Rádio Os Informantes

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Aniversário da Lei Maria da Penha

Mulheres realizam passeata para comemorar aniversário da Lei Maria da Penha

Rio - Dezenas de mulheres participaram nesta sexta-feira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, de passeata em comemoração aos nove anos da Lei Maria da Penha. Organizada pela prefeitura a marcha teve o lema: “Em briga de marido e mulher Nova Iguaçu mete a colher”.

Foto:  Divulgação

“Queremos dizer com essa campanha que a mulher de Nova Iguaçu não está sozinha. A violência existe, mas ela precisa ser registrada por quem sofre”, afirma a Secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), 9.166 casos de violência contra mulheres iguaçuanas foram registrados nos últimos 12 meses. “Nós temos acompanhado os dados que acusam o aumento muito grande da violência na Baixada Fluminense”, explicou Cristina Quaresma.



Vítima de violência doméstica e sexual, Janaina de Sousa Monteiro, 53, conta a importância de quebrar o silêncio e procurar a ajuda do poder público. que o atendimento recebido teve em sua vida. “Nova Iguaçu oferece um atendimento humanizado para as mulheres. Graças a esse acompanhamento, sou agora educadora social. Essa assistência me tornou a mulher que sou hoje”, diz emocionada.

Também na sexta-feira, a Polícia Civil realizou uma megaoperação na capital, Baixada Fluminense e interior do Estado. Foram cumpridos 65 mandados de prisão contra homens acusados de agressão e violência sexual e doméstica contra as mulheres.

Crimes de estupro contra menores de 14 anos, considerados vulneráveis são tratados com penas mais duras pelo Código Penal brasileiro. Os agressores podem pegar de oito a 15 anos de prisão, de acordo com o artigo 217-A, podendo esta pena variar entre 10 e 20 anos caso a agressão resulte em lesões corporais graves. Em casos de morte da vítima, a pena pode chegar a 30 anos de cadeia.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário