Rádio Os Informantes

terça-feira, 8 de março de 2016

Dia da mulher

No dia 08 de Março comemorasse o dia internacional da mulher. 

O de ser esta a data em que comemorasse o dia da mulher, deve-se a uma grave realizada no ano de 1857 no dia 08 de março por um grupo de operárias que revindicavam melhores condições de trabalho como: a diminuição da carga horária de trabalho, deixando de ser 18 horas para passara a ser 10 horas de trabalho por dia, a equiparação dos salários com os dos homens e melhor tratamento no espaço de trabalho.

No entanto tal movimento foi reprimido com total força e violência onde as operárias foram trancadas na fabrica e a mesma foi incendiada. Estimasse que cerca de 130 tecelãs faleceram neste ocorrido. 

Mas somente anos depois mais precisamente em 1910 em uma reunião na Dinamarca que este dia ficou marcado como dia internacional da mulher em homenagem a tal ato de coragem e determinação delas. Em 1975 através de um decreto a ONU finalmente oficializou a data.

Objetividade da data:
"Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras:

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo."

Fonte (Internet).


... E Deus dez o mundo. Colocou nele: pássaros, árvores e flores. Criou o homem á sua imagem e semelhança a ele entregou a regência e o cuidado de tudo.
Tomou o encanto dos pássaros , a singeleza das flores, o romantismo de uma noite enluarada, a paz de uma tarde de inverno, e fez a mulher.
Fez a mulher para ser feliz, para ser santa, para ser simplesmente mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário