Rádio Os Informantes

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Mundo

Obama anuncia reabertura de embaixada em Cuba e pede que Congresso retire embargo
WASHINGTON — O presidente Barack Obama anunciou nesta quarta-feira a reabertura da embaixada americana em Cuba pela primeira vez em mais de 50 anos e pediu para o Congresso retirar o embargo a Havana. A Chancelaria cubana informou que a reabertura ocorrerá em 20 de julho, um pouco depois de os dois líderes trocarem cartas sobre a retomada das relações entre os países, cortados em 1961. Ao mesmo tempo do anúncio de Obama, membros da comunidade cubana em Miami protestaram contra a retomada das relações.
Imagem da Internet
— Nós somos vizinhos, agora podemos ser amigos — disse Obama. — Americanos e cubanos estão igualmente prontos para avançar. Eu acredito que é hora de o Congresso fazer o mesmo.
No anúncio na Casa Branca, o presidente americano disse que está diante de um passo histórico e ressaltou que está pressionando o Congresso para levantar as restrições econômicas e de viagens a Cuba, dizendo: “Não funcionou por 50 anos”. Obama afirmou ainda que as medidas não são apenas simbólicas, mas terão como impacto na vida dos cubanos.
— Quando algo não está funcionando, nós devemos e vamos mudar — afirmou Obama, destacando que os dois países continuarão a ter diferenças profundas, que incluem a liberdade de expressão.
Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário