Rádio Os Informantes

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Mitos e verdades sobre o valor nutritivo do ovo.

Nos últimos tempos podemos notar a preocupação de uma parte das pessoas em cuidar da saúde, pois temos sidos acometidos de várias doenças desenvolvidas com o passar do tempo pela nossa má alimentação e sequencia de atitudes erradas ao decorre das nossas vidas. Porém para isso é importante nós mantemos informados sobre as funções e propriedades presentes nos alimentos que comemos, já que muitas vezes somos influenciados a seguir determinados padrões simplesmente pelo fato de que alguém aderiu como certo e nós passou isso. O acompanhamento de uma profissional é necessário e indispensável.

  • Um dos alimentos mais usados em dieta é ovo, porém este alimento carrega consigo várias contradições e mitos em relação ai seu valor nutritivo, então neste post por meio de pesquisas tentaremos fazer uma síntese sobre algumas características deste alimento. 
Resultado de imagem para composição estrutural do ovo
Fonte (terror 619).

Gema do ovo é rica em gorduras , ácidos graxos, saturados e monoisaturados, ácidos poliinsaturados, colesterol, fósforo, potássio, sódio, vitamina A e D, riboflaviana e niacina. Considerada como uma vilã da alimentação por carregar á afirmativa que é uma das principais causadoras de Colesterol, mas estudos revelam que não funciona bem neste caminho. Emboras ela seja rica em gorduras e colesterol, o nosso corpo consegue controlar os níveis nele presente, portanto a baixa ingestão faz com que ele produza mais, ou vice-versa. Sendo assim hereditariedade, estresse e obesidade oferecem muito mais riscos ao coração do que o colesterol vindo da dieta, porém o controle e o balanceamento é primordial e a ingestão de fibras também ajuda.
Colesterol tem sua função no corpo, sendo um contribuinte na fabricação de testosterona no corpo, construção da parede celular e produção de vitamina D. A ingestão do ovo completo pelo menos 3 vezes por semana cozido faz muitos bem, pois seus nutrientes agiram em verias partes do corpo.

Clara do ovo não possui tantos nutrientes como a gema, mas é nela que se encontra a maior parte das proteínas. Vemos com frequência pessoas consumindo apenas a ela cozida por acreditarem que ela é mais nutritiva e saudável em partes estar afirmativa é verdadeira em outras não. Realmente é nessa parte do ovo que encontra-se a maior parte proteica, sendo que mais da metade estar na Clara. Porém para que isto possa ser absorvido pelo corpo é necessário  absorção crua, pois ao submeter ao processo de cozimento ocorre a desnaturação das proteínas e enzimas, ou seja eles passam por uma modificação em sua estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário