Rádio Os Informantes

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Educação.

Começam as provas do segundo dia da etapa final da Fuvest 2015

Nesta segunda, candidatos terão de responder 12 questões dissertativas. 
Primeira chamada sai no dia 31 de janeiro.

Candidatos começam a entrar para as provas na Poli (Foto: Cauê Fabiano/ G1)
Começam nesta segunda-feira (5) as provas do segundo dia da etapa final do vestibular 2015 da Fuvest. Os portões foram fechados às 13h. As provas têm quatro horas de duração.
Na escola Politécnica, na Universidade de São Paulo, os fiscais informaram que está faltando água no prédio, por isso aumentaram as filas para uso do banheiro químico antes do início das provas.
O exame desta segunda terá 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. No domingo, primeiro dia de provas, os candidatos fizeram dez questões dissertativas de português e a redação cujo o tema foi "Camarotização: desagregação social."
Em São Paulo, Giovanna Hemy Takano, de 17 anos, deixou para os pais a missão de contarsua história nos dias de provas da segunda fase da Fuvest. A jovem só teve tempo de posar para uma foto e subir, nervosa, para fazer o vestibular.
"Tem que acompanhar a filha. É a única, né? Tem que dar força, ela tá bem nervosa, tem que tentar acalmar", disse o vendedor Henriqueley dos Santos, de 38 anos, após dar um último beijo na primogênita, antes do início da prova.

Candidata ao curso de medicina veterinária, Giovanna veio acompanhada dos pais de Vargem Grande Paulista (SP) para fazer a segunda fase da Fuvest (Foto: G1/Caio Kenji)Candidata ao curso de medicina veterinária, Giovanna veio acompanhada dos pais de Vargem Grande Paulista (SP) para fazer a segunda fase da Fuvest (Foto: G1/Caio Kenji)
Ele e a esposa, Márcia Takano dos Santos, de 36 anos, viajaram de Vargem Grande Paulista (45 km de São Paulo) para trazer a filha para fazer o vestibular e pretendem repetir o trajeto durante os três dias de prova.
Julia Veiga Camacho chegou 2h20 antes da Fuvest com mãe e irmã em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)Julia Veiga Camacho chegou 2h20 antes da Fuvest
com mãe e irmã em Piracicaba (Foto: Claudia
Assencio/G1)
Já a estudante Julia Veiga Camacho, de 18 anos, chegou à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), com 2h20 de antecedência. Ela resolveu chegar mais cedo para não correr o risco de perder o exame. "Melhor chegar duas horas antes do que um minuto depois", justificou a aluna, que estava acompanhada da mãe e da irmã mais nova.
Julia concorre a uma vaga na Faculdade de Direito, no Largo do São Francisco, da USP, e presta o exame da Fuvest pela terceira vez, mas só nessa tentativa chegou à segunda fase. Nas outras duas ocasiões, a jovem prestou a prova como treineira. "Eu sei que é muito concorrido, mas me preparei bastante, principalmente para os conhecimentos específicos da área, que serão cobrados no terceiro dia", afirmou a jovem, que é moradora de Santa Bárbara d'Oeste (SP).
Camila Rigo acredita que fazer carinho no coelho dela dá sorte (Foto: Luana Marques/G1)Camila Rigo acredita que fazer carinho no coelho
dela dá sorte (Foto: Luana Marques/G1)
Em São Carlos, Camila Rigo, de 18 anos, afirmou que tem um ritual antes do exame, que presta para enfermagem. "Antes de sair de casa faço, carinho no meu coelho, acho que isso dá sorte", revelou. Ela contou ainda que no ano passado, quando prestou como treineira, usou uma pulseira que julgava dar sorte, mas a ação não deu muito resultado e ela abandonou a ideia. "Agora não uso mais", disse.
Provas até terça
O índice de abstenção do primeiro dia foi de 8,1% (2.412 ausentes). No total, a Fuvest havia convocado para esta etapa final 29.698 candidatos que disputam 11.177 vagas (11.057 na USP e 120 no curso de medicina da Santa Casa).
A segunda fase termina na terça-feira (6) com 12 questões dissertativas. O conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato, e pode abordar entre duas e três disciplinas. Se forem duas disciplinas, serão seis questões de cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada.
Algumas carreiras têm provas de habilidades específicas, que valem 100 pontos. Elas serão realizadas a partir do dia 7 de janeiro.
A primeira chamada dos aprovados no vestibular será feita no dia 31 de janeiro. A matrícula online ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será feita em 11 e 12 de fevereiro.
Fiscais avisaram que o prédio da Poli está sem água, filas para o uso do banheiro químico aumentaram (Foto: Cauê Fabiano/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário