Rádio Os Informantes

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Cafeina faz bem?

É comum escutarmos falar na cafeina, afinal diversos produtos consumidos por nós, no nosso cotidiano possuem mesmo em pequenas quantidades esta substância. Algumas pessoas fazem uso continuo e abusivo do Cafeina por acreditar, que para se manter ativo, acordado ou até mesmo executar corretamente suas atividades precisam do mesmo, porém isto pode vim a causar algumas consequência para saúde física como mental. 

Classificada como composto químico Alcalóide, ou seja substância de caráter básico; derivado de plantas que contêm basicamente: Nitrogênio, Oxigênio, Hidrogênio e Carbono, em sua formula. Pertence ao grupo das Xantinas (Substância orgânica, azotada- que tem Nitrogênio- existente no músculo, na urina, em outros Órgãos e algumas Plantas.

Usada geralmente em bebidas é extremamente solúvel em água e não possui cheiro, mas apresenta sabor amargo. A usam como estimulante, além dela atuar no sistema nervoso, aumentar a produção de suco gástrico e age sobre o sistema basal. Mais prejudicial do que parece ou as pessoas imaginam, á Cafeina é uma droga Psicotrópica, significa que ela altera o funcionamento do sistema nervoso. 

O viciamento de algumas pessoas a esta substância, torna-se possível graças ao consumo regular, constante e exagerado de produtos que a contenham. Gerando assim problemas de estomago, atuante como estimulante, pode ajudar as pessoas a despertarem e lhe darem energia, contudo pode geram também irritabilidade e ansiedade nos seus usantes. Assim estas pessoas ao tentarem deixar de tomar podem sofrer problemas de dependência, sentindo: fortes dores de cabeça, dores no estomago e náuseas. 

O uso moderado de Cafeina não causa danos a saúde, pelo contrário a beneficia, pois atua como estimulante do Sistema Nervoso e ante-depressivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário