Em 06 de Agosto de 1945 a exatamente 70 anos o mundo assistiu a um dos maiores atentados que já aconteceu na historia, foi o lançamento do B-29 denominado Enola Gay sobre a cidade de Hiroshima no Japão a mandato dos Estados Unidos.
Imagem da Internet. |
Sob o comando de Paul Tibbetts, o ataque tinha o objetivo de forçar o Japão a se render e, com isso, por fim à Segunda Guerra Mundial. O nome Enola Gay foi uma homenagem à mãe do piloto, Enola Gay Tibbets.
No contexto da guerra, iniciada em 1939, o mundo estava dividido em dois grupos. As principais forças dos chamados Aliados eram Reino Unido, União Soviética e Estados Unidos, enquanto Alemanha, Japão e Itália formavam as Potências do Eixo. Em agosto de 1945, a guerra já havia terminado na Europa, depois das mortes dos ditadores Benito Mussolini (Itália) e Adolf Hitler (Alemanha), porém os confrontos continuavam no Pacífico e na Ásia, protagonizados por americanos e japoneses.
Às 8h15, horário local, a bomba Little Boy (“menininho”, em tradução livre) foi lançada em direção à Hiroshima. Ela explodiu a cerca de 500 m do chão e causou a morte de mais de 140 mil pessoas. Quando viu o tamanho da tragédia, na forma de uma nuvem gigantesca de fumaça e poeira, o copiloto Robert Lewis escreveu no diário de bordo: “Deus, o que fizemos?
Hoje 70 anos depois esta catástrofe ainda apresenta sequelas e deixa na lembrança a destruição de uma cidade, além das vidas perdidas e famílias destruídas onde filhos perderam seus pais e mulheres que perderam seus amados. Anos depois eu trago a seguinte pergunta valeu a pena tanto pra uma recompensa tao vaga?
Nenhum comentário:
Postar um comentário