Rádio Os Informantes

terça-feira, 29 de novembro de 2016

O fim de uma aproximação histórica? Trup ameaça pôr fim ao acordo de reaproximação com Cuba.

Nesta Segunda-feira (28-11-16), Donald Trup eleito como o mais novo presidente americano, ameaçou acabar com o processo de reaproximação entre a potência americana e Cuba,fato histórico acontecido no mandato passado do ex-presidente Barack Obama.

Para o atual presidente, Havana deverá permitir termos de direitos humanos e da abertura da sua economia. "Se Cuba não estiver disposta a alcançar um melhor acordo para o povo cubano, para os cubanos-americanos e os Estados Unidos como um todo, porei fim ao acordo.", escreveu ele em sua conta no Twitter.

Colocando em xeque uma aproximação feita apos décadas de inimizade, Trup faz tal ameça dois dias depois do falecimento de Fidel Castro, um dos opositores á influência americana na ilha. Sendo que o mesmo já havia se referido a Fidel como: "ditador brutal que oprimiu seu próprio povo por quase seis décadas.".

Em comício da cidade de Miami o Donald já havia anunciado que pretendia reverter algumas atitudes feitas por Obama em relação a Cuba, contudo voltaria atras em sua decisão se a mesma começasse a reconhecer "liberdade religiosa e política", e a "libertar prisioneiros políticos". Segundo o chefe de gabinete do presidente, Reince Priebes, ele estar disposto a reverter atitudes normalizadas por o ex-presidente.

Demonstrando uma postura oposta ou do presidente, Obama optou por um tom mais cordial e de reconciliação ou mostrar-se solidário a família enlutada, deixando uma mensagem de condolências a mesma. Onde nela dizia:"Obama se declarou “solidário” ao “povo cubano”: hoje, oferecemos condolências à família de Fidel Castro, e nossos pensamentos e orações estão com o povo cubano. Nos próximos dias, eles vão recordar o passado e também olhar para o futuro. Como eles, o povo cubano deve saber que eles têm um amigo e parceiro nos Estados Unidos da América.".

  • Será que a atitude de Donald não pode ser vista como um retrocesso na historia? Um briga ideológica que perdura desde a Guerra Fria, quando tivemos a aliança de Cuba a antiga União Soviética, atual Russia, contra os Estados Unidos, atual potência mundial, uma lutra que quase termina em desastre nuclear. Durante muito tempo uma reaproximação era vista como impossível, mas foi mesmo assim que algo extraordinário aconteceu; as inimigas iniciam um processo de aproximação gradativa e compassiva, já que as mesmas ainda assim compactuam de ideias adversar, Portanto força um modelo se dobrar a outro ou força uma mudança brusca e radical de algo consistente é perigoso, pois não é somente um modelo que estar mudando, mais uma politica, uma administração, um modelo de vida e etc. Entre o fogo cruzado de dois paises estão o povo e a possibilidade de uma velha rixa passar a existir novamente com muito mais força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário