O Governo do Estado, por meio da secretaria das Cidades entregou 400 unidades habitacionais neste Sábado (27) no bairro José Walter, em Fortaleza. as unidades fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida Governo Federal.
Esta foi a entrega da segunda etapa do modulo 2 do residencial, que possui 1128 quais 400 foram entregues em Fevereiro. O agente financeiro é a Caixa e foram investidos R$ 347 milhões do Governo Federal.
As 400 familias beneficiadas receberão seus imóveis com estrutura de água e esgoto informa Secretaria das Cidades.
Rádio Os Informantes
sábado, 27 de junho de 2015
Brasil ( Ceara)
Atentado terrorista na França.
Um atentado terrorista cometido nesta Sexta-feira(26) contra uma usina de gás bem Saint-Quintin, deixou ao menos um morto, cuja cabeça decapitada foi encontrada no local com inscrições em árabe e mais duas ficarão feridas.
O homem decapitado foi identificado como empresario de Lyon, informa fontes da investigação. Ele seria o empregador do suposto atentado, que foi preso, de acordo com uma fonte próxima ao caso.
Três pessoas foram detidas entre elas o principal suspeito do crime, identificado como Yassim Salhi, de 35 anos e original de Saint-Preist, segundo o governo francês.
domingo, 14 de junho de 2015
Mundo.
Em campanha, Hillary tenta se 'reapresentar' a eleitores
Dois meses após o anúncio de sua pré-candidatura à Presidência dos EUA, Hillary Clinton fez neste sábado seu primeiro grande evento de campanha, em Nova York, prometendo governar para os "americanos comuns" e não apenas "para os que estão no topo".
© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 |
Ao seu lado estavam o marido, o ex-presidente Bill Clinton, e a filha Chelsea.
Um vídeo biográfico lançado na sexta-feira já deram o tom da campanha: Hillary é mostrada como alguém que lutou pelos direitos de mulheres e crianças, que tem origens de classe média e que, apesar de ter enriquecido e conquistado poder, ainda defende a causa dos mesmos "americanos comuns".
Hillary é favorita, entre os democratas, para disputar com o Partido Republicano as eleições presidenciais de 2016 e pode se tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.
Leia mais: A primeira candidata a presidente nos EUA, 143 anos antes de Hillary
Sua eleição também seria histórica por permitir um feito raro: seria o terceiro mandato consecutivo de um mesmo partido na Casa Branca (e, sem endossar a candidatura dela, o presidente Barack Obama deixou claro que fará o que puder para ajudar a elegê-la).
"O discurso (neste sábado) é uma oportunidade de apresentar a visão estratégica de sua candidatura, energizando os milhões que já a apoiam e formando a base por trás dela", diz Ellen Tauscher, congressista californiana em seu sétimo mandato e forte apoiadora de Hillary.
Aprovação
Mas Hillary tem desafios pela frente.
Polêmicas fartamente noticiadas sobre seu uso de um e-mail pessoal quando era secretária de Estado e o possível conflito de interesses quanto ao fluxo de dinheiro, de doadores estrangeiros, à Fundação Clinton (de seu marido) fizeram com que os índices de favoritismo da candidata caíssem abaixo de 50% - os mais baixos desde sua campanha presidencial prévia, em 2008.
Críticos diziam que ela não havia apresentado uma justificativa clara para sua candidatura e parecia um membro da realeza esperando a coroação - algo que a candidata tentou começar a mudar com o discurso deste sábado, visto como uma oportunidade de reapresentá-la ao público que já a acompanha há quatro décadas (primeiro como primeira-dama do Estado de Arkansas, depois dos EUA, senadora e secretária de Estado).
Leia mais: O desafio das mulheres visto por três das mais poderosas líderes do mundo
Só em seu cargo mais recente ela realmente conseguiu sair da sombra do marido.
Mas, ao contrário de Bill e de Obama, Hillary não é uma oradora natural e sempre evitou discursos altivos, preferindo falas mais práticas.
Neste sábado, ela não detalhou suas propostas - algo que seus assessores dizem que ocorrerá nas próximas semanas, em temas como economia, empregos e acesso à universidade -, mas discursou que "a democracia não pode ser só para bilionários e corporações".
Nos últimos dois meses, Hillary começou a abordar assuntos domésticos cruciais, como imigração, criminalidade e igualdade salarial às mulheres, mas também focou esforços em nichos-chave de eleitores, como latinos, afro-americanos e mulheres.
Primárias
Outro de seus vários desafios na campanha, além da tarefa de arrecadar mais de US$ 1 bilhão, será manter os eleitores e simpatizantes energizados durante as primárias, processo que pode ser tanto desgastante quanto uma mera formalidade - já que seu concorrente mais próximo, o senador socialista Bernie Sanders, está 50 pontos atrás dela.
"Precisamos pensar em como as primárias afetam a energia da base e como sustentar a empolgação (dos simpatizantes)", diz Tracy Sefl, que foi assessora-sênior de um comitê pró-Hillary e permanece próxima à campanha.
"Ainda estamos a 18 meses (do dia da eleição)", agrega.
E a falta de empolgação pode afetar o comparecimento eleitoral (já que o voto não é obrigatório). As consequências disso seriam sentidas também na votação de congressistas.
Muitos integrantes do Partido Democrata teriam preferido que sequer houvesse outros pré-candidatos do partido, para evitar as custosas primárias e concentrar as energias e recursos no enfrentamento ao Partido Republicano.
Outro assessor próximo a Hillary diz, porém, que a certeza de que ela será a escolhida também pode prejudicá-la. Ela, então, rapidamente saltou a entrada de rivais na corrida democrata e concordou em participar de seis debates do Comitê Nacional do partido durante as primárias.
O discurso de Hillary, dentro desse espírito, visa também dar estímulo aos simpatizantes.
Fonte: BBC Brasil
sábado, 13 de junho de 2015
Educação.
© Fornecido por Catraca Livre |
1. A escola se negou a matricular um estudante com deficiência
Recusar uma matrícula contraria o artigo 8º da Lei n. 7.853/89, mas, mesmo assim, pode ser que as escolas relutem em acolher uma criança, como vem relatando alguns pais e familiares. Os responsáveis pelo aluno devem ter tudo documentado: o pedido de matrícula, a recusa e o motivo desta recusa. Se o caso aconteceu em escola pública municipal, a denúncia pode ser feita junto à Secretaria Municipal de Educação; na estadual, à Secretaria Estadual de Educação. Nas unidades particulares, a denúncia pode ser feita na Secretaria Municipal ou Estadual, conforme a faixa de ensino do aluno.
Os responsáveis podem ainda fazer a denúncia em uma delegacia de polícia. É possível também recorrer à Justiça, e, neste caso, o advogado ou o defensor público pode lançar mão de alguns recursos, como impetrar mandado de segurança, propor uma ação de obrigação de fazer ou, ainda, no caso da Defensoria Pública, mover uma ação civil pública.
2. A escola privada cobrou uma taxa extra para o aluno com deficiência
Esta cobrança é uma imposição de empecilho, uma vez que as escolas privadas devem disponibilizar profissionais especializados, sem cobrar adicionais. O Poder Público, por sua vez, tem obrigação de promover a inclusão da pessoa com deficiência nas unidades de ensino, sem cobrar adicional algum por isso. Uma vez cobrada a taxa extra, os pais devem entrar em contato com a diretoria, requerendo, via protocolo, a não cobrança do valor. Caso haja recusa, ela deve ser feita também por escrito. Com a documentação em mãos, então, os responsáveis pelo aluno devem recorrer à Secretaria de Educação e, depois, ao Judiciário, se for o caso.
3. O que fazer caso o aluno tenha sido desligado da escola arbitrariamente?
Assim como a recusa da matrícula, o desligamento arbitrário é crime que fere o artigo 8º da Lei n. 7.853/89. Os responsáveis pelo aluno devem entrar em contato com a diretoria da escola com um protocolo – que pode servir como prova – requerendo a justificativa para o desligamento e mostrando a ilegalidade da conduta. Caso haja recusa, ela também precisa ser por escrito. Com a documentação em mãos, os responsáveis podem recorrer à Secretaria Municipal ou Estadual de Educação e até ao Judiciário.
4. O que fazer se aluno sofreu discriminação pelos funcionários da escola?
As agressões podem ser verbais, com palavras ofensivas, piadas ou comentários desrespeitosos, e até mesmo físicas. Em qualquer desses casos, os responsáveis devem levar o problema à direção da escola, para que tome as medidas cabíveis. Os responsáveis pelo aluno devem saber que o preconceito contra deficientes é previsto no parágrafo 3º do artigo 140 do Código Penal. O caso pode ser denunciado à Delegacia, via boletim de ocorrência.
Fonte: Catraca Livre
Economia.
Expectativa é de que no fim do ano a inflação já comece a cair, diz Levy
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou neste sábado, 13, que o governo tem trabalhado para que a inflação convirja à meta de 4,5% em 2016. Mas, para que esse objetivo seja cumprido, o ritmo de alta de preços no início do ano que vem tem de ser mais brando do que no início deste ano.
© Fornecido por Notícias ao Minuto |
O patamar de inflação a que se chegará no início de 2016, porém, vai depender da política monetária e de outros fatores, afirmou Levy.
Sobre a situação da Grécia, o ministro afirmou esperar que "tudo se resolva da melhor maneira possível". "Mas a gente está preparado para qualquer circunstância", garantiu. "Temos confiança de que as coisas vão ter um encaminhamento que reflita o desejo e as possibilidades da Grécia", acrescentou.
Após o desencontro de informações entre o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e Levy sobre uma nova CPMF, o titular da Fazenda esclareceu que o foco agora é a votação do Projeto de Lei 863/2015, que reduz a desoneração da folha de pagamento para as empresas. "Temos que diminuir a renúncia fiscal sobre a folha de pagamento. Temos que votar o PL como mandamos", disse Levy. "O projeto é muito importante para dar saúde, dar longevidade à nossa Previdência Social", acrescentou o ministro.
Ao final da entrevista, Levy foi saudado por um hóspede do hotel onde ocorria o evento, em Copacabana, na zona sul do Rio. "Ministro, parabéns pelo trabalho, força aí", disse. Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: Notícias ao Minuto
Politica.
Dilma defende ajuste fiscal e diz que Brasil não está doente
A presidente Dilma Rousseff concedeu uma entrevista ao Programa do Jô, da Rede Globo, que foi transmitida na madrugada de sábado (13). Entre os assuntos abordados, Dilma defendeu o ajuste fiscal e, também, a manutenção dos programas sociais do governo. O programa foi gravado na sexta-feira (12), no Palácio da Alvorada, em Brasília, segundo informações do UOL.
© Fornecido por Notícias ao Minuto |
Ela admitiu que o Brasil “está momentaneamente em problemas e dificuldades, não estruturalmente doente; por isso, simultaneamente ao ajuste fiscal, precisamos fazer investimentos em infraestrutura e manter os investimentos nos programas sociais”.
O tom da conversa foi ameno – mesmo quando o apresentador a questionou sobre assuntos como inflação e promessas de campanha. "Estou entrando no sexto mês de mandato. É muito difícil dizer que não cumpri minhas promessas porque tenho ainda um mandato inteiro para cumpri-las", disse.
Já sobre a crise econômica que o Brasil enfrenta, a presidente defendeu o pacote de ajuste fiscal – que cortou aproximadamente R$ 79 bilhões no orçamento da União. "O mundo está no sétimo ano da crise e tanto os Estados Unidos quanto a China não saíram da crise. Nós temos utilizado tudo o que podíamos, como o orçamento da União, que bancou redução de impostos contra cortes em empregos e salários desde 2009; esgotamos tudo o que podíamos, mas a crise durou mais que esperávamos", explicou.
Porém, a presidente se mostrou confiante de que o governo espera melhora na inflação até o final do ano: "As avaliações do mercado apontam para queda no índice nos próximos meses"
Outro tema abordado na entrevista foi a Petrobas, onde Dilma disse que são extraídos 800 mil barris (aprox. 127 milhões de litros) de óleo por dia do pré-sal. Ela ainda defendeu a estatal, que encontra-se sob investigação na operação Lava Jato.
Jô Soares comentou sobre a fama de ‘pavio curto’ de Dilma, dizendo que os comentários poderiam ser machistas, já que não se estranha que um homem tenha as mesmas características que ela. Sem deixar claro se havia ou não ironia no comentário, a presidente exclamou: "Sou uma mulher dura no meio de homens meigos".
Ao final, Jô Soares brincou, deixando claro que, diferente das entrevistas de Dilma ao longo da campanha eleitoral do ano passado, essa era uma conversa bem-humorada. "Quero agradecer imensamente à presidente Dilma Rousseff, e espero que tenha sido bom para você também, pois hoje é o Dia dos Namorados e, afinal de contas, temos de sair ambos muito satisfeitos".
"Muito satisfeitos", foi a resposta da presidente.
Fonte: Notícias ao Minuto
sábado, 6 de junho de 2015
Mundo.
Operação resgata mais de 2 mil imigrantes no Mar Mediterrâneo
Mais de 2 mil migrantes foram resgatados de cinco barcos de madeira no Mar Mediterrâneo neste sábado (6), enquanto sete outros navios foram avistados, afirmaram a guarda costeira da Itália e a fundação Migrant Offshore Aid Station (MOAS). Em andamento, a operação pode localizar outras pessoas à deriva.
Imagem da Internet |
"A MOAS participou do resgate de cerca de 2 mil pessoas, junto com navios da Itália, Reino Unido e Alemanha”, afirmou o grupo em uma mensagem publicada no Twitter. Os migrantes foram encontrados em barcos de pesca feitos de madeira no Mediterrâneo, próximos à costa da Líbia.
“Nós temos muitos ativos trabalhando”, afirmou um porta-voz da guarda costeira italiana à agência Reuters.
A Marinha da Alemanha despachou dois navios para auxiliar na missão, segundo um porta-voz alemão para as operações citado pela rede “CNN”. Um deles resgatou 301 migrantes. Já a Marinha do Reino Unido enviou o navio HMS Bulwark, afirmou o Ministério da Defesa britânico.
A proporção da embarcação dá o tom do tamanho da operação, já que o HMS possui dois helicópteros a bordo. O navio foi enviado para um local no Mediterrâneo onde acreditava-se haver 17 botes.
A MOAS, uma organização que opera em conjunto com os Médicos Sem Fronteira, informou que seu navio resgatou 372 indivíduos vindos da Eritreia. Já a Itália comunicou que seus navios tentavam remover 560 pessoas de botes.
Os conflitos crescentes na Líbia, ponto de onde partem as principais rotas para a Europa, abrem caminho para contrabandistas transportarem pessoas por quantias equivalentes a 80 mil euros, segundo uma investigação em curso na Justiça italiana apontada pela Reuters.
Durante os cinco meses deste ano, houve 46,5 mil desembarques na Itália, um aumento de 12% sobre o mesmo período de 2014, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O governo da Itália projeta que serão 200 mil em 2015, acima dos 170 mil registrados no ano passado.
Fonte: G1.com.br
Mundo.
Exército de Mianmar liberta 51 crianças soldados
O exército de Mianmar libertou 51 crianças e jovens que foram engajados em suas fileiras quando eram menores de idade, anunciou nesta sexta-feira a ONU, o mais recente exemplo dos esforços da junta militar de abrir mão das crianças soldados.
© Fornecido por AFP |
"Saudamos a libertação das crianças, incluindo aquelas que tinham sido acusadas de deserção", disse Renata Lok-Dessallien, coordenadora da ONU em Mianmar.
Este ano, 93 crianças e jovens foram reintegrados à vida civil.
No total, 646 crianças e jovens com menos de 18 anos se beneficiaram do acordo assinado em junho de 2012 com a ONU, para impedir o recrutamento de crianças e para a sua integração na vida civil.
Não há dados confiáveis sobre o número de crianças ainda inscritas no poderoso exército birmanês, que ainda é acusado de violações dos direitos humanos.
Vários grupos rebeldes de minorias étnicas, que iniciaram as negociações de paz com o governo para acabar com décadas de conflito, também são acusados de usar crianças como soldados.
Fonte: AFP
Educação: ENEM 2015
Inscrição para Enem termina com 7,8 milhões de candidatos
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terminaram nesta sexta-feira (5) com ao menos 7,8 milhões de candidatos, segundo balanço feito até as 20 horas e divulgado no site do Ministério da Educação (MEC).
© Fornecido por Notícias ao Minuto |
O prazo expirou às 23h59. Já o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 63, deve ser feito até as 21h59 da próxima quarta-feira (10). Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes, ainda de acordo com o MEC.
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova, diz o MEC, é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Com informações do Estadão Conteúdo.
sexta-feira, 5 de junho de 2015
EDUCAÇÃO: ENEM 2015
A poucas horas do fim do prazo, Enem 2015 tem 6,7 milhões de inscritos
A poucas horas do fim do prazo, a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 6,75 milhões de inscrições. O balanço parcial, com dados até as 10 horas desta sexta-feira (5), foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O prazo para se inscrever termina às 23h59 tambéem desta sexta.
Imagem da Internet. |
Os candidatos devem fazer sua inscrição nosite do exame. Caso o estudante tenha algum problema, ele deve ligar no 0800 616161.
Lentidão no site
O grande número de acessos deixou a página do Enem instável. Com a falha, estudantes madrugaram para fazer a inscrição.
O grande número de acessos deixou a página do Enem instável. Com a falha, estudantes madrugaram para fazer a inscrição.
Na quarta-feira (27), o Inep informou que o sistema estava instável por causa dos acessos concentrados entre 8h e 19h. Nas redes sociais, o instituto sugeriu que os alunos façam a inscrição em horários alternativos.
PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO DO ENEM
Neste ano, as inscrições do Enem abriram nesta segunda (25) e vão até 5 de junho. Há algumas novidades no processo de inscrição, principalmente em relação a medidas de segurança do sistema informatizado.
Neste ano, as inscrições do Enem abriram nesta segunda (25) e vão até 5 de junho. Há algumas novidades no processo de inscrição, principalmente em relação a medidas de segurança do sistema informatizado.
Veja abaixo todos os detalhes para se inscrever:
Dia Mundial do Meio Ambiente
Pão de Açúcar tem mutirão no Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (5), terá diversas atividades no Rio, seja nas ruas, nos parques ou no Bondinho do Pão de Açúcar, um dos maiores pontos turísticos da cidade.
(Foto: Divulgação/Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar) |
A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o bondinho e as atrações de um dos pontos turísticos mais bonitos do Rio de Janeiro, fará às 9h um mutirão para plantar 50 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, doadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, nas áreas verdes dos morros do Pão de Açúcar e da Urca. O mutirão contará com a participação de aproximadamente 40 pessoas.
Já a Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, em parceria com o Instituto Invepar e a Comlurb, distribuirá cinco mil marcadores de livros para os usuários com mensagem voltada para o tema nesta sexta.
Na segunda-feira (8), das 10h às 17h, na praça do pedágio, 14 garis exibirão mensagens educativas para os motoristas que passarem pelas cabines.
Na segunda-feira (8), das 10h às 17h, na praça do pedágio, 14 garis exibirão mensagens educativas para os motoristas que passarem pelas cabines.
Atividades nos parques
Nesta sexta, a equipe do Parque Estadual do Desengano, que tem sede em Santa Maria Madalena, vai estar em Campos, na Associação Quilombola do Aleluia, para um dia de atividades abertas ao público: slackline ecológico, oficinas de observação de aves, brincando com gaiolas e mapa social e trilha com cachoeiras e caça ao tesouro.
Nesta sexta, a equipe do Parque Estadual do Desengano, que tem sede em Santa Maria Madalena, vai estar em Campos, na Associação Quilombola do Aleluia, para um dia de atividades abertas ao público: slackline ecológico, oficinas de observação de aves, brincando com gaiolas e mapa social e trilha com cachoeiras e caça ao tesouro.
Também nesta sexta,, o Parque Estadual da Ilha Grande, em Angra dos Reis, promove a exibição do filme "O veneno está na mesa", às 15h, na sede da unidade, na Vila do Abrahão.
O Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana, fará uma caminhada pelo Circuito Jequitibá, onde se encontra um exemplar milenar de jequitibá, que é uma das principais atrações da unidade. Início às 9h, com ponto de encontro na sede do parque, em Cachoeiras de Macacu.
Em Niterói, o Parque Estadual da Serra da Tiririca promove uma atividade comunitária no sábado (6), a partir de 8h30, em Várzea das Moças, na Rua Marino Nunes Vieira, próximo ao número 12. A equipe do parque vai tirar dúvidas de moradores e informar sobre questões ambientais.
Fonte: G1.com.br
Economia.
HSBC paga multa de US$ 40 milhões e encerra caso Swissleaks
ZURIQUE - Sem admitir culpa, o HSBC paga às autoridades de Genebra uma multa de US$ 40 milhões para encerrar uma investigação sobre supostos crimes de lavagem de dinheiro. Pelo acordo, nenhum processo criminal seria aberto e ninguém será preso. O valor da multa é equivalente a 0,4% do valor de mercado do banco.
Imagem da Internet |
Em fevereiro, a Justiça suíça abriu uma investigação por lavagem de dinheiro contra o banco HSBC e policiais fizeram uma operação de busca e apreensão na sede e em diversos escritórios da instituição em Genebra. O processo foi aberto depois que uma rede de jornais revelou que o banco havia ajudado 100 mil clientes de todo o mundo a abrir contas na Suíça e fugir do controle de seus países.
Mais de 8,7 mil contas têm uma relação com clientes brasileiros, entre eles ex-funcionários da Petrobrás. Em fevereiro, a polícia de Genebra indicou que fez uma operação de busca e apreensão no banco para coletar dados, computador e documentos. A acusação era de "lavagem de dinheiro agravado".
O procurador-geral de Genebra, Olivier Jornot, explicou que as investigações apontaram para um "déficit organizacional na luta contra a lavagem de dinheiro". Quatro denúncias foram apresentadas e o MP local conseguiu avançar em duas delas. Mas um acordo foi estabelecido.
"Chegamos a um entendimento com o banco para que pague 40 milhões de francos para Genebra por prejuízos causados", explicou. "A cifra foi calculada com base nos benefícios indevidos pelas operações julgadas mais litigiosas", indicou. Jornot indicou que o valor da multa é "o maior da história" em Genebra.
Mas ele alertou que o crime "demonstra a debilidade da lei na Suíça sobre a entrada de fundos de origem criminosa". "É fácil dizer à Justiça para que investigue. Mas o problema é que a lei não castiga intermediários que aceitam fundos de origem duvidosa".
Além de Genebra, Bélgica, França e Argentina também abriram processos contra o banco por lavagem de dinheiro.
Segundo o vice-procurador de Genebra, Yves Bertossa, ficou claro pelas investigação que os funcionários do banco não identificaram de forma adequada a procedência dos fundos. Eles também não exigiram a obrigação de esclarecer situações de risco.
Para a Justiça de Genebra, o banco ainda mostrou sua " incapacidade para detectar transações suspeitas ".
Depoimentos - A Justiça de Genebra indicou que chamou funcionários e banqueiros do HSBC a prestar depoimento. Alguns deles são suspeitos de terem ajudado clientes a cometer "atos de lavagem" ou de ter participado desses crimes.
O escândalo que ficou conhecido como Swissleaks expôs não apenas o HSBC, mas todo o sistema financeiro suíço que, por décadas, ajudou clientes de todo o mundo a trazer suas fortunas para Genebra e Zurique.
Com as revelações, as autoridades suíças passaram a ser questionada sobre seu silêncio diante das acusações. O banco HSBC, por exemplo, insiste que essas acusações "fazem parte do passado" e que a instituição passou por uma transformação desde 2007.
Entre os clientes destacados pelas revelações estão criminosos, traficantes de drogas e armas, ditadores, nobrezas, cantores e esportistas.
Fonte: Estadão
Saúde.
Campanha de vacinação contra a gripe termina hoje em todo o país
A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros considerados mais vulneráveis à doença.
Imagem da Internet. |
Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 68,5% das pessoas indicadas haviam sido imunizadas até a última terça-feira (2). O único grupo que atingiu a meta, até o momento, é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que alcançaram índice de cobertura de 88%.
Devem receber a dose crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, presos e funcionários do sistema prisional.
Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.
Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, a orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Editor Denise GriesingerFonte: Agência Brasil
quinta-feira, 4 de junho de 2015
FIFA: Blatter
Blatter pagou 5 milhões de euros para Irlanda não processar a Fifa
A prisão de cartolas em Zurique e a renúncia de Joseph Blatter do comando da Fifa destapou uma série de escândalos e ameaças. Ontem, acusado de receber propinas, o vice-presidente da Fifa, Jack Warner, acusou Blatter e prometeu revelar um "avalanche" de escândalos. Enquanto isso, a Irlanda admitiu que Blatter os pagou 5 milhões de euros para dar um ponto final à crise aberta depois da eliminação da seleção para a Copa de 2010 por um gol irregular.
(Foto: visaonacional.com.br) |
Mas a pressão por sua demissão imediata é grande. "Tirei as luvas. Não há mais como voltar atrás. Com 72 anos, não vou me calar", declarou Warner. Ele foi detido na semana passada à pedido do FBI. Mas acabou sendo solto por sua polícia local de Trinidad e Tobago, que aceitou o argumento de que ele estava com "problemas de saúde". Durante a noite, em uma entrevista a uma televisão de seu país, ele garante que não vai ser condenado sozinho. Warner informou que produziu documentos, e-mails e até cheques.
"Não vou mais manter segredos daquelas pessoas que tentam destruir a imagem desse país (Trinidad e Tobago)", disse. Warner ainda afirmou que "teme" por sua vida e que os documentos foram entregues a diferentes pessoas. "Nem mesmo a morte vai parar essa avalanche", declarou.
Ele deixa claro que Blatter estará implicado em suas denúncias. O cartola suíço surpreendeu o mundo no início da semana ao anunciar sua renúncia. "Blatter sabe por que caiu. E se tem uma pessoa que sabe o motivo, essa pessoa sou eu", declarou.
"Vou emprestar meu conhecimento sobre as transações vitais da Fifa, inclusive de Sepp Blatter", disse Warner. "Estive lá por 30 anos. Eu estava próximo de Blatter e o disse, em 2011, que ele deveria deixar a Fifa", contou.Seu ataque ocorreu horas depois que o Departamento de Justiça dos EUA publicou a confissão de um aliado de Warner, Chuck Blazer. No documento, ele confessa que recebeu propinas para as Copas de 1998 e 2010.
IRLANDAOutro terremoto que a Fifa passou a viver se refere à Copa do Mundo. Ontem, foi revelado que Blatter pagou 5 milhões de euros para a Irlanda para dar um ponto final à crise aberta pela desclassificação da seleção para a Copa de 2010. Os irlandeses ficaram de fora do Mundial depois de um gol irregular da França nas Eliminatórias, em 2009.Naquele momento, a mão usada por Thierry Henry se transformou em um escândalo. Mas o que ninguém sabia é que, para acabar com a crise, Blatter enviou um cheque de 5 milhões de euros para a Federação Irlandesa para que um processo na Justiça não fosse apresentado. O gol tirou a Irlanda do Mundial.
Fonte: http://www.estadao.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)