Rádio Os Informantes

sábado, 3 de outubro de 2015

Saúde

Hospital dos Médicos Sem Fronteiras é alvo de bombardeio no Afeganistão

16 pessoas morreram - 9 funcionários da organização - em Kunduz.Otan admitiu ataque aéreo norte-americano 'pode ter' atingido o hospital.


Um bombardeio atingiu neste sábado (3) um hospital da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Kunduz, no norte do Afeganistão, matando pelo menos 16 pessoas,  informou a ONG em comunicado. Entre os mortos estão nove funcionários da organização, quatro pacientes adultos e três crianças. Outras 37 pessoas ficaram feridas - entre elas 19 funcionários.
O MSF disse em nota que todas as partes envolvidas no conflito no país foram informadas sobre a localização precisa de seu hospital e de outras instalações do grupo. Ainda de acordo com o MSF, o bombardeio continuou por 30 minutos mesmo após militares dos EUA e afegães terem sido informados sobre o ataque.
O estabelecimento da MSF em Kunduz é um centro sanitário-chave na região e estava funcionando além de sua capacidade durante os recentes combates entre o exército e os talibãs, que assumiram o controle da cidade durante vários dias.
"O centro de traumatologia da MSF em Kunduz foi atingido várias vezes durante um bombardeio prolongado e ficou muito danificado", informou a ONG em um comunicado. "Confirmamos a morte de nove membros da MSF durante o bombardei (...) 37 pessoas estão gravemente feridas e se desconhece o paradeiro de muitos funcionários e pacientes", acrescenta o texto.
No momento do bombardeio, 105 pacientes e pessoal sanitário e mais de 80 funcionários internacionais e locais se encontravam no hospital.
A organização informou na véspera que 59 crianças estavam sendo atendido no centro.
Fonte(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário