Rádio Os Informantes

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PRECONCEITO.



   Não é só o João que tem que passar por isso. Milhares de outras pessoas também precisam conviver com isso.

   O preconceito nada mais é que uma postura ou pensamento pré-concebido contra tudo aquilo que foge dos "padrões" alienados de uma sociedade. E pode ser desde você olhar para uma pessoa e pensar algo maldoso, até machucar, ofender, e até mesmo matar uma pessoa por um motivo totalmente banal. 

   Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

   Mas, qual é a lógica de um preconceituoso? Talvez seja só porque você é: negro, rico, pobre, sem cultura, bonito, feio, gay, magro, gordo, alto, baixo, tem uma certa doença, é nordestino, católico, ortodoxo, gosta de funk ou rock que você é abominável, ou errado por ser o que você, muitas vezes já nasceu sendo. 

   Ninguém escolhe se quer nascer negro ou branco, a pessoa só nasce. Mas, ninguém nasce sendo preconceituoso, isso você aprende ao longo de sua vida, principalmente na infância, quando o seu caráter está sendo formando. A cor da pele, orientação sexual, região em que nasce, saúde e sexo não são uma opções, ser preconceituoso, é. Assim como respeitar o próximo independendo de coisas que não fazer parte do verdadeiro caráter dele também é.

   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário