Rádio Os Informantes

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Mundo (Estados Unidos).

Fortes tempestades ameaçam sul dos EUA; meio-oeste tem neve

Tornados no feriado de Natal mataram 43 pessoas na região. 
Nevadas na fronteira com o México são as mais fortes em 55 anos.


Tempestades intensas de raios, além de tornados, ameaçam o Golfo do México nesta segunda-feira (28), depois que tornados e alagamentos durante o feriado de Natal mataram pelo menos 43 pessoas no sul e no meio-oeste dos Estados Unidos e dificultaram os transportes em uma época de muitas viagens.
As tempestades mais fortes estão previstas para o Alabama, o Mississippi e a região de Língua de Terra da Flórida, disse Michael Leseney, meteorologista veterano do instituto AccuWeather. Alertas de tornado já estão em vigência no Alabama, o que significa que o fenômeno foi avistado.
Ao norte, a área de Chicago foi atingida por granizo, que deve se tornar chuva, e está nevando nos Estados de Wisconsin, Iowa, Nebraska, Michigan e em partes do Missouri, segundo Leseney.
A neve mais pesada deve afetar o sudoeste do Wisconsin e o sudeste de Minnesota e chegar a 30 centímetros, afirmou o meteorologista.
Nevadas no México
As nevadas registradas neste inverno no noroeste do México são as mais intensas dos últimos 55 anos, segundo a France Presse. Como consequência, houve o fechamento de aeroportos e estradas no estado de Chihuahua, na fronteira com os EUA, informaram autoridades nesta segunda.
Durante o final de semana, a neve caiu sobre 32 municípios dessa região fronteiriça, chegando a até 30 centímetros, com temperaturas de até -18°C.
"Trata-se da nevada mais intensa dos últimos 55 anos", afirmou à AFP Efrén Matamoros, diretor de Proteção Civil de Ciudad Juárez, em Chihuahua.
Falta de energia
Tempestades de inverno que levaram gelo e ventos fortes a Oklahoma, nos EUA, durante o final de semana derrubaram cabos de energia e deixaram 54 mil consumidores sem luz na manhã desta segunda em Oklahoma City e nas redondezas, declarou a distribuidora Oklahoma Gas&Electric. Reportagens da mídia local afirmam que 100 mil pessoas de todo o estado ficaram sem energia.
Pelo menos 17 mil consumidores sofreram com o mesmo problema no Texas na manhã desta segunda, de acordo com grandes prestadoras de serviço.
Os atrasos e os cancelamentos de voos estão aumentando – foram 2.439 ocorrências do primeiro tipo e 1.017 do segundo até as 8h (horário local), segundo o site especializado FlightAware.
Um alerta de inundação-relâmpago está em vigor no leste do Missouri e no sul de Illinois, comunicou o Serviço Nacional de Meteorologia. Durante o fim de semana, as inundações-relâmpago mataram pelo menos 13 pessoas nesses dois estados.
Também no Missouri, o governador Jay Nixon declarou estado de emergência no domingo, dizendo que as chuvas contínuas irão piorar os alagamentos já generalizados.
Vítimas
Três adultos e duas crianças perderam a vida perto do vilarejo de Patoka, no Illinois, 137 quilômetros a leste de St. Louis, no Missouri, quando seu carro foi arrastado pelas águas de uma inundação na noite do último sábado, de acordo com Troy Cannon, legista do condado de Marion.
No Texas, pelo menos 11 pessoas morreram na região de Dallas durante o fim de semana em decorrência dos tornados, cujos ventos atingiram mais de 322 quilômetros por hora. O fenômeno se abateu sobre a cidade de Garland, matando oito pessoas e atirando veículos para fora das rodovias.
Os tornados são tradicionais na primavera e no verão nos Estados centrais dos EUA, mas ocorrem com menor frequência no inverno, segundo dados meteorológicos.
Fonte (G1).

Saúde (Degue)

Anvisa aprova vacina contra a dengue

Vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika, diz Anvisa.
'Dengvaxia' já tinha sido aprovada no México e nas Filipinas.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro da vacina contra a dengue produiza pela Sanofi, divisão da Sanofi Pasteur. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União.

Na prática, fica comprovada a segurança e a eficácia da vacina. Com isso, a empresa poderá comercializar a 'Dengvaxia', que já tinha sido aprovada no México e nas Filipinas no início deste mês, de acordo com a Reuters. Essa é a primeira vacina contra a doença a ser aprovada no Brasil.

A vacina é considerada eficaz na prevenção dos quatro tipos de dengue e poderá ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos, segundo comunicado divulgado pelo laboratório.

No momento não há dados suficientes para a comprovação da segurança de uso da vacina em  indivíduos  menores de 9 anos de idade, principalmente na faixa etária de 2 a 5 anos, bem como para os brasileiros maiores que 45 anos. O esquema de vacinação aprovado foi o intervalo de seis meses entre as doses, segundo a Avnisa.

De acordo com a Sanofi, o laboratório está pronto para colocar a vacina no mercado nos próximos meses, mas esse prazo vai depender de negociações como as autoridades brasileiras. Um dos próximos passos é a definição do preço da vacina.
A decisão de fornecê-la no Sistema Único de Saúde é do Ministério da Saúde, que levará em conta fatores como a relação entre custo, efetividade e impacto orçamentário.
Anvisa alerta, no entanto, que a vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika, transmitidos pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegyti. 

A contaminação pelo zika vírus está relacionada a uma série de casos de microcefalia. Segundo o Ministério da Saúde, 134 casos de microcefalia foram registrados desde o início do ano no país.
De acordo com a empresa, a 'Dengvaxia' reduziu as contaminações por dengue em dois terços dos participantes analisados e evitou oito de dez hospitalizações devido à doença e até 93 % dos casos de dengue severa.
Os documentos que foram apresentados pela empresa farmacêutica em março e, desde então, eram analisados pela Anvisa.

Eficácia contra dengue
Estudos clínicos demonstraram que a vacina foi capaz de reduzir em 60,8% o número de casos de dengue em um estudo que envolveu quase 21 mil crianças e adolescentes da América Latina e Caribe. Em outro estudo, feito com mais de 10 mil voluntários da Ásia, a vacina conseguiu reduzir em 56% o número de casos da doença.

Outro estudo, feito a partir de uma análise combinada dos testes clínicos na Ásia e na América Latina, concluiu que a vacina é mais eficaz a partir dos 9 anos de idade. A partir dessa faixa etária, a vacina é capaz de proteger 66% dos indivíduos contra a dengue.
Fonte (G1).

sábado, 26 de dezembro de 2015

Brasil (Ceara)

Seis dos oito náufragos resgatados recebem alta de UPA em Fortaleza

Grupo recebeu roupas e materiais de higiene de moradores de Fortaleza.
Pescadores devem retornar ao RN em uma van alugada neste sábado.


Seis dos oito pescadores náufragos resgatados na noite desta quinta-feira (24) no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, receberam alta na tarde desta sexta-feira (25) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Praia do Futuro. Os outros dois seguem internados na UPA em estado estável e não têm previsão de alta.

Após serem liberados da UPA, os seis pescadores foram ao 2º Distrito Policial, no Bairro Meireles, para registrar um boletim de ocorrência porque perderam todos os documentos. Eles receberam ajuda de moradores, que doaram roupas e materiais de higiene e um local para dormirem nesta noite.
Os pescadores ficaram cinco dias à deriva entre o Ceará e Pernambuco e foram resgatados por uma embarcação cearense. A previsão de chegada ao Rio Grande do Norte é neste sábado (26). Com ajuda de doadores, eles  conseguiram comprar passagens de ônibus nesta sexta.
'Sou o Papai Noel' deles, diz cearense 
Em pleno Natal, o pescador cearense José Nilton Pereira da Silva, 52, diz se sentir como se fosse o próprio Papai Noel. Ele é o dono da embarcação Rio Prata, que resgatou os oito potiguares nesta quinta-feira (24), próximo à praia da Caponga, litoral leste do Ceará, depois que o barco deles naufragou perto de Fernando de Noronha, no último sábado (19). "Sou tipo o Papai Noel deles, o herói. Foram oito vidas salvas, oito famílias vão ter o homem de casa de volta", diz. (veja acima vídeo com depoimento de José Nilton)
Nilton conta como encontrou o grupo. “Estava em alto-mar, pescando. Um tripulante meu se levantou, e avistou um vulto distante em alto-mar, a umas duas milhas. Mais perto, notei que era uma balsa - e se for balsa d’água, vem gente viva ou morta”, relatou ao G1.
Quando o Rio Prata alcançou o bote, Nilton lembra que ele e mais três tripulantes começaram o resgate. “Eles vinham pedido socorro com as mãos. Todos estavam dentro d’água. A balsa é inflável, estava vazando, não suportava o peso deles. Estavam só segurando na boia e tentando nadar pra terra, mas não tinha terra”, lembra o cearense.
Segundo Nilton, os homens estavam muito debilitados. “Eles estavam muito nervosos, perdendo o sentido, falando coisa que não fazia sentido e vendo coisa que não era certo. Quatro não tinham nem condição de subir no nosso barco, dois estavam com hematomas no corpo, de tanto a pele roçar na boia”, diz. O resgate aconteceu por volta de 11h40, até que chegaram a Fortaleza, já na noite da véspera de Natal.
 O naufrágio
A Nilton, os potiguares contaram que estavam pescando próximo a Fernando de Noronha, local onde costumam trabalhar, até que, no sábado (19), por volta de 5 horas da manhã, sentiram que o barco Rei Artur não estava com a estabilidade normal. Eles ficaram cinco dias à deriva e no dia em que foram avistados, a salsa havia furado. "Quando foram verificar, o barco já estava cheio d'água. Tentaram manobrar, mas precisaram abandonar o barco e usar o bote".

O cearense descreve que os homens conseguiram pegar um garrafão de água mineral e ração, material disponibilizado pela Capitania dos Portos a embarcações.

"Graças a Deus, eu nunca tinha resgatado nenhum náufrago, mas a gente tem que estar preparado. Agora é muita emoção. Dava vontade de chorar de alegria, de tristeza, deu vontade de gritar. A minha tripulação não sabia se ajudava no barco, se pulava pra resgatar os outros", descreve o fortalezense.
resgate de naufragos (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Nilton ajuda um dos náufragos na chegada.
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Chegada
Os oito náufragos chegaram ao local conhecido como Porto dos Botes, na Praia do Mucuripe, na noite desta quinta, pela embarcação de Nilton. Eles foram ajudados por pescadores e moradores durante o desembarque e receberam os primeiros socorros do Samu já na chegada. Os homens estavam bastante debilitados e alguns não conseguiam mais andar.
Fonte (G1).

Brasil (Rio De Janeiro).

Hospitais do RJ voltam a atender sem restrição, diz boletim; veja a situação

Alguns funcionários, no entanto, aguardam salários atrasados.
Em algumas unidades, pacientes menos graves são encaminhados a UPAs.


O atendimento nos hospitais e maternidades estaduais do Rio de Janeiro vai voltando ao normal após o repasse de quase R$ 300 milhões para a saúde. Nesta sexta-feira (25), todas as grandes unidades estavam com as emergências abertas, sem restrições, como mostrou lista exibida no RJTV.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que os hospitais estaduais Rocha Faria, Albert Schweitzer, Carlos Chagas, Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Azevedo Lima, Alberto Torres, Hospital da Mulher Heloneida Studart, Hospital da Mãe e Melchíades Callazans estão funcionando normalmente.
"No entanto, vale ressaltar que se tratam de unidades de urgência e emergência, pacientes de baixa complexidade (considerados verdes e azuis) - seguindo o perfil da unidade -  serão encaminhados para UPAs e/ou unidades de atenção básica. Todos os pacientes serão atendidos considerando sua classificação de risco, dos mais graves para os menos graves", diz a nota.
Alguns funcionários, como no Hospital Getúlio Vargas, ainda aguardam salários atrasados. Em UPAs também há problemas no atendimento, como flagrou o RJTV (veja no vídeo acima).
Veja como se encontra a saúde:
  • Hospital Rocha Faria, em Campo Grande – Tudo aberto. Pacientes sem gravidade são encaminhados para a UPA de Campo Grande.
  • Hospital Getúlio Vargas, na Penha – Tudo aberto. Pacientes são encaminhados para a UPA da Penha – salário de outubro foi pago, mas está sendo aguardado o de novembro.
  • Hospital Albert Schweizer, em Realengo – Tudo aberto. Pacientes são encaminhados para a UPA de Realengo.
  • Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes – Tudo aberto. Pacientes sem gravidade são encaminhados para a UPA de Marechal Hermes.
  • Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias – Tudo aberto. Pacientes sem gravidade são encaminhados para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo.
  • Hospital Azevedo Lima, em Niterói – Tudo aberto*.
  • Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo – Tudo aberto. Pacientes sem gravidade são encaminhados para o Pronto Socorro de São Gonçalo*.
  • *Unidades de Pronto Atendimento com restrições:
  • - UPAs São Gonçalo I e São Gonçalo II estão restritas aos casos mais graves.  Atendimento de menor complexidades estão sendo orientados a buscar atendimento no Pronto Socorro de São Gonçalo. Endereço: Praça Estephânia de Carvalho – s/n – São Gonçalo.
- UPA Itaboraí – O atendimento de clínica médica está funcionando normalmente. Porém, o atendimento pediátrico está restrito aos casos mais graves. Os casos menos graves, estão sendo orientados a buscar atendimento no Hospital Municipal Leal Júnior. Endereço: Avenida Pref Alvaro de Carvalho Junior, S/N, Nancilandia - Itaboraí.
Fonte (G1).

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Boas Festas

Boas Festas!

A equipe Os Informantes deseja a todos vocês boas festas. Feliz Natal e que cada um possa ter ao seu lado as pessoas que lhe fazem bem e felizes comemorando este momento de grade euforia e alegria. Nós agradecemos a todos que estão sempre conosco nós incentivando a continuar com este trabalho e sempre estão dando apoio.

  

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Pep Guardiola

Chelsea ameaça negociação do City e também quer Guardiola

O técnico Pep Guardiola não terá seu contrato renovado com o Bayern de Munique para a próxima temporada e já virou motivo de disputa entre clubes europeus. O treinador está próximo do Manchester City, mas o Chelsea parece estar disposto a lutar pelo espanhol, segundo o jornal inglês Daily Mail.O português José Mourinho foi demitido dos Blues na semana passada, e o holandês Guus Hiddink assumiu o comando da equipe de forma interina. Assim, Roman Abramovich, dono do Chelsea, teria revelado a outros dirigentes do clube que não pouparia nenhum esforço para contar com Guardiola e tem pressionado seu departamento de futebol para negociar com o técnico.
                                                                                                  imagem da internet
Ainda de acordo com a publicação, o russo estaria disposto a pagar um salário maior do que o de José Mourinho. O português recebia cerca de R$ 1,5 milhão por semana no comando do time do inglês, totalizando aproximadamente R$ 70 milhões por ano.
Porém, a missão de atravessar as negociações do Manchester City não será fácil, uma vez que as conversas parecem estar bem avançadas. Caso Guardiola não chegue aos Blues, os técnicos Diego Simeone, do Atlético de Madri, e Massimiliano Allegri, da Juventus, são cogitados pela diretoria do clube.

Bellator

Bellator anuncia combate entre brasileiro Augusto Sakai e ex-UFC

O Bellator, segunda maior organização de MMA do mundo, anunciou nesta segunda-feira (21), mais uma luta para o card da edição de número 150. O duelo adicionado será entre os pesos-pesados Cheick Kongo e a promessa brasileira Augusto Sakai. O combate principal do mesmo evento colocará Marcos 'Loro' Galvão colocando seu cinturão em jogo contra o seu ex-parceiro de treino Eduardo Dantas. O card ocorre no dia 26 de fevereiro, em Kansas (EUA).Tendo lutado no UFC de 2006 até 2013, Cheick Kongo mescla altos e baixos dentro do Bellator. Ele estreou em 2013 na organização e já se apresentou sete vezes, vencendo cinco e perdendo duas, porém, ainda não conseguiu acumular três triunfos consecutivos no evento. Enfrentando o ex-campeão dos pesados Alexander Volkov em seu último combate, Kongo conseguiu vencer na decisão unânime dos juízes.
                                                                                                      imagem da internet
Já Augusto Sakai é considerado uma promessa do MMA brasileiro. Ele tem somente 24 anos de idade e lutou três vezes no Bellator, ganhando todos os combates. "Vencer" é uma palavra muito conhecida pelo brasileiro, pois em seu cartel não há derrotas, são nove triunfos, sendo sete por nocaute.
Quem sagrar-se vencedor deste duelo pode ficar perto de uma disputa de cinturão contra Vitaly Minakov, campeão dos pesos-pesados do Bellator, e que não luta pela organização desde abril de 2014, quando bateu o próprio Cheick Kongo.

Barcelona

Neymar e Messi 'bombam', e Barça vende mais camisas que grandes do RJ no Brasil

É bastante perceptível o fato de clubes estrangeiros estarem ganhando cada vez mais espaço entre os torcedores brasileiros. Não raro são vistas pelas ruas pessoas trajando camisas de gigantes europeus, como Barcelona, Real Madrid, Manchester United... O ESPN.com.br teve acesso a alguns dados que comprovam tal tendência, de modo que certos times do exterior deixam bem para trás, em vendas de camisas e artigos esportivos, tradicionais equipes do futebol brasileiro.Campeão mundial mais uma vez no último domingo, o Barcelona representa um exemplo claro da situação mencionada. De acordo com dados fornecidos pela Netshoes (maior e-commerce de artigos esportivos do país), o time catalão já ocupa entre os brasileiros o 11º lugar na venda de camisas.
                                                                                                          imagem da internet
O clube está à frente, por exemplo, de Fluminense (o Barcelona vende o dobro), de Bahia e Santa Cruz (Barça vende o triplo), e Sport e Botafogo (camisas do atual campeão do mundo saem até 4 vezes mais).
Além disso, considerando apenas os clubes estrangeiros, o Barcelona ocupa a liderança. O time catalão vende cerca de 2,5 vezes mais do que o segundo colocado PSG.
Diante do maior rival Real Madrid, a diferença é esmagadora: em média, o Barcelona vende quatro vezes mais entre os brasileiros.
Comandantes de um poderoso setor ofensivo, ao lado do uruguaio Luis Suárez, Neymar e Lionel Messi possuem um papel decisivo para esse tremendo sucesso do Barcelona em território nacional. Juntos, o brasileiro e o argentino representam 82% das vendas de camisas personalizadas.
Em 2015, o Barcelona teve um ano de ouro. Campeão espanhol, da Copa do Rei, da Uefa Champions League e do Mundial de Clubes da Fifa, o clube encerra uma temporada perfeita. Temporada que, claro, valoriza ainda mais a marca da equipe, e as vendas por aqui comprovam isso.

Bayern de Munique

Bayern cogita contratar Higuaín caso Lewandowski deixe o clube

O Real Madrid sinalizou interesse em contratar o polonês Robert Lewandowski, atual artilheiro do Bayern de Munique e, caso a negociação se concretize na próxima janela de transferências, o time alemão já se prepara para repor a perda do camisa 9. O mais indicado, segundo o canal de televisão Sport1, seria Gonzalo Higuaín.Carlo Ancelotti, que assumirá a equipe na próxima temporada, trata como prioridade a permanência do polonês. Assim, a escolha do argentino como principal nome para suprir a perda se daria devido às semelhanças no estilo de jogo, sem contar a boa fase que atravessa.
                                                                                                       imagem da internet
arlo Ancelotti, que assumirá a equipe na próxima temporada, trata como prioridade a permanência do polonês. Assim, a escolha do argentino como principal nome para suprir a perda se daria devido às semelhanças no estilo de jogo, sem contar a boa fase que atravessa.
Higuaín defende o Napoli desde 2013, após ter saído do time merengue, e seu contrato vai até 2018. Já Lewandowski chegou ano passado ao Bayern, com vínculo até 2019.
A única certeza é a de que os dois jogadores cumprem suas funções de artilheiros. Ambos disputaram o mesmo número de partidas nos respectivos campeonatos nacionais, 17. Enquanto pelo Italiano o argentino marcou 16 gols, o polonês balançou as redes 15 vezes na Bundesliga.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Brasil (São Paulo)


Morre bombeiro que trabalhava no Museu da Língua Portuguesa, em SP

Homem tentou combater início do incêndio e teve parada cardiorrespiratória.
Fogo consumiu boa parte do prédio histórico no centro de São Paulo

Um homem morreu vítima do incêndio de grandes proporções que atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21). O bombeiro civil que trabalha no museu e tentou controlar o foco de incêndio teve queimaduras pelo corpo, foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas mas não resistiu. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.
 
O museu estava fechado para o público nesta segunda-feira. O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz e tem três pavimentos e uma área de 4,3 mil m².
O fogo tomou conta de boa parte do museu. As chamas eram muito altas. A Estação da Luz do Metrô está fechada.
Marcos Palumbo, coronel do Corpo de Bombeiros, disse que o incêndio começou no primeiro andar e passou para os andares superiores.
"As chamas se propagaram de forma muito rápida. Tivemos a notícia que o incêndio começou e se propagou rapidamente até pela estrutura de madeira, material plástico e borracha que compõem o museu. Isso faz com que o fogo se propague rapidamente", disse Palumbo à GloboNews.
O prédio onde fica o museu foi inaugurado em 1901. Já o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006 e abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.
Isa Ferraz, curadora do Museu da Língua Portuguesa, diz que o incêndio é "uma tragédia".  "O museu é fruto de um trabalho de muitos anos de uma equipe multidisciplinar para criar algo completamente novo. O museu mudou paradigmas e virou referência internacional. Foi revolucionário não só pela tecnologia e formato mas pela maneira de encarar a língua portuguesa. Temos todos os arquivos de todo o conteúdo."
A curadora disse que o museu em uma linha do tempo de 33 metros que reconstitui todo o caminho da língua portuguesa, africana e ameríndia até se encontrar no Brasil. "Tudo isso pode ser recuperado. vai ter de remontar os filmes. Temos muita coisa em back up."

Fogo atinge o Museu da Língua Portuguesa na região central de São Paulo (Foto: Renata Melo/VC no G1)Fogo atinge o Museu da Língua Portuguesa na região central de São Paulo (Foto: Renata Melo/VC no G1)
Fogo atinge o Museu da Língua Portuguesa na região central de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)Fogo atinge o Museu da Língua Portuguesa na região central de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)
Incêndio no Museu da Língua Portuguesa (Foto: Reprodução)Incêndio no Museu da Língua Portuguesa (Foto: Reprodução)
Internauta flagrou o incêndio no Museu da Língua Portuguesa (Foto: Cristiane Neri/VC no G1)Internauta flagrou o incêndio no Museu da Língua Portuguesa (Foto: Cristiane Neri/VC no G1)Fonte(G1)

sábado, 19 de dezembro de 2015

Mundo

Conselho de Segurança aprova resolução de paz para Síria.

Depois de tensas negociações, o Conselho de Segurança da ONU adotou por unanimidade nesta sexta-feira (18) um plano de paz para acabar com a guerra na Síria, conflito que já dura quatro anos e meio. O texto aprovado por 17 países não menciona, porém, assuntos delicados sobre a questão, entre eles o mais polêmico: o destino do presidente sírio, Bashar Al-Assad.

Marie Bourreau, correspondente da RFI em Nova York
A resolução é histórica especialmente por obter um consenso entre os Estados Unidos e a Rússia sobre a questão. Pela primeira vez em quatro anos e meio de guerra na Síria, o Conselho de Segurança conseguiu encontrar um acordo sobre um plano de transição política no país.
Na teoria, a decisão é uma grande evolução. Mas, na prática, o texto se limita em seguir as recomendações decididas na última reunião do grupo em Viena, na Áustria, nos meses de outubro e novembro.
A resolução aprovada pelas nações que integram o grupo de apoio à Síria prevê novas negociações entre o governo sírio e os rebeldes sobre um cessar-fogo já no início de janeiro, supervisionado pela ONU. O Conselho de Segurança também pretende instaurar um governo de transição nos próximos seis meses e realizar eleições em um prazo de 18 meses.
O destino de Bashar Al-Assad
Para chegar ao acordo, aprovado por unanimidade, os ministros das Relações Exteriores evitaram tocar em assuntos sensíveis sobre a questão síria, especialmente sobre o destino do presidente Bashar Al-Assad, mesmo se o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, diz ter recebido garantias da Rússia, tradicional aliado do governo sírio.
"Quando estive na capital russa, o presidente Vladimir Putin me garantiu que havia obtido o acordo de Bashar Al-Assad na colaboração para uma transição política e para realizar novas eleições", declarou Kerry.
Kerry também deixou a entender que a Rússia poderia ser mais flexível sobre a saída de Al-Assad. A questão agora é saber quando. Até o momento, há uma certeza: que a permanência do presidente sírio impede uma resolução menos complexa da crise na Síria.
Mas, a exemplo dos Estados Unidos, nem todos os países confiam cegamente na garantia dos russos. O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, pediu "garantias sobre a saída de Bashar Al-Assad". Para ele, é inconcebível que o presidente sírio participe da transição política do país "que ajudou a massacrar". "Enquanto Bashar Al-Assad permanecer no poder, uma reconciliação verdadeira e durável entre a população e o Estado não será possível", disse.
Questões em aberto
Apesar de ratificada, vários pontos da resolução permanecem sem definição: a lista dos grupos considerados terroristas na Síria ou os grupos da oposição que aceitam negociar já no começo de janeiro. Desta forma, é difícil de acreditar como um plano de paz poderia ser colocado rapidamente em prática na Síria.
Fonte (Msn).

Politica

Venda de rádio de Cunha é investigada.

RIO - Três organizações da sociedade civil são autoras de representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), feita ao Ministério Público Federal (MPF) do Rio por ele ser sócio da Rádio Satélite Ltda., de Pernambuco. As instituições citam o artigo 54, que proíbe deputados e senadores de firmar ou manter contrato com concessionárias de serviço público, como são as empresas de radiodifusão.
Cunha diz ter vendido a rádio em 2007, mas seu nome consta como sócio nos registros oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações.
A pasta informou que a venda ocorreu sem sua autorização, obrigatória no caso de emissoras de rádio e TV. Segundo o ministério, o pedido para “realizar alteração contratual” foi protocolado em 12 de abril de 2011 – quatro anos após a venda – e “o processo ainda está em análise”, sem prazo para conclusão.
A sociedade na Rádio Satélite não consta da declaração de bens de Cunha enviada à Justiça Eleitoral. A assessoria do presidente da Câmara diz que a venda seguiu os procedimentos legais e foi informada na declaração de renda do deputado de 2007. Portanto, não poderia estar na lista de bens de Cunha. Segundo a assessoria, não há irregularidade no negócio. A notícia da sociedade de Cunha na Rádio Satélite foi publicada pela Revista Época na semana passada.
O MPF do Rio informou que a representação está em análise pela procuradora Marylucy Santiago Barra, do Ofício do Patrimônio Público e Social.
Sócios. Além de Cunha, os sócios da Satélite, voltada para o público evangélico, registrados na Anatel são o pastor Everaldo Pereira, da Assembleia de Deus, candidato do PSC à Presidência da República em 2014, e o ex-deputado e dono da Rádio Melodia, também evangélica, Francisco Silva, da Igreja Sara Nossa Terra, amigo do presidente da Câmara e responsável pela conversão dele à religião evangélica. A convite de Silva, Cunha chegou à Sara Nossa Terra. No começo deste ano, ele ingressou na Assembleia de Deus.
O pastor Everaldo informou que a venda da rádio foi feita em 9 de abril de 2007 e declarada no Imposto de Renda dos três sócios. “O problema é que até hoje o Ministério das Comunicações não fez o registro da venda. Nós fizemos tudo de acordo com as exigências legais”, afirmou o político. Segundo ele, a venda foi um “negócio normal” em decisão tomada pelos sócios, que compraram a rádio em 2005. O comprador, informou Everaldo, foi Romildo Ribeiro Soares, o R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus. O Estado não conseguiu contato com R.R. Soares.
A representação ao Ministério Público foi feita pela Intervozes, pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela organização Artigo 19. Na representação, as denunciantes pedem em o MPF tome medidas para cancelar a transferência acionária da Satélite, se a venda de fato foi efetivada, com devolução dos valores aos cofres públicos. Solicitam ainda que a Procuradoria regional tome providências para cancelar a permissão de radiodifusão da rádio – seja pela venda supostamente irregular ou pelo fato de ter um parlamentar como sócio -; a realização de nova licitação para o funcionamento da emissora e a responsabilização da União pela falta de fiscalização do serviço público de radiodifusão.
Fonte (Msn).

Brasil (Espirito Santo).

Justiça determina bloqueio de bens da Vale e BHP Billiton

Ação afirma que Samarco não tem patrimônio suficiente para multas.
Magistrado tomou medidas para garantir recuperação de danos.

O juiz federal Marcelo Aguiar Machado, da 12ª Vara Federal de 1º grau em Minas Gerais, determinou a indisponibilidade de bens da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton, donas da Samarco. A decisão, assinada na noite desta sexta-feira (18), atende a grande parte dos pedidos de uma Ação Civil Pública impetrada pela União e pelos governos do Espírito Santo e Minas Gerais contra a Mineradora Samarco e suas controladoras.

Segundo a Ação Civil Pública, a Vale e a BHP foram poluidoras indiretas e devem sofrer as punições, porque a Samarco não tem patrimônio suficiente para ressarcimento integral do dano sociambiental estimado em mais de R$ 20 bilhões.
"A efetiva garantia financeira da reparação integral do dano ambiental causado depende do estabelecimento de outras garantias, sendo pertinente, tendo em vista a gigantesca extensão dos danos socioambientais e socioeconômicos causados, que se aplique, com base no artigo 461, parágrafo 5º, do CPC, a medida prevista no artigo 7º da Lei 8.429/92, de indisponibilidade de bens dos réus a fim de se assegurar o integral ressarcimento do dano", destaca a decisão.
Documento
Numa decisão de 19 páginas, o magistrado tomou outras medidas duras para garantir a recuperação de danos causados pelo rompimento de barragens no Complexo de Germano, em Mariana, em 05 de novembro deste ano.
De acordo com o documento, a Samarco terá que fazer um depósito judicial no prazo de 30 dias, no valor de R$ 2 bilhões para serem usados na execução do plano de recuperação integral dos danos ambientais e sociais. Se descuprir a ordem, a empresa terá de pagar multa de R$ 1,5 milhão por dia de atraso.
Para todas as outras decisões, a multa em caso de descumprimento é de R$150 mil por dia, por medida.
Outras barragens
O juiz Marcelo Aguiar Machado determinou, ainda, que a Samarco impeça, em 10 dias, o vazamento de volume de rejeitos que ainda escorrem da barragem rompida ou comprove que já adotou tal medida. Ele pede também que a mineradora ateste que executou medidas de segurança em relação a outras barragens.
Além disso, determinou que a Samarco, a Vale e a BHP contratem, em 10 dias, empresas que possam iniciar "imediatamente a avaliação da contaminação de pescados e o eventual risco causado ao ser humano, bem como controlem a proliferação de ratos e baratas, capazes de criar risco de transmissão de doença a homens e animais nas áreas atingidas pela lama de rejeitos".

Por fim, o juiz proibe que a Samarco distribua dividendos, bonificações e lucros aos seus sócios.
Recuperação do Rio Doce
Para o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, a decisão abre um caminho de negociações para recuperar o Rio Doce. "É uma vitória judicial importante dos dois estados e da União. A decisão cuida da recuperação de Mariana e do Rio Doce. Abre um caminho para uma negociação entre Espírito Santo, Minas, União e a empresa causadora do desastre. Nós vamos insistir na cobrança de responsabilidades em relação a esse desastre e no projeto de recuperação do Rio Doce", disse.
A Vale e a Samarco informaram que não foram oficialmente notificadas dessa decisão. A BHP Billiton foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou sobre a decisão.
19/12/2015 10h45 - Atualizado em 19/12/2015 12h59

Justiça determina bloqueio de bens da Vale e BHP Billiton

Ação afirma que Samarco não tem patrimônio suficiente para multas.
Magistrado tomou medidas para garantir recuperação de danos.

Bruno DalviDa TV Gazeta
Juiz determinou bloqueio de bens da Vale e BHP Billiton (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Juiz determinou bloqueio de bens da Vale e BHP Billiton (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Fonte (G1).