Com Raikkonen de ultramacios, Ferrari encerra 1ª semana de testes na ponta em Barcelona. McLaren quebra e pouco anda
A Ferrari voltou a encabeçar a tabela de tempos da F1 em Barcelona. Em um dia marcado por problemas da McLaren e um acidente com o novato Rio Haryanto, da Manor, a equipe vermelha se manteve no comandou das atividades na Catalunha, na última sessão da primeira semana dos testes coletivos da pré-temporada 2016. E, nesta quinta-feira (25), Kimi Räikkönen foi quem conduziu novamente a nova SF16-H e, mais uma vez, teve o complemento da programação ferrarista comprometido devido a uma falha mecânica.Räikkönen iniciou os trabalhos de maneira cautelosa, ainda usando os pneus médios e fazendo longos stints. Já perto do fim da manhã, o time italiano decidiu mandar o nórdico à pista com os compostos macios e aí a liderança veio facilmente. Mas ainda não era o bastante. Kimi queria andar também com os ultramacios.Com a Ferrari equipada com os compostos ‘roxos’, o campeão de 2007 pulverizou sua própria marca e se estabeleceu de vez na ponta da classificação em Montmeló. Räikkönen virou 1min23s477 pouco antes da pausa do almoço, depois de completar 78 voltas. Interessante perceber que o tempo registrado por Kimi foi 0s6 mais lento que o de Sebastian Vettel, na terça-feira, quando o alemão também andou com os ultramacios. Só que a marca do alemão foi somente 0s3 mais veloz que a de Nico Hülkenberg, registrada na quarta com os compostos supermacios.O período vespertino, porém, foi menos trabalhoso para o dono do carro #7. Por conta de um problema no radiador, Räikkönen ficou boa parte da tarde nas garagens e só foi capaz de retomar os trabalhos na hora final das atividades. Mesmo assim, manteve a liderança na folha de tempos. De novo a bordo do RB12, Daniil Kvyat colocou a Red Bull na segunda posição da tabela. Assim como o piloto da Ferrari, o jovem russo pulou para frente ajudado pelos rápidos pneus ultramacios. Foi o primeiro contato de Kvyat com os novos compostos da Pirelli. Só que a diferença para os rivais italianos ficou em 0s816. Ainda assim, Daniil conseguiu apresentar um ritmo bastante decente durante todo o dia – alternando também stints com pneus médios, macios e supermacios –, completando 85 voltas. O foco, claro, esteve também na confiabilidade.A Force India colocou novamente o piloto de desenvolvimento Alfonso Celis para andar nesta quinta. E, uma vez mais, a equipe indiana surpreendeu, mostrando consistência e velocidade. O jovem ainda subiu na tabela na parte final do dia, quando deixou os boxes com os pneus supermacios e virou 1min24s840, para saltar para uma expressiva terceira colocação da tabela. Kevin Magunussen e a Renault tiveram mais um dia produtivo nesta quinta-feira em Barcelona. O dinamarquês permaneceu na segunda colocação por boa parte da sessão, mas acabou sendo superado por Kvyat, que andou muito com os ultramacios, e Celis, que saiu com os compostos vermelhos no fim. O melhor tempo de Magnussen veio em cima dos macios ainda pela manhã, o que o garantiu no top-4. Max Verstappen surgiu logo atrás, em quinto com a Toro Rosso. O jovem holandês de novo dedicou o dia à quilometragem com o STR11 e percorreu ao todo 110 voltas, sendo que seu melhor tempo foi 1s9 mais lento que o líder, só que em cima dos pneus médios da Pirelli. Felipe Nasr, mais uma vez, andando com o C34 cumpriu um extenso programa técnico com a Sauber. O brasileiro fechou o dia com a sexta colocação, com a marca de 1min26s053, registrada usando os compostos macios desta vez.
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