Rádio Os Informantes

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

#Os Informantes cada vez mais perto de você


Os Informantes estará em breve no You Tube


  Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e em breve You Tube










quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Saúde

Álcool é 114 vezes mais letal que maconha, diz estudos
Um estudo divulgado na publicação científica Scientific Reports, subsidiária da revistaNature, mostra que a maconha é 114 menos letal do que o álcool. A pesquisa procurou quantificar o risco de morte associado ao uso de várias substâncias tóxicas e descobriu que a maconha, proibida em tantos países é, de longe, a droga mais segura.
Em vez de focar na contagem de mortes, como em outras pesquisas, os autores do relatório compararam as doses letais de cada substância com a quantidade consumida por uma pessoa comum.
Os cientistas deixam claro que o uso de maconha "não é seguro", mas que estudos têm descoberto que o consumo da droga é "de fato mais seguro do que o do álcool".
Ao listar as drogas mais mortais, a maconha aparece no final da lista, enquanto álcool, heroína, cocaína e tabaco lideram. A maconha, inclusive, é a única que representa um risco de mortalidade baixo entre os usuários, apesar de não ser inexistente.
Os autores do estudo são os cientistas alemães Dirk W. Lachenmeier, de Karlsruhe, e Jürgen Rehm, de Dresden, mas atualmente diretor do Departamento de Pesquisa Epidemiológica e Social (SER) e do Centro de Dependência e Saúde Mental, em Toronto, no Canadá.
A pesquisa foi apoiada pela polícia do Colorado, o primeiro estado americano a legalizar a droga. Autoridades de segurança estadual comunicaram recentemente que durante o primeiro ano sob a nova legislação tudo transcorreu normalmente e que o trabalho policial ficou praticamente inalterado.

Economia

Governo que diálogo  caminhoneiro, mas não inclui preço do diesel na pauta
O governo instala nesta quarta-feira (25) uma mesa de negociações e diálogos com representantes dos caminhoneiros e das transportadoras. O objetivo é tentar resolver os problemas decorrentes das manifestações que já bloqueiam rodovias de nove estados brasileiros. A redução do preço do óleo diesel, no entanto, não está em pauta, conforme informou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto. 
O governo instala nesta quarta-feira (25) uma mesa de negociações e diálogos com representantes dos caminhoneiros e das transportadoras.De acordo com o ministro, o governo está “atento, acompanhando as manifestações dos caminhoneiros e mantendo diálogo permanente com as lideranças deles e dos empresários”.
Segundo Rossetto, a posição do governo é de estímulo a uma negociação direta entre os dois lados, com o objetivo de respeitar as reivindicações, mas evitar a obstrução das estradas, “garantindo o abastecimento da populaçaão brasileira e evitando prejuízos à sociedade e à economia”.
Na manhã e tarde de hoje (24), o ministro se reuniu, no Palácio do Planalto, com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, além do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams. Mas o “diálogo permanente”, conforme o ministro, já ocorre com caminhoneiros, lideranças empresariais e governos estaduais.
Na pauta do encontro de amanhã, marcado para 14h, estão o preço do frete, uma das principais reivindicações do movimento, a regulamentação da Lei dos Caminhoneiros, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, e a prorrogação dos financiamentos do programa Procaminhoneiros.
Miguel Rossetto prometeu levar a posição do governo sobre os dois últimos pontos na reunião de amanhã. “Com essas medidas, esperamos voltar à normalidade e recuperar o ambiente positivo de diálogo e de solução de grande parte das pautas levantadas pelos caminhoneiros”.
Por mais de uma vez, o ministro disse que não faz parte da pauta do governo o preço dos combustíveis. “O tema central das lideranças é o valor do frete. Queremos que a solução para o preço, como ocorre no país, seja feita por meio de uma relação direta. Vamos estimular, coordenar e incentivar o diálogo entre o setor empresarial e os representantes dos caminhoneiros”, acrescentou.
Fonte: Msn

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Bahia

Carnaval atraiu 700 mil turistas à BA; folia em Salvador teve dois homicídios

Governo estadual divulgou balanço na manhã desta quarta-feira (18).
Taxa de ocupação hoteleira cresceu quatro pontos, atingindo 92%. 

Bloco Olodum (Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)Bloco Olodum (Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)
O carnaval de Salvador, que terminou nesta quarta-feira (18) com o arrastão, atraiu 700 mil turistas à Bahia, segundo balanço divulgado pelo Governo do Estado. A gestão estadual divulgou que investiu R$ 75 milhões na festa.
Foram oito dias de folia na capital baiana, que começou ainda na quarta-feira (11), com o desfile de bandinhas de fanfarra na Barra.
A taxa de ocupação hoteleira geral cresceu quatro pontos, atingindo 92%. O valor investido no turismo foi de R$ 16,5 milhões, segundo dados estaduais.
Segurança
De acordo com o balanço feito pelo Governo do Estado, as brigas nos circuitos tiveram registro inferior este ano. Foram computados três casos em 2015, contra quatro no ano anterior. As lesões leves registraram acréscimo de 20 casos.
A polícia registrou ainda dois homicídios na festa de 2015 (nos circuitos Osmar e Dodô), diferente do ano passado quando foi computado apenas um.
O número de prisões em flagrante registrado pela Polícia Civil nos seis dias da folia foi de 114, um aumento de 26,7% em comparação com a festa do ano passado, quando 90 foram capturados.
Ao todo, 1.031 pessoas foram encaminhadas para os postos policiais por uso ou venda de drogas - no ano passado o número de detidos foi 434. O registro de conduzidos para unidades policiais, por delitos diversos, subiu de 1.222 em 2014 para 2.287 este ano.
No entorno dos grandes circuitos, estações de transbordo e principais corredores de tráfego,  quatro armas foram apreendidas. Além disso, mais de 12 mil abordagens a veículos (entre carros, táxis e motos) e a pessoas no entorno da festa foram realizadas pela Polícia Militar. Trinta e uma pessoas foram levadas para delegacias.
Mais de 23 mil policiais trabalharam nos três principais circuitos em Salvador, nos carnavais de bairro e do interior. Os agentes foram auxiliados por mais de 330 câmeras, entre fixas e móveis.
Turismo
Pelo aeroporto da capital baiana, a estimativa é de que 35 mil pessoas passem por dia até a próxima segunda-feira (23), primeiro dia útil após o Carnaval.
Os baianos ocupam a primeira colocação (43,4%) entre os que visitaram Salvador, seguidos pelos paulistas (15,45%), cariocas (6,45%), mineiros (3,97%) e pernambucanos (2,59%).
Entre os estrangeiros, os argentinos foram os mais atendidos - mais de 3,5 mil -, seguindos de norte-americanos (1.950 atendimentos), espanhóis (1.758) e chilenos (1.433).
Segundo dados do govero, mais da metade dos turistas tinha entre 26 e 39 anos e mais 25% dos atendidos estava na faixa etária de 18 a 25.

Rio De Janeiro

19/02/2015 06h44 - Atualizado em 19/02/2015 06h51

Incêndio atinge várias casas no Alemão, na Zona Norte do Rio

Bombeiros trabalhavam no combate das chamas no início da manhã.
Ainda não há informações sobre feridos.

Incêndio atinge várias casas no Alemão, na Zona Norte do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Incêndio atinge várias casas no Alemão, na Zona Norte do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um incêndio atingia várias casas na comunidade Fazendinha, no Conjunto de Favelas do Alemão, Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (19). Como mostraram as imagens do Globocop, no Bom Dia Rio, os bombeiros combatiam as chamas por volta das 6h40. Moradores acompanhavam de perto o trabalho. Até o horário de publicação desta reportagem não havia informação sobre feridos.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1
Bombeiros trabalham para combater incêndio no Alemão (Foto: Reprodução/TV Globo)Bombeiros trabalham para combater incêndio no Alemão (Foto: Reprodução/TV Globo
)















São Paulo.

Perseguição policial causa acidentes e interdita pista da Marginal Tietê

Homens roubaram carro e ao fugir da polícia bateram em outros veículos.
Suspeito chegou a fugir para supermercado ao lado da Marginal.

Suspeitos com um veículo roubado bateram em quatro carros na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello Branco, cerca de 400 metros antes da Ponte do Tatuapé, durante fuga na manhã desta quinta-feira (19). Duas faixas da pista expressa da Marginal Tietê estão interditadas e há muita lentidão no local, segundo o Bom Dia São Paulo.
Durante a fuga, um dos suspeitos foi baleado e detido pelos policiais. Imagens do GloboCop mostram que o homem ferido ficou no canteiro central. O segundo suspeito fugiu para um supermercado ao lado da pista.
De acordo com o Bom Dia São Paulo, o supermercado está aberto e clientes permanecem no estacionamento com medo de entrar no estabelecimento.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Tragedia

Identificada a 5ª vítima do acidente que matou gerente da Caixa Econômica de Iguatu


Uma criança de 10 anos de idade foi identificada como sendo a 5ª vítima do acidente que tirou a vida do gerente da Caixa Econômica Federal de Iguatu, Adailton Pires, na tarde do último domingo na saída de Várzea Alegre para Iguatu. Trata-se de Ticiane Maria Vieira Rodrigues, de apenas 09 anos de idade, que seria sobrinha do casal e estava no carro no momento do acidente. comentava-se logo no início que a quinta vítima seria a babá das crianças, mas o IML de Iguatu confirmou que tratava-se de outra criança parente do casal. A família do gerente residia no Bairro João Cabral. Juazeiro do Norte, enquanto a menina Ticiane morava com os pais no Bairro do Socorro.
Num dos acidentes mais graves do últimos tempos na região a Polícia acredita que o guiador do veículo, no caso o gerente Adailton, sobrou na curva em virtude de no local existir uma obra e havia muita areia na pista além de estar chovendo no momento. O carro teria perdido o controle e invadido a pista contrária chocando-se violentamente com o ônibus da empresa Guanabara, que seguia na sua mão normalmente. O motorista do ônibus seguiu imediatamente para a delegacia de polícia de várzea alegre onde prestou depoimento sobre o que viu, mesmo ainda estando muito abalado com o acontecido. Os sepultamentos aconteceram na manhã desta terça-feira, 17/02, às 10 horas, depois de missa de corpo presente, no centro de Velório Anjo da Guarda em Juazeiro.
Fonte: Mais Fm, Iguatu-Ce

Mundo

Temporal no centro da Argentina deixa sete mortos e dois desaparecidos 
Pelo menos sete pessoas morreram, duas estão desaparecidas e mil foram evacuadas por um temporal na província argentina de Córdoba (centro), disse nesta segunda-feira uma fonte governamental.
(2013) Ruas inundadas em Buenos Aires"O total de mortos é de sete, pois nas últimas horas apareceram os cadáveres de uma menina de uns cinco anos e de um homem adulto", informou Diego Concha, membro da Defesa Civil de Córdoba.
O funcionário disse que estas pessoas estavam desaparecidas.
As fortes chuvas registradas na noite de domingo provocaram inundações e enxurradas que arrastaram árvores e carros, deixando sem luz, gás e telefone várias localidades.
O temporal caiu em Sierras Chicas, região a noroeste da cidade de Córdoba, que milhares de pessoas escolhem para passar as férias no verão no hemisfério sul.
"Várias cidades da região de Sierra Chica foram afetadas pelo fenômeno e em alguns locais, as ruas viraram rios de até dois metros de altura", revelou Concha.
O temporal provocou "danos materiais enormes", segundo o ministro do Desenvolvimento Social da província, Daniel Passerini, que explicou que casas, pavimentos e pontos foram arrasados ou derrubados.
Umas 12 pontes estão sendo avaliadas para ver se podem ser reabilitadas ao trânsito.
A Defesa Civil informou que há regiões onde não é possível chegar por terra e que estão sendo abastecidas com helicópteros que distribuem, especialmente, água, colchões, cobertores e alimentos.
José Manuel de la Sola, governador de Córdoba, disse que foi uma "situação inesperada", pois não havia alerta meteorológico e indicou que em algumas regiões as precipitações se aproximaram dos 300 milímetros em poucas horas.
Em muitos locais, a única forma de entrar foi com botes de borracha ou lanchas e muitas pessoas tiveram que se abrigar nos tetos das casas porque a água chegou até 1,80 metro de altura, segundo o governador.
Fonte: Msn
Curta a nossa Pagina do Os Informantes no Facebook:

Siga a nossa Pagina do Os Informantes no Twitter:


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Carnaval 2015

#Carnaval com Os Informantes 17/02/2015
Olá Boa Tarde, você que esta ai em casa curtindo o carnaval 2015 e que ver o carnaval de Salvador. Os Informantes tem uma dica para você assistir o carnaval ao vivo de Salvador. Diretamente do You Tube a parti das 17:00 é só clicar no link:
Transmissão encerrada.

https://www.youtube.com/watch?v=MCJXN4pfsqo&feature=youtu.be

Curta a nossa Pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Os-Informantes/979842065363914?ref=ts&fref=ts

Siga a nossa Pagina no Twitter:
https://twitter.com/Os__Informantes



Tiroteio no Alemão

Tiroteio no Alemão deixou três feridos, um deles policial, diz PM

Pelo menos três pessoas ficaram feridas no tiroteio que deixou assustados os moradores do Conjunto de Favelas do Alemão na madrugada desta terça-feira (17). Nenhum deles corre risco de morte. Entre as vítimas está um policial militar que sofreu um corte na cabeça.

A confusão aconteceu durante uma festa de carnaval na estrada do Itataré, o principal acesso às comunidades do Alemão. Nas redes sociais, moradores falaram sobre a noite de medo, com tiros e bombas e recomendaram cuidado a quem passava pela região. Alguns disseram, ainda, que o carnaval foi um desastre no Conjunto de Favelas do Alemão.
Em nota, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) informou que os policiais da UPP foram recebidos a tiros no local. Porém, conforme mostrou o RJTV, a polícia de que o o show deveria terminar às três horas da manhã, mas o horário não foi respeitado e os policiais intervieram, gerando o conflito.

Na delegacia, os policiais militares contaram que foram ameaçados por criminosos, atacados a garrafadas durante a confusão e que precisaram atirar para o alto para tentar fugir do tumulto. Um deles teve um corte na cabeça, e foi levado para o hospital.

Segundo os PMs, traficantes circulavam pela festa, e também atiraram. Alguns jovens usavam armas de brinquedos. Três réplicas foram apreendidas e um homem foi preso porque, segundo a polícia, ameaçou a equipe. O nome dele não foi divulgado. O carro usado na ação teve o pára-brisas quebrado.

Ainda segundo a nota da CPP, um homem e uma adolescente ficaram baelados e alguns PMs foram atingidos por garrafadas. Bases das unidades e viaturas foram apedrejadas e o Comando de Operações Especiais (COE) foi acionado para reforçar o policiamento na comunidade.

Fonte: G1

Acre

No AC, foliões fazem parto de mulher dentro de carro na 4ª noite de carnaval

Parecia apenas mais uma noite de carnaval para o estudante de enfermagem Deivid Braga, de 25 anos, que se divertia com mais quatro amigos. Porém, durante um passeio por Rio Branco, no bairro Sobral, na madrugada desta terça-feira (17), os cinco encontraram uma mulher sentada no chão da calçada em trabalho de parto. Na tentativa de levá-la à maternidade, os amigos precisaram fazer o parto ainda no carro. "Foi tudo lindo e emocionante", diz o estudante.
Cinco amigos fizeram parto de mulher dentro de um carro, em Rio Branco (Foto: Deivid Braga/Arquivo Pessoal)"Eu e mais quatro amigos, por volta das 2h da madrugada, passeando pela cidade, nos deparamos com uma mulher que estava em uma esquina chorando de dor. Eu podia parar ou ir embora. Fui chegando mais perto e vi que era uma senhora e ela estava com a barriga grande e chorando demais", lembra Braga.
Mesmo com todos os lugares do carro ocupados, e depois de pedir ajuda a taxistas que passavam no local, eles decidiram levar a mulher para a maternidade. No entanto, não deu tempo e os amigos tiveram que estacionar em um posto de combustível próximo.
"Não conseguimos chegar na maternidade, porque ela começou a gritar muito, chorando, disse que o bebê ia nascer e começou a tirar a roupa. Paramos em um posto, quando descemos do carro e abrimos a porta, a cabeça do bebê já tinha saído. Uma das minhas amigas e um mototaxista, que estava no local, foram puxando o bebê. Era uma menina", fala Lohana Martins, de 20 anos, que também estava no grupo.
Durante o parto, os amigos contam que ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou para cortar o cordão umbilical e fazer os primeiros atendimentos na mãe e no bebê. Deivid Braga diz que foi a "experiência mais inusitada e emocionante" de sua vida, já que cursa apenas o primeiro período de enfermagem.

Fonte: G1



Itupeva (SP)

Homem é preso após tentar beijar à força menina de 11 anos em Itupeva

Garota teve escoriações pelo corpo após ser agarrada durante festa de carnaval (Foto: Divulgação / PM)Segundo a polícia, a menina estava com a mãe na festa de carnaval quando foi agarrada pelo suspeito. Ao tentar beijar a garota à força, ele acabou deixando escoriações pelo corpo da vítima.
O segurança da festa notou a confusão e levou o suspeito até a Polícia Militar. O homem tentou fugir, mas não conseguiu.
O delegado de plantão considerou que houve o crime de estupro de vulnerável, já que a lei 12.015/09 envolve qualquer tipo de ato libidinoso praticado por meio de violência ou grave ameaça.
Após o registro da ocorrência ele foi levado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista(SP).

Fonte: G1


domingo, 15 de fevereiro de 2015

Tragédia


Acidente entre ônibus e carro em Várzea Alegre mata cinco

Um acidente grave em Várzea Alegre, município da Região do Cariri distante 273 Km de Fortaleza, vitimou cinco pessoas na tarde desse domingo, dia 15. O ônibus da empresaExpresso Guanabara, com placa OSR 6278, que vinha de Juazeiro do Norte paraFortaleza, chocou lateralmente com o veículo, de cor preta, com placa de Juazeiro do NorteORT 2866, que vinha desgovernado no sentido oposto e sobrou em uma curva fechada. No momento do acidente choviamuito e, devido a uma obra próximo ao local, a estrada estava coberta de areia. Os passageiros do ônibus ficaram comferimentos leves. Todos os cinco passgeiros do automóvel faleceram.
De acordo com o delegado municipal de Várzea Alegre, Flávio Santos, até o momento só foi identificada uma das vítimas,  Cícera Lopes Vieira Pires, de 42 anos, natural deJuazeiro do Norte, através do documento de identidade encontrado em sua bolsa. A polícia aguarda a chegada de peritos para que as outras vítimas possam ser identificadas.
Acidente envolvendo ônibus da Guanabara deixa 3 vítimas fatais em Várzea Alegre Já segundo o socorrista  Antônio Policarpio, que estava no ônibus da Guanabara, nenhum passageiro teve ferimentos graves. 
A polícia informou que as vítimas que estariam no carro seriam três adultos (duas mulheres e um homem) e dois menores, um delescom apenas dois anos. Os nomes só serão divulgados quando confirmados pela família das vítimas, que já estão se encaminhando para a delegacia de Várzea Alegre.

Voltaremos em breve com mais informações.

Os Informantes

#Os Informante nas Redes Sociais:

Curta a nossa Pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Os-Informantes/979842065363914?ref=ts&fref=ts

Siga a nossa Pagina no Twitter:
https://twitter.com/Os__Informantes

Siga a nossa Pagina no Instagram:
http://instagram.com/os_informantes/



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Denúncias na Internet Cresce em 2014

Cresce número de denúncias de crimes na internet em 2014

As denúncias relacionadas a conteúdos ilícitos na internet aumentaram 8,29% em 2014, aponta levantamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da organização não governamental (ONG) SaferNet Brasil. Foram recebidas 189.211 reclamações, envolvendo 58.717 páginas distintas da web. A entidade destaca que as eleições e a Copa do Mundo contribuíram para o crescimento de denúncias relacionadas a racismo, xenofobia e ao tráfico de pessoas. A divulgação feita hoje (10) marca o Dia Mundial da Internet Segura, que ocorre, simultaneamente, em 113 países.
Os dados mostram um aumento de 34,15% das páginas indicadas como racistas e de 365,46% de conteúdos relacionados à xenofobia. A maioria desses sites, de acordo com a SaferNet Brasil, foram criados no período eleitoral, entre 6 de julho e a semana seguinte ao segundo turno. Apenas no dia 27 de outubro, por exemplo, foram recebidas 10.376 denúncias anônimas contra 6.909 links diferentes nas redes sociais. “Destacam-se as manifestações contra nordestinos”, informou Thiago Tavares, representante da SaferNet.
Segundo a ONG, houve crescimento de 192,93% nas denúncias envolvendo páginas suspeitas de tráfico de pessoas na comparação com 2013. “O objetivo era recrutar pessoas, principalmente mulheres, inclusive adolescentes, para a prostituição em cidades-sedes da Copa do Mundo”, informou Tavares. As capitais mais citadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.
Entre os 1.225 pedidos de ajuda e orientação psicológica atendidos pela SaferNet, no ano passado, 222 foram vazamentos de fotos íntimas, situação chamada de sexting. Isso significa um aumento de 119,8% em relação a 2013, quando 101 casos foram atendidos. Mais da metade das vítimas tinha até 25 anos, das quais 25% tinham entre 12 e 17 anos. Cerca de 40% tinham acima de 25 anos e 8% não informaram a idade.
Os casos reportados à SaferNet são feitos voluntariamente pelos próprios usuários da internet, quando se deparam com conteúdos que evidenciam crimes contra direitos humanos na web. Para fazer a denúncia, o internauta deve acessar o portal da organização www.safernet.org.br/site/denunciar e enviar o link do site onde identifica o ato ilícito.
Fonte: msn

Acidente Rio de Janeiro

Motorista de ônibus tenta fugir após acidente e atropela agente da CET-Rio no Centro

Um motorista de ônibus tentou escapar após se envolver em um acidente de trânsito na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, e atropelou um agente da CET-Rio na noite desta terça-feira. De acordo com informações da CET-Rio, o funcionário David Bezerra da Silva, de 33 anos, pegava as informações do acidente para fazer o procedimento de praxe e seguiu em direção a sua motocicleta quando o condutor do coletivo da viação Paranapuã tentou fugir e acabou atingindo David.
O fiscal de trânsito foi levado para o Hospital municipal Souza Aguiar, também no Centro, em estado grave. De acordo com testemunhas, o ônibus chegou a passar por cima de David. O motorista do ônibus foi levado para a 4ª DP (Praça da República).
Na tarde desta terça, um homem ficou ferido em um acidente entre um carro e um BRT Transcarioca na Estrada dos Bandeirantes, altura da Estação Divina Providência, na Taquara. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Jailson da S. Leite, de 37 anos, foi encaminhado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. O acidente aconteceu por volta das 18h40m. De acordo com o Consórcio Operacional BRT, o carro fez uma conversão irregular.
Fonte: msn

Solução para a crise hídrica

Dessalinização de água do mar vira opção de R$ 1,5 bilhão

Enquanto discute datas para decretar um eventual rodízio de água na capital e na região metropolitana, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e a iniciativa privada começaram a discutir a possibilidade de adotar a dessalinização da água do mar. O projeto está estimado em R$ 1,5 bilhão e seria feito no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). 
Apesar de ser considerada uma solução cara por parte do governo, a hipótese de apelar para esse recurso é discutida pela Sabesp. Um consórcio formado por três empresas vai protocolar na Secretaria de Governo uma manifestação de interesse em construir uma usina de dessalinização no litoral paulista para “aliviar” as represas que abastecem a região metropolitana, como o Cantareira. 
A proposta tem o endosso do ex-presidente da Sabesp Gesner Oliveira, que garante a viabilidade. “Nós fizemos uma análise econômico-financeira e estamos convictos de que é possível encontrar uma solução que seja competitiva em termos de custos por metro cúbico produzida”, disse ao Estado, comparando com outros investimentos feitos por Alckmin para combater a crise hídrica, como o início das obras do Sistema São Lourenzo, em abril. Esse manancial, previsto para ser concluído em 2018, será o sétimo a abastecer a Grande São Paulo e custará R$ 2,6 bilhões, a serem financiados pelo governo federal.
O projeto que será apresentado ao governo sugere a construção de uma usina de dessalinização, orçada em R$ 795 milhões, e também da infraestrutura responsável por levar a água do litoral até a região metropolitana, a 700 metros acima do nível do mar - estimada em R$ 403 milhões. O estudo também traz outros gastos, não detalhados pelo ex-presidente da Sabesp. Oliveira também não revelou onde seria construída a usina nem o destino da água produzida. 
O projeto está previsto para ser executado em três fases. Ainda segundo o estudo, a instalação da usina no litoral seria capaz de produzir mais 250 mil m³/dia, o que corresponderia a aproximadamente 2,9 m³/s. 
Crítica. Especialista em engenharia hídrica, o professor do Mackenzie Antonio Giansante disse que a distância entre São Paulo e o litoral encarece o processo sugerido. “Tem 700 metros de desnível. Para a água chegar até aqui vinda do Cantareira, ela tem de vencer um desnível de 120 metros. E o consumo de energia só para isso já é muito alto. Comparável ao que gasta uma cidade de 100 mil habitantes”, afirmou Giansante. 
Ele também apontou que a manutenção e a operação da tecnologia de dessalinização também são fatores problemáticos. “O projeto tem de contemplar não só o custo de execução, mas o de manutenção e operação. Acho bastante caro não somente executar, mas manter e operar. Além disso, vejo o desafio do consumo de energia.”
Fonte: msn

Mega Sena

Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões hoje

Nesta quarta-feira (11) a Mega-Sena, concurso 1677, pode acrescentar R$ 7 milhões na conta de um sortudo que acertar as seis dezenas sorteadas. O sorteio ocorre em Porto Seguro/BA na Praça do Relógio, no centro às 20h00.
No sorteio passado da Mega-Sena, concurso 1676, ninguém acertou as seis dezenas sorteadas: 01 - 02 - 11 - 37 - 48 - 51. Mas 46 jogadores fizeram a Quina e levaram R$ 40.843,61, enquanto 4.406 apostadores acertaram a Quadra e levaram R$ 609,17 cada um.
As apostas podem ser realizadas em todas as casas lotéricas e também em alguns sites de serviços lotéricos.
Fonte: msn

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bem Esta

Insulina inteligente' demonstra importantes avanços em testes

Um tipo de insulina experimental "inteligente", que atua por 14 horas, demonstrou avanços em ratos de laboratório e pode ser aprovada para provas em pessoas com diabetes tipo 1 em dois anos, afirmaram pesquisadores nesta segunda-feira (9).
O produto, conhecido como Ins-PBA-F, e desenvolvido por bioquímicos da Universidade de Utah, se ativa sozinho mesmo quando os níveis de açúcar aumentam, segundo estudo publicado nas atas da Academia Nacional de Ciências americana.
Testes em ratos com diabetes tipo 1 demonstraram que uma injeção pode, 'repetida e automaticamente fazer diminuir o nível de açúcar no sangue depois de administrada aos ratos uma dose de açúcar comparável à que consomem na hora de comer', destaca o estudo.
A droga imita a forma como o organismo dos ratos comuns volta a níveis normais de glicemia (açúcar no sangue) após uma refeição. "É um avanço significativo na terapia com insulina", afirmou o coautor do estudo, Danny Chou, assistente do professor de bioquímica da Universidade de Utah. "Nosso derivado de insulina parece controlar o açúcar no sangue melhor do que qualquer outra coisa disponível para pacientes com diabetes", afirmou.
As pessoas com diabetes tipo 1 precisam controlar estritamente seu nível de açúcar no sangue e aplicar manualmente injeções de insulina quando necessário. Qualquer erro ou lapso pode levar a complicações, que incluem doenças cardíacas, cegueira e, inclusive, a morte.
O Ins-PBA-F é uma versão modificada quimicamente de um hormônio de origem natural. Diferencia-se de outros tipos de "insulina inteligente" em desenvolvimento, que usam barreiras baseadas em proteínas como géis ou revestimentos que inibem a insulina quando o nível de açúcar no sangue está baixo.
Os primeiros testes em humanos poderão começar entre dois e cinco anos, assim que forem realizados mais testes de segurança de longo prazo em animais de laboratório.
Diabetes - infográfico (Foto: G1)
Fonte: G1

Política

Partidos divergem sobre proposta de reforma política analisada pela Câmara

Com a missão de apresentar um texto final para ser votado em plenário, a comissão especial sobre a reforma política deverá ser instalada nesta terça-feira (10) na Câmara dos Deputados. Partidos com as maiores bancadas dentro da Casa, porém, divergem sobre pontos centrais da reforma, como financiamento de campanha e o sistema de votação - com a possibilidade, por exemplo, de manter o voto proporcional ou criar o chamado voto distrital para deputados e vereadores.


A primeira reunião da comissão, quando será efetivamente instalada, está marcada para a tarde desta terça. Indicados pelos partidos, os 33 integrantes deverão escolher o presidente, que irá conduzir as atividades, e o relator, a quem caberá, ao final, redigir um parecer sobre a matéria. Os trabalhos só devem começar efetivamente depois do Carnaval.
Por determinação do presidente da Câmara, após acordo com os partidos, o colegiado irá se debruçar sobre o texto apresentado no fim de 2013 por um grupo de trabalho que analisou uma proposta de emenda à Constituição (PEC), mas outros projetos que tramitam paralelamente na Casa também serão considerados. Em 2013, o G1 ouviu a opinião de 13 dos 14 deputadosque formaram o grupo de trabalho sobre os principais aspectos da reforma política.

O financiamento de campanha é um dos temas que prometem esquentar os debates. PSDB e DEM, por exemplo, querem que os partidos continuem liberados para receber dinheiro tanto de empresas como do governo.

Já o PT não pretende ceder um milímetro na sua defesa do financiamento público de campanha. “Não vamos abrir mão dessa questão”, avisa o líder da sigla na Câmara, Sibá Machado (AC).

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), que irá compor a comissão especial, pondera que é mais realista manter o financiamento privado de campanha, mas na linha do que foi sugerido pelo grupo de trabalho de 2013: empresa pode doar para partido, e pessoa física, para candidato. Segundo ele, o texto aceita ainda que entidades como sindicatos possam fazer doações por meio de “vaquinha”.

O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), também defende o financiamento privado e público. “Quem, transparentemente, quiser ter acesso a financiamento privado buscará os recursos, com os limites e critérios para evitar conflitos de interesses”, diz.

Candidato à liderança do PMDB, o deputado Leonardo Picciani (RJ) advoga a favor do financiamento privado, mas com limite de gastos, encurtamento do período de campanha e sem “produções hollywoodianas”. “Entendemos que não há nenhuma democracia no mundo que tenha financiamento público.”

Sistema de votação
O sistema de votação é outro tema que deverá dominar as discussões. O PT defende manter o formato atual das eleições - ou seja, proporcional, em que as vagas são preenchidas conforme a proporção dos votos obtidos pelos partidos -, mas com o fim das coligações partidárias.

No entanto, há quem queira a introdução do voto distrital, em que o partido político apresenta um candidato por circunscrição eleitoral e o mais votado é o eleito. 

“São Paulo, que tem 70 cadeiras na Câmara, seria dividida em dez grandes regiões, com sete vagas cada uma. Em vez de sair igual a um maluco disputando 34 milhões de votos [do estado inteiro], o candidato vai focar em 3,4 milhões, em média. Vai baratear campanha e criar vínculo com o eleitor”, afirma Pestana ao explicar a proposta que consta do texto final do grupo de trabalho de 2013.

O ponto é tão controverso que até mesmo dentro de algumas bancadas não há unidade. O líder do PSB, Fernando Coelho Filho (PE), admite que há deputados do partido que pendem para o distrital misto (em que os candidatos são eleitos conforme a proporção na respectiva região), mas ainda falta “alinhar” o pensamento de todos.

“Cada partido, cada deputado tem uma reforma na sua cabeça. Se formos com esse espírito, não vamos sair do lugar”, afirma.

A comissão também terá que chegar a um consenso sobre a manutenção da possibilidade de reeleição. Nesse ponto, o PT sinaliza que será mais flexível. “Podemos ser favoráveis, se for para buscarmos um acordo. Não faremos disso um cavalo de batalha”, pondera Sibá.

Obrigatoriedade do voto
O fim da obrigatoriedade do voto também estará na pauta. O PT é um dos que pleiteiam a manutenção do sistema atual. Para outros, porém, o voto facultativo é visto como um “avanço”. “Defendo voto facultativo. Acho que é um avanço, dá qualidade ao voto, mas é uma posição pessoal”, pondera o líder do DEM, Mendonça Filho.

O peemedebista Leonardo Picciani também tem a mesma opinião: “Na prática, já se faz o voto facultativo com os votos brancos e nulos. O voto facultativo fará com que os candidatos se tornem ainda mais próximos do eleitor”.

Comissão retomada
A comissão da reforma política foi criada em meio à resistência do PT. A matéria estava parada havia mais de um ano na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Ao assumir a presidência, Cunha, que tinha a reforma política como uma das suas bandeiras de campanha, usou na semana passada um dispositivo no regimento interno para acelerar a sua tramitação.

A questão foi, então, trazida diretamente ao plenário, que decidiu pela admissibilidade da PEC (o que significa dizer que o texto não fere nenhum princípio constitucional). Com isso, abriu-se caminho para a criação da comissão especial.

O colegiado terá prazo de até 40 sessões ordinárias para driblar as opiniões divergentes e votar um relatório. Em seguida, a matéria precisará ser apreciada nos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos cada. Para valer para as eleições, novas regras devem ser aprovadas um ano antes do pleito.
Fonte: G1