Rádio Os Informantes

terça-feira, 31 de março de 2015

Série Especial Sobre o Rio Jaguaribe.

Evolução da Bacia do Rio Jaguaribe

          Durante o período colonial, o Rio Jaguaribe ocupou parte das áreas de 3 lotes, servindo para a extração de metais preciosos e da retirada da vegetação ribeirinha.
       Quando chegou a uma grande quantidade de pessoas, sua bacia foi utilizada para a agropecuária, pesca e abastecimento da região durante séculos.
       Mas, em 1915, o Rio das Onças secou. A população migrou  para outras regiões e ele se tornou o rio mais seco do mundo, até sua perenização, com a construção do açude Orós. A partir do crescimento econômico na região, sua bacia foi extremamente aproveitada pela população. Apesar desse crescimento ser bom, as consequências geradas na bacia são visíveis: a vegetação está devastada e o Rio Jaguaribe está muito poluído, principalmente na implantação de indústrias e na maior habitação das regiões banhadas pelo rio.
     Atualmente, essa bacia bacia foi dividida em duas subdivisões: Alto Jaguaribe, área ocupada pelo sul cearense, onde o principal açude é o Açude Orós; e Baixo Jaguaribe, na região norte, onde fica sua foz e o principal açude é o Castanhão. Essas subdivisões definem as áreas de utilização do rio e seu leito é muito usado para o abastecimento de cada região.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Mundo

'Pelo amor de Deus, abre essa porta', gritou piloto da Germanwings


As equipes de resgate intensificam a busca pela segunda caixa preta do Airbus da Germanwings que caiu nos Alpes franceses.
Essa é a prioridade das equipes de resgate nesta segunda-feira (30). No fim de semana, a companhia aérea Germanwings retomou alguns voos. Mas o clima foi de apreensão dentro do Airbus. Para acalmar os passageiros, o comandante garantiu que tinha planos de jantar naquela noite com a família.
Nesta segunda-feira, as equipes começaram a abrir uma estrada de acesso às montanhas, onde caiu o avião, para acelerar o transporte dos destroços. As autoridades ainda não decidiram para onde vão levar o que restou do Airbus.
O governo francês enviou um laboratório móvel e cinco cientistas estão na cidade de Seyne-les Alpes trabalhando na identificação dos passageiros. Os investigadores franceses já conseguiram identificar o DNA de 78 dos 150 ocupantes do Airbus. Essas amostras vão ser comparadas com outras, fornecidas pelos parentes das vítimas.
O jornal alemão Bild revelou a transcrição das conversas da cabine de comando registradas na caixa-preta do avião da Germanwings. O copiloto, apontado como o responsável pelo desastre, permaneceu frio até o último instante.
O tabloide alemão não publicou o áudio da conversa entre os dois pilotos, mas afirma ter tido acesso ao conteúdo da caixa-preta do Airbus A320 da Germanwings. O voo parte às 10h01 de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha.

Segundo o Bild, na primeira comunicação, o piloto pede desculpas aos passageiros pelo atraso na decolagem. Nos 20 minutos iniciais, o comandante Patrick Sonderheiner puxa assunto. Andreas Lubitz é econômico nas respostas. O piloto comenta que não teve tempo de ir ao banheiro, e o copiloto se oferece para pilotar o avião. O comandante não responde.
Às 10h27, a 11,7 mil metros de altitude, o comandante pede para preparar a aterrissagem e ouve uma resposta estranha. Andreas disse: "Tomara", "Vamos ver”. Ele insiste para o comandante ir ao banheiro: "Agora, você já pode ir", afirma o copiloto. Dois minutos depois, o comandante sai da cabine dizendo: "Pode assumir". Ouve-se o barulho da poltrona recuando e a cabine é fechada pela última vez.

Às 10h29, o avião perde altitude. Os controladores de voo estranham, tentam contato. Nenhuma resposta. Dentro da cabine, o alarme já dispara. Ainda segundo a transcrição do jornal Bild, a partir deste momento é possível ouvir pancadas na porta. O comandante, do lado de fora, grita: "Pelo amor de Deus, abre essa porta".
Às 10h35, um objeto pesado é usado para tentar abrir a cabine. O comandante se desespera: "Abre essa maldita porta!". Do lado de dentro, o gravador registra a respiração tranquila do copiloto. Às 10h40, o avião, a 700 quilômetros por hora, vai de encontro aos Alpes franceses.
Fonte: Bom Dia Brasil

Pato pode voltar a jogar na Itália, mas defendendo o Inter de Milão

Pato revela que pode acertar com Inter de Milão

O ex-astro do Milan Alexandre Pato não descarta voltar a jogar na Itália. Porém, seu novo clube seria a Internazionale. Atualmente no São Paulo, o atacante elogiou o time de Roberto Mancini e admitiu que a transferência pode acontecer."Inter? É uma grande equipe", disse o atacante brasileiro em entrevista à Sky Sport24. "No futebol, nunca se sabe", completou o jogador, que tem contrato com o Corinthians até junho de 2016.Pato passou cinco anos no Milan, antes de retornar ao Brasil para defender o Corinthians em 2012. Depois de sofrer com problemas de lesão e não conseguir se firmar, ele foi emprestado ao São Paulo. Na equipe de Muricy Ramalho, o atacante voltou a ganhar destaque.












Fonte:Goal.com

quinta-feira, 26 de março de 2015

Mundo (Nova York)

Dezenas de feridos por explosão em um edifício de Nova York
Um edifício de cinco andares no bairro nova-iorquino de East Village explodiu nesta quinta-feira, causando um incêndio que deixou dezenas de feridos, segundo a polícia.
Explosão e fogo em prédio deixam dezenas de feridos em NYAs causas da explosão, que ocorreu por volta de 15h30 locais (16h30 em Brasília), ainda são desconhecidas.
Imagens das emissoras de TV americanas mostram um grande incêndio, que primeiro gerou um colapso da estrutura interna do prédio. Depois, acabou derrubando a parte frontal da construção, enquanto os cerca de cem bombeiros que trabalham no local tentavam controlar o fogo.
Não há informações sobre quantas pessoas estavam no interior do edifício no momento da queda. A imprensa local afirma que são pelo menos 30 feridos na explosão.
Um restaurante chamado Sushi Park, instalado no prédio, pode ser a provável origem do incêndio, segundo a emissora 'ABC'
Fonte: EFE Brasil

terça-feira, 24 de março de 2015

Série Especial sobre o Rio Jaguaribe

Fotos do Rio Jaguaribe no século XX 


Bem hoje estamos trazendo algumas fotos que comprovam o bom estado do rio há algum tempo.  Para não gerar especulações e comprovar a veracidade dessas informações, confiram as imagens que apresentam o rio em um estado de conservação e preservação bem diferente das que encontramos atualmente.






Como se observa, o rio se encontra aparentemente limpo, sem lixo a sua volta e com uma grande quantidade de água, resultante das boas condições climáticas vividas na época. Infelizmente o cenário atual é outro do Rio Jaguaribe.







Campeonato Sul-americano Sub 17

Brasil vence o Uruguai pelo placar de 3 x 2.

Estatística

  Com a vitória, a Seleção Brasileira Sub-17 avança para o 2º lugar, encerando a 3ª rodada do campeonato. A Seleção Uruguaia permanece no 5º lugar.

  No desfecho da terceira rodada, a Argentina permanece em 3º lugar, com 7 pontos, após empatar em 1 x 1 com a Colômbia. No segundo lugar, o Brasil, com 6 pontos; cai para 3º, o Paraguai, com 4 pontos, pelo empate de 2 x 2 com o Equador, e este fica em 4º, com 4 pontos também, perdendo pelo saldo de gols; todos os quatro ficam por enquanto classificados para o Mundial Sub-17. O Uruguai , após a derrota, permanece 5º lugar, com 3 pontos, e a Colômbia fica em 6º com 1 ponto pelo empate.

O jogo

 O jogo começaria às 21h :10min, no horário do Estádio Deportivo Capiatá, mas faltou energia por aproximadamente 33 minutos. O primeiro gol foi aos 14 minutos do 1º tempo de Evander, pelo Brasil, após um chute que bateu no travessão e na trave. O 1º tempo termina em 1 x 0. Após o início do 2º tempo, aos 16', o Uruguai empata com um chute cruzado de Valverde no canto do gol, passando por todos. O Brasil faz seu segundo gol aos 23', com um carrinho de Ramon depois do cruzamento de Kleber. Mas Bueno chuta a bola, aos 28 minutos, e ela bate no braço de Caíque, e o árbitro venezuelano Luis Sánchez marca pênalti. Valverde cobra a penalidade e faz seu 2º gol, empatando o jogo aos 30 minutos do 1º tempo. O jogo estava aos 38' do 2º tempo, quando Evander faz seu 2º gol, colocando o Brasil em vantagem, após um chute fora da área. O árbitro encerra o jogo e o placar fica 3 para o Brasil, 2 para o Uruguai, depois de várias tentativas de ambos.

Fonte: globoesporte.com

Mundo

Encontrados destroços do avião que caiu na França e matou 150 pessoas

O porta-voz do Ministério do Interior da França, Pierre-Henry Brandet, disse que os destroços do Airbus A320 que caiu nos Alpes franceses e matou 150 passageiros foram localizados. A aeronave caiu a 2 mil metros de altitude. Brandet disse à emissora de televisão BFM que espera operação de busca e resgate “extremamente longa e difícil” porque a área do acidente é muito remota.
Segundo o porta-voz, o avião da companhia aérea Germanwings enviou um sinal de socorro às 10h45 (horário local) desta terça-feira (24). Ele disse que a lista de passageiros está sendo verificada. Carsten Spohr, executivo-chefe da Lufthansa, empresa à qual a Germanwings pertence, disse pelo Twitter que “se nossos temores forem confirmados, este é um dia negro para a Lufthansa”. 

Ele também expressou “profundas condolências” às famílias e amigos dos passageiros e tripulantes. O ministro do Interior francês Bernard Cazeneuve está a caminho do local do acidente, uma região pouco povoada dos Alpes franceses, informaram funcionários do governo. 

Identificação dos passageiros

Autoridades espanholas divulgaram informação de que 45 pessoas que constam da lista de passageiros do voo da Germanwings têm sobrenomes espanhóis. A informação foi divulgada pela vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría.

No Terminal 2 do Aeroporto de Barcelona El Prat - de onde saiu o voo com destino a Düsseldorf - já foi montado um gabinete de crise com representantes do governo espanhol, da operadora do aeroporto AENA e da companhia aérea Germanwings.

Aeronave
O A320 se envolveu em alguns acidentes relevantes, dentre eles a queda do jato da AirAsia no ano passado na Indonésia. Foi também o modelo envolvido no chamado “milagre de Hudson”, em 15 de janeiro de 2009, quando um avião da US Airways, que decolava do aeroporto La Guardia, em Nova York, perdeu força nas duas turbinas após um incidente com gansos. O piloto Chesley “Sully” Sullenberger pousou o avião no rio Hudson. A fabricante trabalha numa versão atualizada e mais eficiente do avião, chamada A320neo com uma “nova opção de turbina” que deve entrar em serviço neste ano.
Fonte: Estadão 

segunda-feira, 23 de março de 2015

Política

Avaliação positiva de governo Dilma despenca e 59,7% são a favor de impeachment, diz pesquisa CNT/MDA


A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff despencou em relação a setembro, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira, que apontou ainda que 59,7 por cento dos entrevistados são favoráveis a um impeachment da presidente, em meio a protestos contra o governo e a dificuldades enfrentadas pelo Executivo no Congresso Nacional.
O percentual dos que avaliam o governo da petista como ótimo ou bom despencou para 10,8 por cento, contra 41 por cento na pesquisa anterior, divulgada no final de setembro.
A soma dos que consideram o governo ruim ou péssimo foi de 64,8 por cento, ante 23,5 por cento na sondagem anterior.
De acordo com o levantamento do instituto MDA, encomendado para a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 23,6 por cento consideram o governo regular, ante 35 por cento na pesquisa anterior.
A sondagem apontou ainda que apenas 18,9 por cento aprovam o desempenho pessoal de Dilma, contra 55,6 por cento na pesquisa anterior, ao passo em que 77,7 por cento desaprovam, ante 40,1 por cento em setembro.
Ainda de acordo com a pesquisa, dos que acompanham o noticiário sobre as denúncias de irregularidades na Petrobras, 68,9 por cento consideram a presidente culpada pela corrupção que está sendo investigada e 67,9 por cento culpam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a pesquisa, foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Fonte: Msn 

Mundo (Peru)

Acidente em estrada peruana mata 34

Subiu para 34 o número de pessoas pessoas que morreram na madrugada desta segunda-feira em um engavetamento na rodovia Pan-Americana Norte do Peru, na cidade de Huarmey, informou a polícia em uma rádio.
(Arquivo) Acidente em uma estrada peruanaAlém disso, 70 ficaram feridas.
"Um ônibus da empresa Murga Serrano invadiu a pista contrária, ficou atravessado e sofreu o choque de um caminhão e outros dois ônibus", afirmou coronel Orfiles Bravo, diretor da Polícia Rodoviária de Carreteras, acrescentando que o ônibus se partiu em dois.
As buscas por vítimas prosseguem.
Fonte: Msn

domingo, 22 de março de 2015

Mundo

Tubarão mata turista no Mar Vermelho, no Egito

Este é o primeiro acidente na costa de Marsa Alam desde 2010
Um tubarão matou neste domingo, dia 22, um turista alemão de 52 anos no Mar Vermelho, no Egito, no primeiro incidente do tipo em cinco anos, segundo a polícia.

O animal arrancou uma perna do turista na costa de Marsa Alam, uma estância turística muito popular entre mergulhadores e localizada 600 km ao sudeste do Cairo.

É o primeiro ataque de tubarão fatal no Egito desde 2010, quando um alemão foi morto e três turistas russos ficaram feridos em quatro incidentes separados.

Estes ataques foram atribuídos a tubarões galha-branca-oceânico, muito comum no Mar Vermelho.

Em 2009, uma francesa também morreu após ser atacada por um tubarão perto do local do incidente deste domingo.

Fonte: Band 

Educação

Fies: ministérios da Educação e da Justiça vão discutir reajuste de mensalidades
O Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça formarão um grupo para analisar as mensalidades cobradas pelos cursos superiores financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo é evitar cobranças abusivas que comprometam tanto a oferta do financiamento como o pagamento futuro pelos estudantes. O grupo vai também propor melhorias ao programa.
A portaria que será publicada amanhã (23) no Diário Oficial da União é assinada conjuntamente pelo MEC e pela Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. O grupo vai analisar a composição e a evolução dos preços das mensalidades dos cursos superiores e terá 60 dias para concluir o trabalho.
"É mais uma ação estruturante para garantir a tranquilidade dos estudantes e instituições. É preciso ter em mente que se trata de um financiamento, que terá que ser pago pelo estudante no futuro", diz o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa.
Uma vez que não há número limite de novas vagas, mas sim limite financeiro para contratações, reajustes menores poderão proporcionar um maior número de financiamentos.
Após estipular mudanças na concessão do Fies, o MEC restringiu o financiamento a reajustes das mensalidades em até 6,4%, que equivale à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014.
A alteração, que foi feita já em 2015, gerou embate com as instituições de ensino que reajustam as mensalidades anualmente, no final do ano. Os valores para 2015 já estavam definidos no final de 2014 e, segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (AMBES), tiveram, em média, reajuste de 10%.
O MEC diz que segue em diálogo com as instituições, em reuniões individuais, analisando caso a caso.
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Até o momento, o Sistema registrou pelo menos 196 mil contratos novos.
Fonte:Msn

Mundo

Após atentados, Estados Unidos retiram suas forças especiais do Iêmen

Um dia depois dos atentados contra duas mesquitas no Iêmen, ocorridos na sexta-feira (20), o Pentágono decidiu retirar uma centena de soldados que ainda se encontrava no país da península arábica. Neste domingo (22), o departamento de Estado norte-americano confirmou a evacuação de todo o seu pessoal atuante no Iêmen, que parece mergulhar definitivamente em um caos político e social.
Jean-Louis Pourtet, correspondente da RFI em Washington.
O Pentágono avalia que a situação se tornou excessivamente perigosa no país após os atentados qua deixaram ao menos 142 mortos e decidiu retirar os membros de suas forças especiais, os Boinas Verdes e os Navy Seals. A medida é considerada um revés para a política dos Estados Unidos na região. O presidente Barack Obama costuma citar o Iêmen como um exemplo na luta contra o terrorismo.
O presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi era um aliado dos norte-americanos e havia inclusive autorizado o uso de drones para a eliminação de islâmicos radicais, como Anwar al-Awlaki, líder da Al-Qaeda na Península Arábica. O presidente, que renunciou ao cargo em janeiro, conseguiu escapar, ontem, de um cerco de milícias a sua casa, na capital, Sanaa.
A retirada dos soldados americanos, que também treinavam o exército do Iêmen no combate aos terroristas, representa a eliminação de uma importante fonte de informação.
Atentado reivindicado
Washington ainda não tem certeza de que os atentados de sexta-feira tenham sido comandados pelo grupo Estado Islâmico, ainda que o grupo terrorista tenha reivindicado sua autoria.
Para o deputado democrata Adam Schiff, que integra a comissão de informação do Congresso, a retirada deixa um vazio que permitirá aos movimentos islâmicos — tanto a Al-Qaeda da Penísula Arábica (Aqpa) quanto o Estado Islâmico — aumentar sua influência na região, criando um novo desafio para os Estados Unidos.
Fonte: Msn

sexta-feira, 20 de março de 2015

O Desmatamento no Brasil

O desmatamento no Brasil é escandaloso. Com o passar do tempo, a devastação pode ser vista e sentida. São muitos motivos que influenciam o desmatamento: urbanização descontrolada, agropecuária, crescimento industrial, comércio de madeira. Porém, as consequências da falta de planejamento sustentável podem custar caro.

O Brasil é um país que possui muitas riquezas naturais; a biodiversidade que se encontra nos diferentes biomas pode trazer múltiplos benefícios para ciência e para sociedade como um todo. Porém se toda essa riqueza continuar sendo explorada sem limites, seu fim será certo e o que sobrará serão malefícios, tais como desertificação, extinção de espécies, aceleração do aquecimento global, diminuição dos recursos hídricos, desfertilização dos solos e muitos outros.
Ao contrário do que se pensa, o desmatamento não é uma novidade. A mata atlântica, por exemplo, começou a ser desmatada logo depois da descoberta do Brasil pelos portugueses, que buscavam o pau-brasil para produzir um valioso corante para vender na Europa. A exploração não parou por aí: a história nos mostra que os ciclos econômicos do Brasil consumiram mais de 90% da mata que um dia cobriu o litoral do país.
A floresta amazônica padece do mesmo mal. Apesar da sua importância ser muito conhecida, o cuidado que se tem com ela é ínfimo. As constantes queimadas, o comércio ilegal de madeira, o contrabando e caça de animais, tudo contribui para uma crescente diminuição da cobertura vegetal amazônica e prejudica até o clima.
Já o cerrado é o bioma mais desmatado. Estudos mostram a diminuição assustadora de sua área original: a derrubada das árvores para beneficiar obras urbanas, construir pastos e fazer enormes plantações, produção de carvão vegetal e as constantes queimadas enfraquecem e ameaçam o cerrado brasileiro.
Apesar da visível degradação que o homem vem causando ao longo dos anos no Brasil, apenas há alguns anos as leis se tornaram mais rígidas, podendo levar para prisão quem comete um crime ambiental. É certo que uma legislação pode ajudar a deter maior parte do desmatamento, mas se o governo não impuser fiscalizações para monitorar as áreas de preservação, as leis acabarão sendo em vão.
                  Fonte: Desmatamento no Brasil.

Esporte

Brasil passa pelo Equador e vence a primeira partida no hexagonal final


A seleção brasileira conseguiu, nesta sexta-feira, a primeira vitória no hexagonal final do Sul-Americano sub-17. Após a derrota para a Argentina por 1 a 0 no primeiro jogo, o Brasil venceu o Equador por 2 a 1 e subiu da quarta para a terceira posição. Os quatro primeiros colocados garantem vaga no Mundial da categoria, que será realizado entre outubro e novembro deste ano no Chile.
Leandro, da Ponte Preta, voltou a marcar e aumentou sua vantagem na artilharia da competição, chegando a seis gols. O atacante abriu o placar aos cinco minutos ao aproveitar rebote de um belo chute de Evander, do Vasco, que parou no travessão. Aos 33, Lincoln, do Grêmio, ampliou em uma bela cobrança de falta, acertando o ângulo esquerdo do goleiro. O jogador foi expulso no fim da partida.
O Equador diminuiu aos 20 da segunda etapa com Tello, que aproveitou bobeada da defesa brasileira, recebeu por trás da zaga e tocou na saída do goleiro. Na próxima rodada, que será realizada na segunda-feira, o Brasil vai enfrentar o Uruguai. O Equador jogará contra o Paraguai.
Fonte:Globoesporte

quinta-feira, 19 de março de 2015

Política

Guimarães indica Izolda Cela para Ministério da Educação

O líder do Governo na Câmara Federal, o deputado cearense José Nobre Guimarães (PT), indicou o nome da vice-governadora do Ceará, a educadora Izolda Cela (PROS), para o Ministério da Educação, para que ela ocupe o cargo deixado por Cid Gomes, ontem.  Segundo ele, fundamental para o momento político no Brasil é que as políticas públicas do País  não sofram nenhum dano, e que portanto, vai procurar consolidar a proposta do orçamento e corrigir os erros do FIES e PROUNI.
“A corda já foi esticada demais”, disse o petista quando questionado sobre o episódio de ontem, quando Cid Gomes reafirmou que na Câmara Federal havia achacadores. “Esse é um assunto encerrado. O ex-ministro reafirmu muitas coisas, e o resto eu não quero me manifestar. Eu vou lutar para que o Ceará mantenha o Ministério, porque temos outros nomes, e Izolda é um dos nomes que apresentei”, ressaltou.
Em entrevista ao Diário do Nordeste ainda em janeiro, Izolda Cela afirmou que nunca gostou de se envolver com política, e que por muitas vezes, procurou declinar dos convites feitos para ser gestora da Educação. Foi secretária de Educação do Município de Sobral, do Estado e agora é vice-governadora do Ceará. Durante sua gestão na área, o Governo criou o Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa) que serviu de modelo ao Pnaic (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).
Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 18 de março de 2015

Politica

Cid Gomes pede demissão após discutir com deputados na Câmara

Depois de discutir com deputados no plenário e abandonar o recinto da Câmara em meio à sessão na tarde desta quarta-feira (18), o ministro da Educação, Cid Gomes, foi ao Palácio do Planalto e pediu demissão à presidente Dilma Rousseff, que aceitou.
O pedido ocorreu logo depois de o ministro participar na Câmara dos Deputados de sessão em que declarou que deputados “oportunistas” devem sair do governo.
"A minha declaração na Câmara, é óbvio que cria dificuldades para a base do governo. Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento. Pedi demissão em caráter irrevogável", declarou o ministro.
O Palácio do Planalto informou após a demissão de Cid Gomes que o secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, comandará o Ministério da Educação interinamente. Costa já foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais (Inep) e foi secretário-executivo do MEC em 2014, quando a pasta era chefiada por Henrique Paim.
Do plenário, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, chegou a anunciar a demissão antes mesmo de ter sido oficializada. "Comunico à Casa o comunicado que recebi do chefe da Casa Civil [ministro Aloizio Mercadante] comunicando a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes", anunciou Cunha no plenário.

terça-feira, 17 de março de 2015

Historia do rio Jaguaribe no século XX e seu desenvolvimento industrial

Etimologia: “Jaguaribe” vem do termo tupi îagûarypi, que significa “O rio das onças”.
Hoje estamos trazendo a história do rio, pois temos que ter conhecimento sobre o antes para podermos solucionar o problema do hoje.

Neste período as regiões do baixo e médio Jaguaribe não eram tão desenvolvidas assim, sobrevivendo de produtos primários como da pescaria, agricultura. Nas suas proximidades havia uma vasta diversificação da fauna e da flora, como não se havia muitos habitantes e nem uma industrialização o rio não era muito poluído assim se mantendo limpo e suas águas eram potáveis, já que se era necessário o rio para economia. Também havia muitas plantações nas suas margens, a partir do ano de 1960 com o inicio da alta produção de algodão as fábricas, que o usavam como matéria prima para fabricação de alguns produtos, começaram a se instalar. Responsável em peso pela integração e organização territorial do Ceará, a atividade algodoeira, junto à pecuária, foi capaz de gerar um excedente de capital interno, que, aliada também a fatores políticos, delineou uma industrialização para além das oficinas de charque. A cultura algodoeira constituiu uma ruptura-permanência na história de Iguatu, o que criou um excedente de capital e permitiu o desenvolvimento de indústrias de beneficiamento de algodão, a criação de um proletariado fabril e o desenvolvimento de serviços urbanos. A partir deste momento, o setor responsável pela economia já não era o primário, mas sim o secundário. A população começa a crescer, já que a cidade estava se desenvolvendo e fornecia empregos; com isso tudo é necessário que algumas coisas sejam modificadas, pois a cidade teria que fornecer cuidados básicos como: tratamento da água, direcionamento do lixo para seu devido lugar, saneamento básico e etc. O problema ocorreu da seguinte maneira: com o crescimento rápido e contínuo da população não pensou-se em parar para pensar em como fornecer esses cuidados sem que se houvesse uma degradação do ambiente assim os esgotos das casas eram e são encaminhados para o rio sem cuidados específicos, o lixo era e é direcionado ao lixão onde quando ocorre a decomposição libera um liquido que contamina as águas subterrâneas, com o passar do tempo e o aumento da população as pessoas derrubaram as matas nas proximidades do rio para fazerem construções assim nas chuvas a terra, resíduos são arrastados para o rio causando seu aterramento e sua poluição outra coisa que também se teve inicio foi a extração de areia que também causa os fatores já citados anteriormente. Dar-se para ver que no século XX o rio não se encontrava da maneira que estar e que foi a parti do momento em que ocorre o desenvolvimento é que o rio passa a ser desprezado, pois só se pesa em crescer e enricar sem lembra das consequências.  

segunda-feira, 16 de março de 2015

Fórmula 1

Lewis Hamilton chega em 1º lugar e Felipe Nasr bate recorde.

       Na primeira corrida do ano de 2015, Lewis Hamilton faz 25 pontos pela vitória e é o 1º colocado, em seguida, na 2ª posição fica Nico Rosberg, com 18 pontos. Em 3º lugar fica Sebastian Vettel, com 15 pontos, e Felipe Massa fica em 4º colocado, com 12 pontos. Com recorde de 1º brasileiro a pontuar em sua estreia, Felipe Nasr pontua 10 pontos e fica no 5º lugar. Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg, Marcus Ericsson, Carlos Sainz Jr. e Sergio Pérez ficam respectivamente com 8, 6, 4, 2 e 1 pontos (6º, 7º, 8º, 9º e 10º lugares). Os outros pilotos não pontuaram no GP da Austrália.


sábado, 14 de março de 2015

Tabela de postagens.

Dias que ocorrerão as postagens da série sobre o Rio Jaguaribe.


  • 14/03/15
  • 17/03/15
  • 24/03/15
  • 31/03/15
  • 07/04/15
  • 14/04/15
  • 21/04/15
  • 28/04/15

Rio Jaguaribe.

Série especial sobre o Rio Jaguaribe.

Hoje estamos dando inicio a uma serie de postagens no qual falara sobre o rio Jaguaribe mais precisamente na região do Iguatu- Ceará assim tem como objetivo de conscientizar as pessoas que moram nesta cidade como também aquelas cujo rio passa como também outras pessoas que moram em lugares que tem este problema.
Na cidade de Iguatu foi desenvolvido um projeto por Neto Braga justamente com outras pessoas que procuram revitalizar o rio, porém o mesmo ganhou repercussão politica sendo assim levado a câmera de vereadores de Iguatu para votação nesse dia 12-03-15( é um breve resumo sobre o que estar sendo feito para que o rio Jaguaribe possa ser salvo).
Talvez para vocês que nos ler mais não é desta região ou nunca ouviu falar neste projeto pode estar se perguntando: Como? Qual projeto? Pois bem foi pensando nisto em conscientizar, mostrar o que estar acontecendo e como nós cidadãos pode contribuir para ajudar que estaremos trazendo o mapeamento do rio desde inicio ate o fim, traremos a historia do rio antes, como se teve inicio sua degradação para chegar onde estar, leis federais e municipais ( se existente) que falem sobre a proteção de mananciais, rios enfim que fale sobre essas fontes, as consequências para todos. No You tube estará á seção da câmera de vereadores, entrevistas com pessoas que entendem desta área, com a vereadora que levou o projeto a votação, o idealizador e pessoas que abraçaram o projeto.
Nós do blog Os informantes estaremos informando e trazendo mais uma vez o problema da água que não estar sendo só aqui na cidade de Iguatu devido o rio mais estar sendo geral e nos somos os culpados que só pensamos em extrair sem para um instante para cuidar e no final as consequências são sofridas por nos mesmos. 

Ceará

Produtor é preso suspeito de abusar de atrizes em teste para filme no CE

Homem realizou testes no início de fevereiro, em Fortaleza.
Cenas para teste envolviam estupro e sexo explícito.

O produtor suspeito de abusar sexualmente atrizes em supostos teste para um trabalho no cinema em Fortaleza, foi preso na quinta-feira (14). O suspeito, que usava o pseudônimo de Raphael Fyah, convidou cerca de 30 mulheres para participar dos testes que simulavam cenas de estupro no início de fevereiro. Ele oferecia um cachê de R$ 3 mil.
Pelo menos uma das garotas fez o teste no início de fevereiro e registrou boletim de ocorrência. “Segundo o relato da vítima, ele enviou mensagens pela internet convocando garotas para um teste. O local escolhido foi o Cuca da Barra do Ceará  e o teste consistiria em cenas de sexo violento e simulação de estupro. Durante o teste, ele pediu que ela tirasse a roupa, quando praticou diversos atos libidinosos com a garota”, disse o titular do 33º Distrito Policial, Sidney Ribeiro, acrescentando que não havia presença de mais pessoas ou câmeras na sala.
Rede Cuca
Em nota, a Rede Cuca, vinculada à Prefeitura de Fortaleza, informou que Fyah é aluno do curso de Produção Cultural e Organização de Eventos e que havia solicitado um espaço no equipamento para apoio da produção de seu filme.
De acordo com a administração do Cuca, a sala foi disponibilizada para que o estudante pudesse guardar os objetos e equipamentos do filme, mas não poderia ter sido utilizada para testes de qualquer finalidade. "Raphael foi suspenso das suas atividades discentes, não podendo participar de qualquer atividade da Rede Cuca enquanto os fatos estiverem sendo investigados", diz a nota.
Desculpas
Na ocasião, Fyah usou sua página pessoal no facebook para pedir desculpas. Ele tentou justificar o ocorrido. "Gostaria de pedir desculpas a todos os atores e atrizes que foram convidados a participar do filme Barra do Ceará. Vários atores e atrizes foram convidados. Mas apenas uma atriz participou. Peço desculpas por todo esse mal entendido. Não agi de má fé. Fui vítima da minha inexperiência", diz em trecho do texto que intitulou como "Carta Pública". 
Garotas que não querem se identificar fizeram boletim de ocorrência na Polícia Civil (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

.

Ceará

Manifestantes fazem ato em defesa da Petrobras em Fortaleza

Grupo também pede a reforma política.
Protesto seguiu para a Assembleia Legislativa e terminou às 12h.

Ato da Cut em Fortaleza  (Foto: Gioras Xerez/G1)
Representantes de pelo menos 26 entidades participam de uma manifestação na Praça da Imprensa, no Bairro Aldeota, em Fortaleza, nesta sexta-feira (13). A concentração começou às 8h. O grupo seguiu para a Assembleia Legislativa por volta das 10h50 e encerrou o ato por volta das 12h. A manifestação em defesa da Petrobras, pela reforma política, pela democracia e pelos direitos da classe trabalhadora foi pacífica.
A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) chegou a estimar que 1.000 manifestantes participaram do ato no início da manifestação. No entanto, ao final do protesto, informou que 500 pessoas estiveram presentes. O número é o mesmo estimado pela Polícia Militar, que indicou a adesão de 500 pessoas.
Durante a manifestação, um trecho da Avenida Desembargador Moreira e outro da Avenida Raul Barbosa foram interditados, afetando o trânsito da região.
O Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos no Ceará (Motu) e da Casa de Cultura e Defesa da Mulher Chiquinha Gonzaga defenderam a implantação de uma constituinte exclusiva para promover a reforma política. "A constituinte exclusiva é um instrumento que vai dialogar com a população e que não estará submetida a nenhuma empresa, vai trabalhar e ter representação de todos os setores, mulheres, jovens, negros, índios. Esse congresso não nos representa", diz Cineide Almeida, representante do Motu e Casa Chiquinha Gonzaga.
A defesa da Petrobras é a principal bandeira do sindicato dos petroleiros. "Nós queremos melhores condições de trabalho. Defendemos a Petrobras. Ela é do trabalhador e do povo brasileiro. Digo não à privatização da Petrobras'', afirma Francisco Carlos Oruiá Fernandes, presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro CE/PI).
Na Assembleia Legislativa, cinco integrantes da CUT vão conversar com a comissão de Justiça da Casa, em reunião previamente marcada, segundo Joana Almeida, presidente da CUT-CE.

Ceará

Fortaleza tem dia de ataques a ônibus e quatro veículos são incendiados

Ataques foram feitos em represália à prisão de chefe de facção, diz polícia.
Homem preso já havia ordenado incêndios a ônibus em fevereiro.

Ônibus foi incendiado no Canindezinho (Foto: Arquivo pessoal)
Quatro ônibus foram destruídos na Grande Fortaleza na tarde desta sexta-feira (13). O quarto caso ocorreu por volta das 21h desta sexta, no Bairro Cambeba. Segundo a Polícia Militar, os ataques ocorrem em represália à prisão Francinei Nobre da Silva, preso na manhã desta sexta por ter ordenado outros incêndios a ônibus, no início desta semana. Não houve feridos em nenhum dos casos.
Segundo a Polícia, dois homens utilizaram combustível e incendiaram o veículo. Os bombeiros chegaram ao local e apagaram o fogo antes que o ônibus fosse destruído por completo.
O segundo ônibus foi incendiado na periferia de Fortaleza na tarde sexta-feira (13) no Bairro Modunbim. Cerca de duas horas antes, um ônibus havia sido incendiado no Bairro Canindezinho.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os criminosos atuaram de forma semelhante em todos os casos. “Duas pessoas pediram que os passageiros deixassem o veículo e atearam fogo. Ninguém saiu ferido”, drelatou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Ricardo Rodrigues.
Em um dos casos ocorridos em fevereiro deste ano, um bilhete havia sido deixado no local do crime. Na carta, os criminosos exigiam melhoras no atendimentos aos presos em presídios da Grande Fortaleza.
Casos anteriores
No dia 28 de fevereiro, um ônibus da Linha João Arruda foi incendiado na Rua Franco da Rocha, no Bairro Henrique Jorge, em Fortaleza. De acordo com testemunhas, dois homens, com um vasilhame contendo gasolina, entraram no veículo, pediram que os passageiros descessem e atearam fogo. Na ocasião entregaram um bilhete ao motorista para que fosse encaminhado às autoridades. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
No texto, eles reclamam do sistema penitenciário.
“Queremos melhorias no sistema penitenciário carrapicho. Tamos sendo maltratados visitas desrespeitadas os agentes mal disciplinados tratando os internos como bichos. Por que o estado ganha para tratar dos internos com dignidade e respeito pra sairmos p´ra sociedade como homens regenerados precisamos de respeito e dignidade (sic)”.
No dia 10 de março, outro ônibus, desta vez da linha Parque São João, foi incendiado no Bairro Canindezinho. Segundo informações da Polícia Militar, o coletivo trafegava na Rua E, próximo ao loteamento Paraíso Verde, quando dois homens fizeram os passageiros descerem do veículo antes de atear fogo. Ninguém foi preso. Ainda conforme a PM, o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu apagar o fogo em cerca de 10 minutos. O motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrido.

terça-feira, 10 de março de 2015

Política

FHC: "Não adianta nada tirar a presidente"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a se colocar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff ontem. Durante evento do instituto que leva seu nome, o tucano afirmou que “não adianta nada tirar a presidente”, segundo o jornal Valor. No fim de fevereiro, o ex-presidente já havia declarado que o PSDB não deveria apoiar a tese do impeachment em reunião com a cúpula do PSDB. “Se exauriu o modelo de presidencialismo de coalizão, que na verdade era um modelo de presidencialismo de cooptação. O sistema político está esgotado “, afirmou FHC.
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), ex-candidato a vice na chapa do tucano Aécio Neves , também participou do evento e disse ser contra o impeachment. “Não quero que ela saia, quero sangrar a Dilma, não quero que o Brasil seja presidido pelo (vice-presidente, do PMDB) Michel Temer (...) Vejo essa palavra (impeachment) como expressão de rechaço à ordem atual, sem entrar no mérito”, disse o senador, segundo a publicação.


O tucano, porém, afirmou serem positivas manifestações contrárias ao governo e reconheceu que o PSDB falhou no debate político. “O PSDB deixou o PT carimbar sobre nossa pele a tese de que somos um partido da elite. Deixamos que isso se estabelecesse, que fosse o fato consumado. Isso começou a mudar nesta última eleição”.
Fonte: O Povo
Curta e Siga a Pagina Oficial do Os Informantes: 
No Facebook: https://www.facebook.com/pages/Os-Informantes/979842065363914?ref=hl
No Twitter: http://twitter.com/Os__Informantes
No Instagram: https://instagram.com/os_informantes/

Mundo

Acidente mata campeã olímpica e outros dois franceses na Argentina

Um acidente de helicóptero na Argentina, nesta segunda-feira, vitimou três atletas de elite da França. A nadadora Camille Muffat, de 25 anos, campeã olímpica nos 400m livre; o boxeador Alexis Vastine, 28, medalhista de bronze em Pequim (2008), e a velejadora Florence Arthaud, 57, faleceram após o choque de dois helicópteros durante gravações do reality show francês de sobrevivência "Dropped", que coloca celebridades em condições climáticas duras e os desafia a sair dessa situação.
Além dos atletas, quatro membros da produção do programa, dois pilotos argentinos (Juan Carlos Castillo e Roberto Abate) e uma pessoa ainda não identificada também morreram na tragédia. O nadador Alain Bernard, outro campeão olímpico que estava participando do reality, está vivo, conforme foi confirmado por seu agente e sua família.
O acidente aéreo aconteceu nos arredores da cidade de Villa Castelli, por volta das 17h no horário local. A causa da colisão entre os dois helicópteros ainda não foi esclarecida pelas autoridades argentinas, que garantem que as condições climáticas não motivaram o acidente. Uma das aeronaves era da administração da província na qual ocorreu a queda, e a outra pertencia à polícia da cidade de Santiago del Estero.
As vítimas
Natural de Nice, Camille Muffat ganhou destaque internacional ao conquistar o Mundial nos 400m livre, em Dubai. Dois anos depois, na Olimpíada de Londres, ela conseguiu a medalha de ouro na prova, além de conquistar a prata nos 200m livre e o bronze nos 4x200m com a equipe francesa. A atleta havia se aposentado no ano passado, com apenas 24 anos.
Mais velho, Alexis Vastine conseguiu destaque no mundo dos esportes mais cedo, quando chegou à medalha de bronze na Olímpiada de Pequim, em 2008. Nos Jogos seguintes, em Londres, ele foi eliminado nas quartas de final.
Já Florence Arthaud fez história em 1990 ao ser a primeira mulher ao bater o recorde da travessia do Atlântico à vela, feito conseguido por ela em nove dias, 21 horas e 42 minutos.
Fonte: Msn

sábado, 7 de março de 2015

Lava Jato

Ex-diretor da Petrobrás diz que Renan ficava com parte da propina da Transpetro

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa afirmou em sua delação premiada que sabia que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebia um porcentual de contratos da Transpetro - subsidiária da estatal que foi comandada por dez anos por um indicado pessoal do senador, Sérgio Machado.Costa afirmou que "tem conhecimento de que um porcentual dos valores envolvidos nos contratos da Transpetro são canalizados para o senador Renan Calheiros, com quem José Sérgio de Oliveira Machado se reúne periodicamente em Brasília.
"O delator não apontou "qual seria esse porcentual", mas apontou ter recebido das mãos do ex-presidente da Transpetro R$ 500 mil de propina por conta da "contratação de navios". O dinheiro foi entregue "em espécie e diretamente" por Máchado no apartamento dele, no Rio. Esse pagamento, que ele já havia citado em audiência de uma das ações penais da Lava Jato, ocorreu entre 2007 ou 2008.
Em outro episódio, Costa afirma que o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), emissário de Renan, levou até ele uma reclamação do Sindicato dos Práticos "acerca do reajuste da remuneração da praticagem". O emissário dizia falar em nome do senador."Esse assunto foi encaminhado para a área técnica da Petrobrás, sendo feita a avaliação respectiva e após uma longa negociação o pleito acabou sendo atendido", explicou o ex-diretor, em sua delação.
"Foi dito por Aníbal que em sendo exitosa a negociação, ou seja, atendido o pleito dos práticos seria feito um pagamento", sendo que "parte dos recursos destinados ao senador Renan".A parte de Paulo Roberto Costa seria algo em torno de R$ 800 mil.
COM A PALAVRA, RENAN CALHEIROS.
O presidente do Senado divulgou nota no site da Casa Legislativa após a divulgação dos políticos que serão investigados. Veja o que ele disse:"Nas democracias, todos - especialmente os homens públicos - estão sujeitos a questionamentos, justos ou injustos. A diferença está nas respostas. Existem os que têm o que dizer e aqueles que não. Quanto a mim darei todas as explicações à luz do dia e prestarei as informações que a Justiça desejar.
Minhas relações junto ao poder público nunca ultrapassaram os limites institucionais. Jamais mandei, credenciei ou autorizei o deputado Aníbal Gomes, ou qualquer outro, a falar em meu nome, em qualquer lugar. O próprio deputado já negou tal imputação em duas oportunidades.
Como maior interessado no inquérito, apesar do atropelamento do Ministério Público, que poderia ter evitado equívocos me ouvindo preliminarmente, considero que este é único instrumento capaz de comprovar o que venho afirmando desde setembro do ano passado.Renan Calheiros, presidente do Senado Federal"
Fonte: Msn

quinta-feira, 5 de março de 2015

Sergipe

Acidente entre micro-ônibus e caminhão deixa mortos e feridos

Bombeiros resgatam vítimas que ficaram presas às ferragens.
Trecho da SE-90, em Laranjeiras, está interditado para o resgate.


Um acidente entre um micro-ônibus e um caminhão caçamba, por volta das 7h30 desta quinta-feira (5), deixou pelo menos seis mortos no trecho da SE-90, conhecido como Avenida Contorno, no município de Laranjeiras (SE). A colisão aconteceu próximo a um hospital e a uma fábrica de cimento. Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sete feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em Aracaju.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também estão no local retirando as pessoas que ficaram presas às ferragens. Cinco ambulâncias do Samu prestam socorro às vítimas e três equipes da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) ajudam no trabalho, pois o tráfego nas duas vias foi interrompido para o resgate.
De acordo o supervisor fiscal do Terminal Rodoviário Luiz Garcia, Carlos Augusto de Jesus, o micro-ônibus de prefixo 1227 saiu do Povoado Mussuca, em Lararanjeiras, e seguia com destino a Aracaju. O veículo pertence a uma cooperativa que faz o transporte intermunicipal em Sergipe. Chovia forte no momento da colisão.