Rádio Os Informantes

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Rogério Ceni

Ceni vai ganhar do São Paulo escultura com 10 momentos 'místicos' da carreira

No dia da festa de despedida dos gramados, em 11 de dezembro, o goleiro Rogério Ceni será presenteado pelo São Paulo com uma escultura que retratará os dez momentos mais marcantes da carreira dele no clube. Detalhes: os lances foram escolhidos por ele.A obra lembrará uma bola de futebol, embora bem maior. Ela será tridimensional e terá exatamente dez hexágonos, com cada um deles representando os gomos da bola e com um momento preferido da carreira do goleiro registrado.
                                                                                                             imagem da internet
Vão estar representados o título do Mundial de Clubes contra o Liverpool, em 2005; a final da Libertadores daquele ano contra o Atlético-PR; o centésimo gol da carreira anotado em cobrança de falta contra o Corinthians, em 2011; o primeiro gol marcado na carreira, em 1997, contra o União São João, entre outros (veja lista ao final da matéria).
A curiosidade é que foi o goleiro quem escolheu os momentos mais marcantes da carreira, mas não sabe que eles estarão na escultura. Isso porque a lista foi extraída de outra lista feita por ele em setembro na qual elencava os 25 maiores momentos dele pelo São Paulo.
A inspiração para confeccionar a obra foi no apelido que o goleiro carrega junto com a torcida: Mito. A escultura será apresentada como os "Dez momentos míticos" de Ceni.
Recordista em jogos pelo São Paulo (1.237) e dono de 131 gols, Ceni receberá a escultura antes da partida de despedida, que reunirá os campeões mundias de 2005 contra os vencedores dos mundiais de 1992 e 1993 pelo São Paulo, no Morumbi.
A peça atual foi produzida em aço inox, sendo 70% de inox reciclável. Ainda não tem peso determinado porque está em fase de confecção.
A escultura está sendo preparada pelo estúdio Supernova em parceria com empresa brasileira de metalurgia Mekal - as mesmas empresas que confeccionaram a peça entregue ao goleiro pelos 25 anos de São Paulo, completados em 7 de setembro deste ano.
Quem coordena todo o trabalho é o designer Glauco Diogenes
Ao todo, serão produzidas três peças. Uma para ser entregue a Rogério Ceni, outra para ser colocada no museu do São Paulo e a última para ser sorteada pelo clube para um sócio-torcedor, em campanha que ainda terá as regras definidas pelo departamento de marketing.
Também há possibilidade de mini esculturas serem desenvolvidas para comercialização nas lojas do São Paulo, embora essa ideia ainda será mais debatida.
A escultura entregue ao goleiro pelos 25 anos foi confeccionada como peça única, mas naquela ocasião a diretoria tricolor já havia manifestado o interesse em ter uma cópia.
OS DEZ JOGOS DE CENI
1. São Paulo 1 x 0 Liverpool - Fechou o gol e fez vários milagres
Final do Mundial de Clubes de 2005
2. São Paulo 2 x 2 Cruzeiro - Fez um de pênalti e outro de falta e defendeu um pênalti, em jogo que foi considerado emblemático na arrecada para o título
Campeonato Brasileiro de 2006
3. São Paulo 2 x 1 Corinthians - Marcou o centésimo gol da carreira
Campeonato Paulista de 2011
4. São Paulo 2 x 1 Rosário Central (5 x 4 nos pênaltis) - Defendeu dois pênaltis e marcou um na disputa de pênaltis
Oitavas da Copa Libertadores de 2004
5. São Paulo 4 x 0 Atlético-PR
Final da Copa Libertadores de 2005
6. São Paulo 1 x 2 Fluminense (7 x 6 nos pênaltis) - Pega três pênaltis na decisão
Semifinal do Torneio Rio São Paulo de 2001
7. São Paulo 4 x 3 Universidade Católica - Tem sequência de defesas histórica
Copa Sul-Americana de 2013
8. São Paulo 2 x 0 União São João - Primeiro gol da carreira
Campeonato Paulista de 1997
9. São Paulo 1 x 0 Goiás - Conquista do terceiro título seguido do Brasileiro
Campeonato Brasileiro de 2008
10. São Paulo 4 x 1 Tenerife - Defendeu um pênalti na estreia como titular
Torneio Santiago de Compostela de 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário