Rádio Os Informantes

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Suplementos, qual o grande perigo? E sua finalidade.

É comum escutarmos das pessoas que praticam atividade física, principalmente musculação, que elas tomam suplementos alimentares, contudo assim como qualquer outra coisa por nós consumida eles podem trazer benefícios e malefícios. Vale ressaltar que conversar com seu medico e pedir para que ele recomende um de acordo com seu corpo e suas necessidades é fundamental. 

Existe vários tipos de suplementos e cada uma com uma finalidade e composição diferente. Os mais consumidos pelas pessoas praticantes de atividades físicas, são aqueles a base de proteínas, pois auxiliam na manutenção e reparação dos músculos. No entanto encontra-se alguns a base de aminoácidos, creatina, carboidratos e emagrecedores, como já dito cada um com sua função e para suas necessidades especificas.


  • Suplemento de proteínas: contém normalmente 20 aminoácidos necessários ao corpo para construção muscular. Usado normalmente para o ganho de massa corpórea, sempre auxiliado pela pratica de atividade física. 
  • Suplemento de aminoácidos: são unidades básicas formadora das proteínas e os suplementos são voltados especialmente para os tecidos musculares. Também auxiliam na construção muscular e no fornecimento de energia para células musculares.
Enfim a gama de suplementos são vastos, mas o uso deles sem orientação medica e mais ainda sem a necessidade do corpo deles, podem acarretar sérios danos a saúde. Eles normalmente são indicados á pessoas que possui um ritmo de atividade física elevada, como no casos dos atletas de grande porte, que não conseguem com sua alimentação ingerir todos os nutrientes nem tão pouco a quantidade de energia suficiente para conseguir suportar a rotina.

"Quem arrisca consumir esses suplementos sem indicação de um profissional da saúde pode ter problemas futuramente no fígadorins e no coração. O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas para a saúde do atleta, por exemplo, a vitamina C pode aumentar o risco de pedras nos rins e no fígado o acúmulo de gordura", ressalta a nutróloga Liliane Oppermann.

"Devido ao fácil acesso, muitas pessoas passam adquirir o uso do suplemento sem a orientação de um profissional da nutrição. Algumas recebem indicação de amigos e pensam erroneamente que aquele suplemento será o combustível indispensável para seu progresso nos treinamentos", explica


Nenhum comentário:

Postar um comentário