Rádio Os Informantes

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Erros de continuidade.

Continuidade é a sequência de planos mostrada num filme. Um exemplo de erro de continuidade é quando um personagem está bebendo água e o volume do copo varia entre os cortes.

Isso acontece porque quando você está gravando um filme, você filma vários planos, em várias sequências diferentes, grava a mesma cena várias vezes. Isso porque às vezes o ator não interpretou tão bem, ou o som ou a iluminação não ficaram tão bons assim, mas tem algumas cenas que podem ser aproveitadas para completar os takes, o que acaba causando o erro de continuidade. E a continuidade serve para quando o filme estiver lá no final, acabado as gravações, na pós-produção, quando o editor for ver todo o material e começar a editar, o filme precisa estar coeso para que as coisas se encaixem.

Mas, apesar de tudo, quando encontramos um erro de continuidade chega a ser divertido, muitas vezes são só pequenos detalhes, como um brinco diferente, ou o relógio da parede com outra hora, mas outras vezes são coisas maiores.

E em Quero Ficar Com Polly, há dois erros em uma mesma cena! O primeiro é o salgadinho... Eles estão curtindo um jantar indiano e Veja:


Repare no prato com um salgadinho inteiro e outro pela metade.

Quando ocorre a mudança de plano, o salgadinho que estava pela metade se regenerou!

E quando há outra mudança, o salgadinho volta a ficar pela metade.

 Na mesma cena, tudo segue normalmente... até que...

Preste atenção no braço esquerdo da Polly, apoiado sobre a mesa...

Subiu!

Agora, desceu!

Subiu novamente.
 Ela não teria tempo de mudar a posição do braço 3 vezes durante a cena, sendo que tudo isso passou em alguns segundos. E, seria um tanto quanto estranho esse braço desorientado pra lá e pra cá...


Em outro filme, particularmente um dos meus favoritos, O diário de Bridget Jones... Bridget entra na sala no meio da reunião para fazer um declaração de amor...

Ela entra na sala, agarrada à sua bolsinha.

Ela segue, com sua bolsinha em mãos.

Chega mais perto, mas continua com a bolsinha.
E eles saem, a fim de terem uma conversa à sós.
E... cadê a bolsinha?

No filme S.W.A.T
O policial David aparece de óculos escuros...

Na mudança de plano de fração de segundo, ele aparece sem óculos.

E depois, em um piscar de olhos ele aparece novamente de óculos.

Então... estamos de olho nos detalhes! Muitas vezes percebo, outras nem tanto. Mas isso é a atenção de cada um aos pequenos detalhes, como por exemplo, o salgadinho de Quero Ficar com Polly. Mas o engraçado disso tudo é perceber e pensar "isso é impossível".






Nenhum comentário:

Postar um comentário