'Pelo amor de Deus, abre essa porta', gritou piloto da Germanwings
As equipes de resgate intensificam a busca pela segunda caixa preta do Airbus da Germanwings que caiu nos Alpes franceses.
Essa é a prioridade das equipes de resgate nesta segunda-feira (30). No fim de semana, a companhia aérea Germanwings retomou alguns voos. Mas o clima foi de apreensão dentro do Airbus. Para acalmar os passageiros, o comandante garantiu que tinha planos de jantar naquela noite com a família.
Nesta segunda-feira, as equipes começaram a abrir uma estrada de acesso às montanhas, onde caiu o avião, para acelerar o transporte dos destroços. As autoridades ainda não decidiram para onde vão levar o que restou do Airbus.
O governo francês enviou um laboratório móvel e cinco cientistas estão na cidade de Seyne-les Alpes trabalhando na identificação dos passageiros. Os investigadores franceses já conseguiram identificar o DNA de 78 dos 150 ocupantes do Airbus. Essas amostras vão ser comparadas com outras, fornecidas pelos parentes das vítimas.
O jornal alemão Bild revelou a transcrição das conversas da cabine de comando registradas na caixa-preta do avião da Germanwings. O copiloto, apontado como o responsável pelo desastre, permaneceu frio até o último instante.
O tabloide alemão não publicou o áudio da conversa entre os dois pilotos, mas afirma ter tido acesso ao conteúdo da caixa-preta do Airbus A320 da Germanwings. O voo parte às 10h01 de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha.
Segundo o Bild, na primeira comunicação, o piloto pede desculpas aos passageiros pelo atraso na decolagem. Nos 20 minutos iniciais, o comandante Patrick Sonderheiner puxa assunto. Andreas Lubitz é econômico nas respostas. O piloto comenta que não teve tempo de ir ao banheiro, e o copiloto se oferece para pilotar o avião. O comandante não responde.
Segundo o Bild, na primeira comunicação, o piloto pede desculpas aos passageiros pelo atraso na decolagem. Nos 20 minutos iniciais, o comandante Patrick Sonderheiner puxa assunto. Andreas Lubitz é econômico nas respostas. O piloto comenta que não teve tempo de ir ao banheiro, e o copiloto se oferece para pilotar o avião. O comandante não responde.
Às 10h27, a 11,7 mil metros de altitude, o comandante pede para preparar a aterrissagem e ouve uma resposta estranha. Andreas disse: "Tomara", "Vamos ver”. Ele insiste para o comandante ir ao banheiro: "Agora, você já pode ir", afirma o copiloto. Dois minutos depois, o comandante sai da cabine dizendo: "Pode assumir". Ouve-se o barulho da poltrona recuando e a cabine é fechada pela última vez.
Às 10h29, o avião perde altitude. Os controladores de voo estranham, tentam contato. Nenhuma resposta. Dentro da cabine, o alarme já dispara. Ainda segundo a transcrição do jornal Bild, a partir deste momento é possível ouvir pancadas na porta. O comandante, do lado de fora, grita: "Pelo amor de Deus, abre essa porta".
Às 10h29, o avião perde altitude. Os controladores de voo estranham, tentam contato. Nenhuma resposta. Dentro da cabine, o alarme já dispara. Ainda segundo a transcrição do jornal Bild, a partir deste momento é possível ouvir pancadas na porta. O comandante, do lado de fora, grita: "Pelo amor de Deus, abre essa porta".
Às 10h35, um objeto pesado é usado para tentar abrir a cabine. O comandante se desespera: "Abre essa maldita porta!". Do lado de dentro, o gravador registra a respiração tranquila do copiloto. Às 10h40, o avião, a 700 quilômetros por hora, vai de encontro aos Alpes franceses.
Fonte: Bom Dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário