Rádio Os Informantes

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Esporte

Ceará é campeão da Copa do Nordeste 2015

   Primeiro jogo

   Após os 60 jogos da "Lampions League", chega o primeiro jogo da final, que foi decidida entre Ceará Sporting Club e Esporte Clube Bahia. No primeiro tempo nada, mas no segundo o Vovô (Ceará) fez o primeiro e único gol da partida. Assim o confronto inicial terminou com o Ceará com vantagem de ganhar ou empatar, para levar a taça, pela vitória de 1 a 0 na Arena Fonte Nova.

   Segundo jogo

  Na Arena Castelão aproximadamente 64 000 pessoas estavam presentes na grande final. Após o atraso da entrada do Tricolor, o jogo começa e, logo aos 15 minutos, Charles faz o primeiro gol do Ceará, encerrando o primeiro tempo com a vantagem de 2 gols. No segundo tempo, aos 6 minutos, outro gol, dessa vez do Gilvan: 2 a 0. O Bahia precisava 3 gols para levantar a taça, mas só fez um gol, aos 43', quando Biancucchi aproveita a falha do goleiro. Então acaba o jogo por 2 a 1 (agregado 3 a 1), e o Ceará é campeão em casa e invicto, da Copa do Nordeste.

Educação.

Confronto entre PM e professores no PR deixa cerca de 200 feridos
CURITIBA - Um confronto entre a Polícia Militar e professores em Curitiba na tarde desta quarta-feira, 29, deixou 180 pessoas (a maioria professores) feridas, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quinze delas permanecem hospitalizadas, com ferimentos graves. A prefeitura de Curitiba fala em 200 feridos no total. Os ativistas estavam nas proximidades da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para acompanhar votação do projeto que autoriza o governo estadual a mexer no fundo de previdência dos servidores do Estado. 
Confrontos entre a PM e professores no Paraná deixam feridos 
© Fornecido por Estadão
A Tropa de Choque fazia um cerco ao prédio Alep, quando o conflito começou e os manifestantes foram agredidos. Um dos líderes sindicais ligado aos professores disse que o projeto seria votado, independentemente dos protestos contrários e, então, a PM teria avançado em direção aos manifestantes. Tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo foram lançados. Lideranças que estavam sobre um caminhão, no Centro Cívico, passaram a pedir ambulâncias para cuidar das pessoas feridas.
A PM informou que 17 policiais foram presos por se recusarem  a participar do cerco aos  professores. A Alep alegava ter recebido uma liminar da Justiça que garantia o veto a entrada de pessoas  para acompanhar a votação.
Um professor identificado como Davi disse que levou três tiros de bala de borracha e outras pessoas, segundo ele, chegaram a levar até seis de tiros. Os feridos foram levados para o subsolo do prédio da Prefeitura de Curitiba, que foi transformado em uma espécie de "ambulatório".
Entre os feridos estão também o cinegrafista Rafael Passos da CATVE, que foi atingido por uma bala de borracha, e um cinegrafista da Band, atacado por cachorros dos policiais. O comando da polícia informou que 20 soldados se feriram e dez pessoas foram detidas, sendo sete líderes sindicais ligados aos professores.
Fonte: 

Politica

Deputado parabeniza Indonésia por execução de brasileiro
Um dia depois de o brasileiro Rodrigo Gularte, condenado por tráfico de drogas, ter sido executado, o deputado Major Olímpio (PDT-SP) parabenizou o governo indonésio pelo cumprimento da pena.
© Fornecido por Notícias ao Minuto
"Ninguém comemora a morte, mas é um traste a menos na humanidade. E que outros países, inclusive o nosso, não perdessem o tempo em reprimendas em relação a país que tomam atitude", afirmou o deputado paulista.
Olímpio, que é integrante da Bancada da Segurança Pública, também conhecida como bancada da bala, criticou os esforços brasileiros para tentar evitar a execução. "Quero cumprimentar o governo da Indonésia na pessoa do seu presidente, o Joko, por manter a postura firme e não ter cedido a apelos em relação à execução de criminosos hediondos, principalmente traficantes".
Gularte foi o segundo brasileiro executado na Indonésia por tráfico de drogas. Antes dele, em janeiro deste ano, o instrutor de paraquedismo Marco Asher foi fuzilado. "Traficantes são pessoas que comercializam a morte. Fazem isso no nosso País o tempo todo levando a morte a milhares de jovens brasileiros", disse Olímpio.
Pouco antes de Olímpio, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), da bancada evangélica, também comentou a pena imposta a Gularte. Para ele, se o brasileiro tivesse "se encontrado com Deus" antes, não teria de pagar esse "preço muito caro". "No corredor da morte ele se encontrou com Deus. E se seu corpo foi perdido, pelo menos sua alma está salva no céu. E que seja ele exemplo para todos os demais jovens", disse Feliciano. Com informações do Estadão Conteúdo.

Nepal

Bebê é resgatado após ficar mais de 20 horas soterrado no Nepal
Um bebê foi resgatado depois de ficar soterrado cerca de 22 horas sob os escombros de uma construção no Nepal depois de o local ter sido atingido pelo terremoto do último sábado.
Segundo informações da agência CNN, o menino, de apenas 4 meses, passa bem.
<p>O sismo de magnitude 7,8 graus na escala Richter que devastou o país asiático.</p>
© Fornecido por Notícias ao Minuto
O site local Kathmandu Today informou que o resgate foi feito por militares, que já tinha haviam deixado o local por não acreditarem na existência de sobreviventes no local. Contudo, horas depois, choros do bebê foram ouvidos e o trabalho recomeçaram.
O site divulgou fotografias que mostram o momento da ação. Ainda não há informações sobre familiares do bebê. O sismo de magnitude 7,8 graus na escala Richter que devastou o Nepal. O trabalho de resgate ainda acontece em diversas áreas do país.
Fonte: 

Greve de Professores no Paraná.

Lula se solidariza com professores do Paraná
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para se manifestar sobre a greve de professores do Paraná e a reação da Polícia Militar, que na tarde desta quarta-feira, 29, entrou em confronto com os manifestantes. "Solidarizo-me com os professores do Paraná, que foram agredidos de forma violenta pela Polícia Militar do Estado", escreveu. O Paraná é governado pelo tucano Beto Richa.
© Fornecido por Notícias ao Minuto
Segundo Lula, a polícia tem que garantir o direito das pessoas de se manifestar e protegê-las. "É inadmissível que o direito de manifestação seja restringido a qualquer pessoa, principalmente àqueles que trabalham pela educação de nossos jovens e o futuro do País", escreveu o ex-presidente.
De acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), cerca de 150 pessoas (professores, a maioria) ficaram feridas após receber tiros de bala de borracha e serem atingidas com bombas de gás lacrimogêneo no confronto entre policiais militares e docentes, no Centro Cívico de Curitiba, próximo à prefeitura. Com informações do Estadão Conteúdo.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Conscientização

Esta série teve como objetivo conscientizar a população que vive nestas áreas, próximo ao rio Jaguaribe, da preservação do rio, evitando a poluição através do lixo, contribuindo assim para a preservação da natureza e proteção ambiental. Realizamos uma série de reportagens que falava sobre a situação do rio hoje e no seculo XX. 
Um dia maior rio seco do mundo, depois perenizado pelas águas do Castanhão, o Jaguaribe, o “Rio das Onças” é, em verdade, rio dos versos do poeta, da população ribeirinha e do belo pôr-do-sol nas cidades por onde escorre; mas tem sido, há muitos anos, rio do lixo, da degradação e do descaso pela própria população. Onde era margem hoje tem casas, ruas e esgotos.


Se não há mais Jaguar, se salve o Rio”, diz um trecho do poema Martelo Sobre um Rio Mutilado, de Virgílio Maia

Série Especial sobre o Rio Jaguaribe

O Nosso Rio Jaguaribe

       O Rio das Onças apresentou várias degradações ao longo de sua história, de forma crescentemente exponencial: a cada década mais a população aumenta; portanto, a maior artéria fluvial do Ceará é mais explorada, mais reduzida e mais contaminada. Quem acompanhou nossa série viu o quão atualmente ele torna-se acabado e que mesmo assim nós mesmos não damos atenção ao fato de que dependemos, como toda vida, do rio que abastece milhões de pessoas com água, atividades econômicas, alimentação, etc., e dos vários animais da fauna da caatinga.      

       Se quisermos continuar a viver, sem precisar sobreviver  é necessário cuidar do nosso rio tanto como seres vivos, quanto cidadãos. O rio precisa de defesa para se manter livre das erosões naturais. As matas ciliares são o principal meio de proteção, mas somos nós, humanos, que somos os mais eficientes, com melhores técnicas de preservação do Rio das Onças; porém somos os que mais destruímo-no com nossas atitudes. Preservar o rio sem poluí-lo, livrando-os de invasores biológicos e de ações erosivas, entre outros, é o dever de qualquer ser que se diz cidadão: não adianta culpar uma pessoa, instituição ou órgão, pois todos aqueles que, de alguma forma, dependem do rio, devem participar direta e/ou indiretamente de alguma parte ou de toda a extensão da bacia a qual falamos.


       Ou seja, você..., nós..., todo mundo precisa cuidar do rio assim como cuidamos de nossa vida, até porque sem ele iríamos morrer de fome, de sede e ainda acabaríamos com a vida de milhões de animais. O dever de cada cidadão é evitar o desperdício de seus recursos, evitar sua poluição e incentivar a sociedade. Organizações maiores que dependem do rio não podem ser isentas de preservar o rio: plantar as matas ciliares e livrá-lo do mal com proteção é uma das mais variadas medidas de ajudar. E os governos devem essencialmente fiscalizar e assistir a toda ação do rio e nele. Você é a peça mais importante: pode até achar que não tem nada a ver com o Rio das Onças, mas depende de suas atitudes pelo mundo para que possamos voltar a viver, e não ficar sobrevivendo com água poluída e comida escassa. Mude-nos.

Rio Jaguaribe.

Acredito que mediante tudo que já foi falado, varias pessoas já acordaram para gravidade do problema que é a água sendo ela do rio ou não e como o rio vem sendo tratado por nós, porém simplesmente entender não é suficiente, pois se precisa que estas pessoas se mobilizem, pode ser que no momento que isto estar sendo lido sujar àquela velha pergunta “Como?”, e em contra partida a seguinte afirmação e interrogação tenho que ir para beira do rio cartar lixo ou algo parecido?! Mais a resposta é não, basta que você não jogue mais o lixo no rio e sim no seu devido lugar, se você possui terreno na proximidade do rio não destrua a sua mata ciliar e ao contrario replante, que esteja falando para as pessoas a sua volta do quanto é errado poluir e a gravidade do problema que enfrentamos com isso. Por muito tempo não se havia preocupação com a água ou com o meio ambiente, porém esse quadro não só tem como estar tentando ser revertido. Isto está ocorrendo por um simples motivo; que é por tudo as consequências estarem sendo sentida na pele por todos, a questão é se já estamos sentido tudo isso por que insistimos ainda em poluir degrada o mesmo? Não se encontra mais na hora de brincarmos com o meio ambiente muito menos com a água, ela acabando todos sem nenhuma exceção ira morrer e ao contrario de deixarmos uma descendência por vários anos estaremos extinguindo a raça humana e todos os demais. Somos os únicos animais sobre a terra que tem a capacidade de ser racional então devemos fazer o uso desta racionalidade instituída a nós.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mundo.

Indonésia confirma que execuções de condenados à morte serão nesta semana

O governo da Indonésia confirmou nesta segunda-feira que as nove pessoas condenadas à morte no país, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, serão executadas nesta semana.

Familiares dos prisioneiros Rodrigo Gularte, do Brasil, e Sergei Atlaoui, da França, na estação das barcas de Wijayapura, na Indonésia
© REUTERS/Antara Foto/Idhad Zakaria
O momento exato das execuções será anunciado na terça, informou um porta-voz do procurador-geral da Indonésia.
Gularte, condenado por tráfico de drogas, está no corredor da morte ao lado de cidadãos de Austrália, Filipinas, Nigéria e da própria Indonésia.
Ele pode se tornar o segundo cidadão brasileiro a ser executado na Indonésia este anos após o fuzilamento de Marco Archer, em janeiro, também condenado por tráfico de drogas.
O governo da Indonésia rejeitou pedidos de clemência do Brasil e de outros governos por seus cidadãos condenados à morte.
(Reportagem de Fergus Jensen)
Fonte: 

Terremoto no Nepal.

Número de mortos devido a terremoto no Nepal chega a 4.252


Katmandu, 27 abr (EFE).- O número de mortos no terremoto de magnitude 7,8 que abalou no último sábado o Nepal chegou a 4.252, e o de feridos passou de 7 mil, enquanto o total de desaparecidos ainda é indeterminado, informou nesta segunda-feira o Ministério do Interior do país asiático.
O número de mortos no terremoto de magnitude 7,8 que abalou no último sábado o Nepal chegou a 4.252, e o de feridos passou de 7 mil, enquanto o total de desaparecidos ainda é indeterminado.
© Foto: AP
Além disso, de acordo com o Consórcio de Redução de Riscos no Nepal, entidade da qual participam organismos das Nações Unidas, o terremoto afetou de alguma forma cerca de oito milhões de pessoas em 39 distritos.
'Cerca de dois milhões de pessoas vivem nos 11 distritos severamente afetados' e '1,4 milhão precisam de ajuda alimentar', disse a entidade em sua conta no Twitter.
O Nepal sofreu cerca de 50 réplicas do tremor desde o sábado, e a de maior intensidade, de 6,7 graus na escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), provocou grandes deslizamentos de terra.
Dois dias depois do pior terremoto que castigou o país asiático em quase um século, milhares de pessoas permanecem nas ruas de Katmandu, transformadas em abrigos temporários para os que perderam suas casas ou para os que têm medo de retornar a elas por causa de réplicas do terremoto.
O governo nepalês habilitou 15 refúgios para a população e pediu ajuda internacional para atender às necessidades da população e executar os trabalhos de resgate.
Este é o terremoto de maior intensidade em quase 80 anos no país do Himalaia e o pior sofrido pela região em uma década, desde 2005, quando um tremor causou uma tragédia de grandes proporções na Caxemira, entre a Índia e o Paquistão, com mais de 84 mil mortos.
Fonte: EFE

sábado, 25 de abril de 2015

Série Especial sobre o Rio Jaguaribe.

Estamos postando hoje no You Tube a primeira entrevista realizada com o pessoas da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu-CE. Onde falamos sobre o projeto que estar sendo realizado e sobre suas características.



Entrevista com o engenheiro agrônomo e o geólogo (Mauricélio e Magno).

Política.

Embora as autoridades indonésias tenham confirmado hoje (25) a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado a morte por traficar drogas no continente asiático, o governo brasileiro por meio dos esforços diplomáticos tenta evitar a sua execução. 

Segundo o Itamaraty, Gularte foi notificado da execução neste sábado no presídio da Ilha de Cilacap, na Indonésia, após a mais alta corte indonésia ter rejeitado as últimas apelações de prisioneiros que integram o "corredor da morte"
O paranaense, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

De acordo com o ministério, o encarregado de negócios do Brasil em Jacarta, Leonardo Carvalho Monteiro, estava na presença do brasileiro no momento em que ele foi notificado do fuzilamento. Pelas leis indonésias, a partir da comunicação oficial, o condenado pode ser executado, a qualquer momento, transcorrido o prazo de 72 horas. Ou seja, Gularte pode vir a ser fuzilado já na terça-feira (28). A data e o horário da execução não foram divulgados.
Nesta sexta-feira (24), o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães, convocou o encarregado de negócios da Indonésia em Brasília à sede da chancelaria para transmitir ao diplomata asiático mais um pedido do Executivo federal para que a pena de morte seja suspensa. ( Fonte do G1).
Rodrigo Gularte (Foto: Reprodução/RPC)O brasileiro Rodrigo Gularte foi condenado à morte,
em 2005, sob a acusação de tráfico internacional
de drogas. (Foto: Reprodução/RPC)

Política.

Imagem da internet.

Dilma Rousseff, a presidente, reúne-se hoje (25), no palácio da Alvorada, onde estará presente   integrantes do primeiro escalão para definir o pacote de anúncios que será divulgadonas próximas semanas, voltados para área de infraestrutura. O chefe Executivo deve definir aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada.

No mês passado, após participar da reunião da coordenação política do Executivo federal, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que o governo anunciará a concessão dos aeroportos de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Embora o anúncio ainda não tenha ocorrido, o assunto deve voltar a ser discutido na reunião deste sábado.
Em princípio, deverão participar os ministros mais próximos da presidente – conhecidos como "conselheiros políticos".
Foto retirada da internet.

Mundo

Terremoto faz centenas de mortos no Nepal
Passa de 750 o número de mortos após um terremoto de magnitude 7,8 atingir a região central do Nepal neste sábado (25/04), segundo informações oficiais. As autoridades confirmaram mortes em quase todas as regiões, com exceção do extremo oeste do país. O abalo sísmico atingiu ainda diversas partes da Índia, China e Bangladesh, onde também foram registradas vítimas.
© Fornecido por Deutsche Welle
De acordo com o último balanço das autoridades nepalesas, 758 morreram em consequência do terremoto, que destruiu prédios, derrubou templos centenários e desencadeou avalanches na Cordilheira do Himalaia.
Pelo menos 20 pessoas morreram na Índia, seis no Tibete e duas em Bangladesh. Também foram registradas as mortes de dois cidadãos chineses na fronteira do país com o Nepal.
Entre as vítimas estão ainda oito montanhistas, atingidos por uma avalanche no Monte Everest. Pelo menos 30 ficaram feridos. Segundo autoridades, abril é um dos meses mais populares para escalar a pico mais alto do mundo, por ser um período antes das chuvas.
O número de vítimas do terremoto, no entanto, deve subir, pois é grande o número de feridos e a região continua sendo atingida por tremores de menor intensidade. Este é considerado o pior abalo de terra no país asiático nos últimos 80 anos.
O epicentro do terremoto fica no centro do Nepal, no distrito de Lamjung a 80 quilômetros noroeste da capital, Katmandu, a uma profundidade de apenas 11 quilômetros, segundo informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). O tremor ocorreu às 11h56 da manhã, horário local.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Política

TSE aplica multa de R$ 30 mil à coligação de Dilma nas eleições de 2014
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou hoje (23) em R$ 30 mil a coligação Com a Força do Povo, vencedora da eleição presidencial de 2014, com a candidatura da presidenta Dilma Rousseff, por propaganda irregular na internet. Ainda cabe recurso ao tribunal.
A ação foi proposta pela coligação da então candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva.
© Foto: Eraldo Peres/AP
A ação foi proposta pela coligação da então candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, contra a empresa Polis Propaganda, de propriedade do jornalista Franklin Martins. A candidata alegou que o site Muda Mais, criado pela empresa para divulgar a candidatura de Dilma, estava em situação irregular, por não ter sido registrado na Justiça Eleitoral, além de estar em nome de pessoa jurídica, prática vedada pela lei eleitoral.
Por 6 votos a 1, os ministros consideraram que o endereço não fora registrado na Justiça Eleitoral, como manda a lei eleitoral, nem por Dilma, nem pelo PT ou pela coligação. Entenderam também que a propaganda na internet só pode ser veiculada nos portais do candidato, do partido ou da coligação.
Questionada a respeito, a assessoria de imprensa do PT respondeu que ainda está avaliando o que fazer.
Fonte:Agência Brasil

Economia

Dólar cai quase 1% e fecha abaixo de R$3,00 pela 1º vez desde o início de março

O dólar caiu quase 1% por cento nesta quinta-feira e fechou abaixo de 3 reais pela primeira vez desde o início de março, com os investidores testando um novo piso para a moeda norte-americana.
Imagem da Internet.
A queda do dólar no mercado internacional ajudou a intensificar a desvalorização ante o real, que vinha encontrando dificuldade para se manter abaixo dos 3 reais.
A moeda norte-americana caiu 0,89 por cento, a 2,9816 reais na venda, menor cotação desde 4 de março, quando fechou a 2,9807 reais.
Segundo dados da BM&FBovespa, o giro financeiro ficou em torno de 1,3 bilhão de dólares.
Fonte: Reuters

terça-feira, 21 de abril de 2015

Politica.


No inicio deste mês, a presidente Dilma Rousself fez uma pausa em sua agenda  de trabalho para discutir o rumo das investigações do petrolão, em uma conversa reservada, nesta mesma se encontrava o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco que foi o responsável pela acusação feita ao João Vaccari tesoireiro do PT.
 O operador que agora esta presso e na condição de investigado e encarcerado. No fim do ano passado, o detalhista Barusco declarou as autoridade que agiu em parcerias Vaccari e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque afim de levantar dinheiro surjo.
 Vaccari nuca explicou porque se reunia tanto com Barusco e Duque, e sempre insistiu na tese que as empreiteiras fizeram doações de acordo com a lei. Se nu mensalão tudo não passava de caixa dois, como alegrara Delubio Suares o primeiro tesoureiro do PT, presso no petrolão tudo seria de caixa um ou financiamento legal, na nova língua de Vaccari, o segundo tesoureiro do PT presso num prazo de 1 ano e meio. 
Essa versão havia sido desmentido por empresários eles confirmarão que pagarão propina e que o tesoureiro usou a justiça eleitoral para esconder o crime.
Resultado de imagem para joão vaccari neto

Série Especial Sobre o Rio Jaguaribe

Outros projetos de revitalização.

 Para que um rio possa voltar a ser novamente limpo, são necessários alguns projetos que revitalizem-no. Vários são os exemplos de projetos no Brasil, em que rios, como o rio São Francisco, rio Boa Vista, etc., ficaram menos poluídos. Se todos os nossos rios fossem revitalizados, existiria mais água potável para nós. Por isso, projetos que revitalizem o Rio das Onças poderão torná-lo limpo. O projeto de revitalização consiste em formar novas matas ciliares e retirar o lixo que tiver nele. É um trabalho muito difícil e caro, mas se o Rio Jaguaribe voltar a conter água potável, toda a população viverá melhor e a natureza também.

TORNADO EM SANTA CATARINA

Governo envia exército à cidade de SC atingida por tornado e deve liberar saque do FGTS
Um grupo de cem homens e vários caminhões do Exército estão sendo enviados nesta terça para Xanxerê, no oeste de Santa Catarina. A cidade foi atingida por um tornado na tarde dessa segunda, 20. O grupo de militares está sendo deslocado após solicitação do Ministério da Integração Nacional e vai ajudar na remoção dos escombros e limpeza da cidade. Novas ações de apoio à cidade poderão ser anunciadas no decorrer desta terça-feira, 21, pelo governo federal.
A Defesa Civil catarinense está trabalhando para dimensionar os estragos causados pelo tornado. Nesta segunda-feira (22), serão tomadas decisões em conjunto com a Defesa Civil federal. Os ministros da Integração, Gilberto Occhi; do Trabalho, Manoel Dias; e da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, já conversaram sobre o assunto e estão acompanhando a situação enfrentada pela cidade catarinense.
O Ministério do Trabalho já está se preparando para garantir a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS) para moradores da região que foram atingidos pelo tornado. A ideia é adotar mecanismo semelhante a de situações anteriores nas quais houve catástrofes naturais, ou seja, com encaminhamento individual de cada cidadão para liberar parcela do saldo disponível na conta vinculada do FGTS. Os trabalhadores que moram em áreas que se declararam em situação de emergência ou estado de calamidade pública têm direito a sacar o saldo de suas contas vinculadas do FGTS até o limite de R$ 6,22 mil.
Para a liberação de parcela do FGTS para ações emergenciais como essa, em primeiro lugar a prefeitura ou o governo estadual precisa decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública. Em seguida, o Ministério da Integração Nacional publica ato com o reconhecimento da decretação da emergência ou calamidade pública.
O ministro Manoel Dias - que é catarinense - já fez contato com o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparino (PSD), para obter informações sobre a situação na cidade e prestar solidariedade. Eles conversaram, também, sobre os trâmites necessários para a liberação desses recursos do FGTS, de forma que o repasse ocorra de forma rápida. Segundo o ministro, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível. "O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas", argumentou Dias.
Pelo menos sete bairros de Xanxerê foram atingidos pela tempestade de ontem. A informações mais recentes relatam duas mortes e pelo menos cem feridos, além de 500 famílias desabrigadas. Uma igreja foi destruída e o ginásio de esportes da cidade desmoronou. Torres de transmissão de energia foram derrubadas e casas foram arrastadas.
Fonte: 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mundo

Aos 93 anos, "Contador de Auschwitz" vai a julgamento
"Numa noite de janeiro de 1943 eu vi pela primeira vez os judeus serem mortos com gás. Ouvi os gritos de pânico das pessoas na câmara de gás quando as portas se fecharam", contou Oskar Gröning a jornais alemães em 2005, ao descrever o período em que trabalhou em Auschwitz.
Durante dois anos, de setembro de 1942 a outubro de 1944, ele serviu no campo de extermínio à Waffen-SS, tropa de elite das Forças Armadas nazistas. Sua função era administrar o dinheiro, joias e outros objetos de valor dos deportados – o que lhe valeu o apelido de "Contador de Auschwitz", dado pela mídia alemã.
O próprio ex-funcionário do regime nacional-socialista se considera inocente. "Não matei ninguém. Eu era só uma peça de engrenagem na máquina de extermínio. Eu não fui um criminoso."
Malas e câmaras de gás
Apesar disso, dez anos depois, Gröning terá que responder à Justiça. Nesta terça-feira (21/04) começa na cidade de Lüneburg, na Baixa Saxônia, o que possivelmente será o último grande processo na Alemanha por crimes do nazismo.
O réu de 93 anos é acusado de cumplicidade no assassinato de pelos 300 mil pessoas. Por uma questão de apresentação de provas, limita-se à assim chamada "Operação Hungria" a queixa da Promotoria Pública de Hannover, responsável na Baixa Saxônia pela persecução de crimes nazistas.
De 16 de maio a 11 de julho, a SS deportou cerca de 425 mil judeus da Hungria para Auschwitz, dos quais 300 mil foram levados para a câmara de gás e executados, assim que desembarcaram. Nesses dois meses, um total de 137 trens chegou à fábrica da morte dos nazistas. Gröning também trabalhava diretamente na plataforma, participando da seleção, em que eram impiedosamente separados os grupos dos "aptos ao trabalho" e dos "inúteis".
Ele sabia que os "descartados" não eram levados aos supostos chuveiros para "desinfecção", mas sim diretamente enviados à morte. Uma das tarefas do "Contador" era recolher da plataforma as bagagens deixadas pelos condenados. O objetivo era "ocultar, dos detentos que viriam, os indícios do homicídio em massa", segundo consta dos autos de acusação, que totalizam 85 páginas.
Gröning também era encarregado de contar o dinheiro encontrado nas malas, registrá-lo e encaminhá-lo à sede da SS em Berlim. Através de suas atividades, conclui a acusação, ele apoiou a matança sistemática do regime nazista.
Jurisprudência
Nascido em 10 de junho de 1921, Oskar Gröning era um jovem de 21 anos quando começou o trabalho no campo de concentração. Agora ele é um nonagenário. "O processo chega com décadas de atraso", constata Christoph Heubner, vice-presidente do Comitê Internacional de Auschwitz. "O réu passou as décadas mais importantes de sua vida em paz e liberdade, no seio da sociedade."
O fato de a expectativa de vida média na Alemanha ser de cerca de 80 anos já justifica, por si só, a pergunta: por que o caso Gröning se fez esperar tanto? Por que o "Contador de Auschwitz" terá que enfrentar a Justiça assim tão tarde, no fim da vida? Ainda mais considerando-se que a central alemã para investigação de crimes nazistas, sediada em Ludwigsburg, funciona desde 1958?
Um dos motivos foi uma mudança na jurisprudência. Nos anos 60 e 70 valia a premissa de que era necessário provar a participação do acusado num caso concreto. Isso mudou com a decisão do Tribunal Regional de Munique no caso de John Demjanjuk. O ex-guarda do campo de Sobibor, hoje morto, foi condenado em 2011 a cinco anos de prisão, por cumplicidade no assassinato de mais de 28 mil judeus, embora não tenha sido possível provar uma participação concreta.
A SS empregou cerca de 7 mil funcionários entre 1940 e 1945 somente em Auschwitz. "Teria sido preciso processar milhares de homens e mulheres na República Federal da Alemanha, se os critérios de hoje tivesse vigorado antes", comenta o advogado Thomas Walther, que representa mais de 30 mandantes na ação coletiva contra Gröning. "Mas não se queria isso."
Também Oskar Gröning nunca foi punido por seus serviços em Auschwitz. A Justiça alemã já o tivera na mira 30 anos atrás, mas o processo foi suspenso em 1985 por falta de provas. Acreditou-se na alegação de que ele não havia participado diretamente nas mortes, mas sim "só tomava conta das malas".
Justiça, ainda que tardia
O Tribunal de Lüneburg reservou 27 audiências para o julgamento, cuja sentença deve ser pronunciada no fim de julho. Mais de 60 autores do processo prestarão testemunho, vindos de Estados Unidos, Hungria, Canadá e Israel.
Uma das participantes da ação coletiva é Eva Pusztai, de Budapeste. "Só imaginar que o acusado revirou a mala feita pela minha mãe, em lágrimas, e no mesmo dia teve nas mãos de Gilike, a minha irmãzinha assassinada, me faz desesperar. Por uma vez quero estar numa sala de tribunal alemã e dizer o que eu vi", contou a sobrevivente de Auschwitz ao jornalDie Welt.

Petrobras

Levy: divulgação de balanço será mais um passo na recuperação da Petrobras
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, destacou hoje (20), em Nova York, a expectativa com a publicação dos balanços da Petrobras nos próximos dias. Para ele, a divulgação dos resultados será mais um passo na reconstrução da empresa. Ele destacou também a expectativa com o novo Conselho de Administração da Petrobras, que deverá ter mais profissionais da iniciativa privada e menos indicações políticas.
Ao participar, nesta segunda-feira da  Cúpula das Américas de Política Monetária, promovida pela agência de notícias Bloomberg, Levy disse que o excesso de preocupação com a Petrobras é bom, mas indicou que parte das mudanças tem a ver também com a queda nos preços do petróleo no mercado internacional e, por isso, o impacto não é só na economia brasileira, mas também no exterior. 
Em entrevista transmitida na internet pela Bloomberg, o ministro afirmou também que o Brasil tem, sim, condições de alcançar este ano a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços gerados pelo país).
Levy reafirmou que a maior parte do esforço do governo para equilibrar suas contas está concentrada nos cortes de gastos do governo e na “reversão” de certos benefícios fiscais. Ele se referia às desonerações em determinados setores, usadas até recentemente pelo governo para o enfrentamento da crise.
Sobre os gastos com a Previdência, o ministro lembrou que, no Brasil, assim como em outros países, é importante estar alerta para não romper certos limites e verificar se esses limites são sustentáveis. Ele falou sobre a mudança no foco dos ajustes, implementados no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, como as alterações em benefícios trabalhistas e previdenciários.
Exemplificando com o caso das pensões por morte, o ministro disse que essa reforma ainda espera aprovação do Congresso Nacional. Segundo Levy, se uma pessoa torna-se viúva muito cedo, não precisa ter o benefício previdenciário para sempre, pelo resto da vida. Ao justificar para a plateia da cúpula a necessidade do ajuste, ele explicou que, no Brasil, se “uma pessoa de apenas 30 anos fica viúva herda a pensão integral para sempre”.
Joaquim Levy lembrou que, nos últimos anos, o país fez transferências importantes para pessoas de baixa renda, "tudo com muita transparência". O ministro disse aos participantes do evento que os brasileiros entendem o que está acontecendo no país, conhecem os números. Além disso, há muito debate, inclusive na imprensa, em todos os lugares, [é o] “cerne da democracia", acrescentou.
O ministro voltou a defender que os investimentos em infraestrutura tenham origem mais no Brasil  Banco Nacional tenham a origem mais nas empresas privadas, por intermédio do mercado de capitais, do que no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na mesma linha do discurso feito durante evento do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, encerrado no fim de semana, ele reafirmou que é preciso atrair capital externo para a infraestrutura.
“Ouvimos durante todo tempo [em Washington] que existe uma grande demanda por ativos de longo prazo. Temos pessoas idosos em muitos países, e as economias avançadas querem ter um fluxo de receitas estável. E nada melhor [para investir]  do que um projeto de infraestrutura bem planejado. Neste fim de semana, ainda na capital americana, o ministro da Fazenda anunciou que o governo anunciará, possivelmente em maio, um novo projeto de concessões. 
Questionado sobre os protestos nas ruas, Levy disse que uma das melhores coisas no Brasil é a liberdade de expressão. No entanto, ao se referir mais uma vez à Petrobras, ele ressaltou que existe um certo nervosismo quanto à transparência “do que está acontecendo”, quando se diz que o país é um dos menos favoráveis ao investimento. “Eu respeito o ponto de vista, mas quem tem entendimento mais profundo sabe que o Brasil é  transparente e tudo é debatido. [É um país] onde o governo presta contas de tudo que faz, tem eleições regulares, e onde as pessoas que fazem o que é errado são presas.”
Fonte: Agência Brasil

Lava Jato

Justiça libera à Receita quebras de sigilos de 215 investigados na Lava Jato

A Justiça Federal do Paraná autorizou o compartilhamento com a Receita Federal das quebras de sigilo contra 215 investigados na Operação Lava Jato desde que ela foi deflagrada, em março de 2014. A medida atende ao pedido do órgão do governo que solicitou acesso aos dados para apurar eventuais fraudes fiscais e exigir, caso comprovada a fraude, a devolução aos cofres públicos dos impostos que tenham sido sonegados.

A lista inclui nomes que vão desde pessoas físicas como os empreiteiros e doleiros presos na operação até empresas como a própria Petrobrás, que teve seus contratos investigados apesar de ser tratada como vítima do esquema de corrupção pela Justiça, e companhias do setor de energia. "Observo que a cobrança regular dos tributos atende ao interesse público e que, por outro lado, a configuração do crime contra a ordem tributária demanda, pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o lançamento tributário. Então o compartilhamento no caso além de servir ao interesse público na regular cobrança dos tributos, também atende a finalidades próprias do processo penal", afirmou o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, em seu despacho. 

O magistrado, contudo, não liberou para a Receita o acesso aos dados das contas no exterior dos investigados obtidas por meio de cooperação jurídica internacional, pois isso depende de autorização específica das autoridades estrangeiras. Moro lembrou ainda que, no caso dos investigados que fizeram acordo de delação premiada - que prevê benefícios como redução da pena aos réus que colaborarem e contarem o que sabem à Justiça - as ações fiscais contra eles devem ser encaminhadas à força-tarefa da Lava Jato.

A Receita pediu acesso às quebras de sigilos de delatores como Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal e Alberto Youssef, doleiro e um dos principais operadores de propina pego pela operação.Atualmente, os dados das quebras de sigilos bancários dos 215 investigados que estão na mira da Receita estão com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. 
Fonte: 

Os Informantes. Mais perto de você.

ENVIE A SUA CRÍTICA OU SUGESTÃO:
Envie-nos um e-mail com as seguintes informações obrigatórias:
Nome:
E-mail:
Envie para o e-mail: osinformantes@gmail.com
Estamos Sempre, Em Movimento. Para ficar cada vez. Mais perto de você. Os Informantes.