a uma prisão de segurança máxima da Arábia Saudita. Na sexta-feira à noite, uma explosão matou ao menos 120 pessoas em um mercado lotado no Iraque. Os dois ataques foram reivindicados pelo EI.
Fonte: